domingo, 5 de dezembro de 2010

O PRECIOSO SANGUE DE JESUS.

Texto básico: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que foste resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição, recebeste dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. 1Pe.1.18,19.

Introdução: O sangue de Cristo está em toda bíblia, representado por figuras e símbolos. Quando o apóstolo  Pedro fala sobre o precioso sangue de Cristo, fica subentendido que Jesus não teve o dna humano de José e Maria, mas o seu dna é divino, veio do céu. Quando o sangue precioso e inocente de Cristo, foi derramado na cruz do calvário, foi declarada e decretada a nossa vitória, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou. E por isso podemos dizer: A vitória é nossa pelo sangue de Jesus.
                            
TRÊS COISAS IMPOSSÍVEIS NA BÍBLIA:

1. Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb.11.6.
   
2. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Hb.12.14.

3. Sem derramamento de sangue não há remissão. Hb.9.22.
                          
OS TRÊS BENEFÍCIOS DO SANGUE DE JESUS:

1. Fomos reconciliados com Deus pelo sangue.
Mais agora, em Cristo Jesus, vós, que estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegaste perto. Ef.2.13.

2. Fomos purificados pelo sangue.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado. 1Jo.1.7.
  
3. Fomos resgatados pelo sangue.
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que foste resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição, recebeste dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo.   
1 Pe.1.18,19.
                         
OS TRÊS EFEITOS DO SANGUE DE JESUS:

1. O sangue traz provisão.
A providência de túnicas de pele de um animal morto, para vestí Adão e Eva. Gn.3.21.
A providência de um cordeiro para Abraão sacríficar no lugar de Isaque. Gn.22.13.

 2. O sangue traz salvação.
 A salvação de Raabe e seus familiares, através do cordão de escarlate. Js.cap.2.

 3. O sangue traz libertação.
 A libertação dos filhos de Israel, saindo do Egito. Ex.cap.12.

O SANGUE DE JESUS NOS GARANTE A VITÓRIA.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte (Ap.12.11).

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb.10.19,20).

Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto (Ef.2.13). 

Conclusão: O sangue de Cristo é o tema de um hino, cantado no céu. E cantavam um novo cântico,  dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos. Porque foste morto e com o teu sangue, compraste para Deus, homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus, os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra ( Ap.5.9,10). A VITÓRIA É NOSSA, PELO SANGUE DE JESUS!

O PODER DO NOME DE JESUS.

Texto básico: Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiam. Amém!
Mc.16.14-20.

Introdução: O nome de algumas pessoas estão vinculadas ao poder temporário que elas exercem. Tem pessoas que tem o seu nome ligado ao poder econômico, outras tem o nome ligado ao poder político e outras ao poder religioso. O mundo é governado por esses três poderes, e muitas pessoas se acham poderosas por ter um nome de grande influência social. Porém o nome de Jesus está acima de todo o nome, que existem, no céu, na terra e debaixo da terra. O poder do nome de Jesus está todo tempo em evidência, porque o nome de Jesus é eterno, e tem poder nos céus, na terra, e debaixo da terra.

CINCO SINAIS DO PODEROSO NOME DE JESUS.
                   
1. Poder para perdoar. 
. . . Convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e em seu nome, se  pregasse o arrependimento e perdão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Lc.24.46,47.
Jesus perdoa a mulher adúltera. Jo.8.1-11.
Jesus perdoa e cura um paralítico. Lc.5.17-26.
Jesus perdoa uma mulher pecadora. Lc.7.36-50.

2. Poder para salvar.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre homens, pelo qual devamos ser salvos. At.4.12.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio salvação à esta casa, pois este também é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lc.19.9,10.

3. Poder para libertar.
Jesus disse: Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Mt.11.28.
E, aconteceu que, indo nós à hora da oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta seguindo a Paulo e a nós, clamava dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus altíssimo. E isto fez por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora saiu. At.16.16-18.
Filipe o evangelista prega na cidade de Samaria.
E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade. At.8.5-8.

4. Poder para falar novas línguas. 
Jesus disse: Em meu nome, falarão novas línguas. Mc.16.17.
Na cidade de Jerusalém no dia de pentecostes. At.2.1-13.
Pedro e João, oram pelos samaritanos e eles falam novas línguas. At.8.14-17.
Paulo, ora por doze varões na cidade de Éfeso e eles falam novas línguas. At.19.1-7.

5. Poder para curar.
Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. At.10.38.
A cura de um homem coxo na porta do templo. At.3.1-8.
A cura de Enéias que era paralítico na cidade de Lida. At.9.32-35.
A cura de um homem coxo na cidade de Listra. At.14.8-10.

Conclusão: O nome de Jesus tem poder, para perdoar, para salvar, para libertar, para curar, e resolver todos os problemas nas vidas das pessoas. Porque todo poder foi dado à Ele, nos céus, na terra e debaixo da terra. Amém!