sábado, 22 de janeiro de 2011

OS SETE NOMES REDENTORES DE DEUS.

E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou o SENHOR. E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido (Êx.3.15; 6.2,3).

Os patriarcas não conheceram a Deus claramente pelo nome de JEOVÁ. Este nome JEOVÁ aparece a parti de Gênesis 2.4. Porém, a revelação plena de JEOVÁ vai se manifestar a Moisés a parti de Êxodo 3.15; 6.1-3. O nome JEOVÁ é uma tradução portuguesa transliterada do tetragrama hebraico "YHWH" que a princípio foi traduzido por YAHWEH, e posteriormente os eruditos juntaram as vogais de ADONAI com as consoantes do tetragrama YHWH, formando o termo JEOVÁ.
JEOVÁ vem a ser o nome redentor de Deus. Foi Deus JEOVÁ quem entrou em ação e fez roupas de pele de um animal e vestiu Adão e Eva (Gn.3.21). Ele também se apresenta a Moisés como o Redentor dos filhos de Israel (Ex.3.15-17). JEOVÁ também é conhecido como o Deus das Alianças.

1- JEOVÁ-JIREH (Gn.22.1-14).

E chamou Abraão o nome daquele lugar "o SENHOR proverá"... (22.14)
    
Ele é a Fonte da Nossa Provisão:
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Fp.4.19).
Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta (Sl.34.10).

2- JEOVÁ-RAFAH. 

... nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR, que te sara (Ex.15.26).

A primeira menção de cura na Bíblia.
E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque ... (Gn.20.17).

A primeira promessa de cura na Bíblia.
E servireis ao SENHOR, vosso Deus e Ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades (Ex.23.25).

O povo saiu do Egito rico e sarado.
Mas, a eles, os fez sair com prata e ouro, e entre as suas tribos não houve um só enfermo (Sl.105.37).     

3- JEOVÁ-NISSI.

E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira (Ex.17.15).
   
Ele é a Bandeira da Nossa Vitória: 
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (I Co.15.57). 

4- JEOVÁ-SHALOM.

Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou: O SENHOR É Paz ... (Jz.6.24).
- Jesus é o príncipe da paz que garante a nossa paz (Jo.14.27).

As Três Dimensões da Paz:
- A paz de Deus (Cl.3.15).
- A paz com Deus (Rm.5.1).
- A paz com todos (Rm.12.18; Hb.12.14).

5- JEOVÁ-RAAH.

O SENHOR é o meu Pastor; nada me faltará (Sl.23.1).

Ele é o MEU Pastor em Salmos 23.
Ele é o PASTOR de Israel em Salmos 80.
Ele é o BOM Pastor em João 10.11.
Ele é o GRANDE Pastor em Hebreus 13.20.
Ele é o SUMO Pastor em I Pedro 5.4.

6- JEOVÁ-TSIDKENU.

Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo ... 
e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa (Jr.23.5,6).

Ele é o JUSTO que nos justifica:
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica (Rm.8.33).

Ele é a JUSTIÇA que nos defende:
Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e a sua justiça que vem de mim, diz o SENHOR (Is.54.17).

7- JEOVÁ-SHAMAH.

... e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR Está Ali (Ez.48.35).

Ele está PRESENTE na reunião dos crentes:
Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt.18.20).

Ele está CONOSCO todos os dias:
... e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt.28.20).

CONCLUSÃO:
O nome do SENHOR nos garante: Provisão, Cura, Paz, Justiça, Proteção e Vitória. Nunca devemos nos afastar do nome do SENHOR, pois só Ele está pronto para nos atender todas as vezes que clamarmos. Amém! 

4 comentários:

  1. Amém. Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito esclarecedor, grande contribuição aos que querem aprofundar nas escrituras sagradas, Deus te abençoe mais e mais, meu irmao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado irmão Sergio, por sua visita ao nosso Blog e pelo comentário.
      Volte sempre.

      Excluir