segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A GLÓRIA DA CRUZ DE CRISTO.

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo (Gálatas, 6.14).
   
Paulo podia se gloriar nos seus títulos, no seu rico currículo de ter aprendido aos pés do mestre Gamaliel ou até mesmo se gloriar por ter cidadania romana e ser poliglota e grande conhecedor da torá, mas ele considerou todas as coisas como esterco, e preferiu gloriar-se na cruz de Cristo.
A cruz era símbolo de maldição, morrer pendurado numa cruz era sinônimo de vergonha e desprezo, os romanos usavam a cruz como a mais cruel e humilhante morte dos condenados. Cristo fez-se maldição por nós, para que por sua morte na cruz, fôssemos perdoados e libertos de toda maldição. Se gloriar na cruz de Cristo, significa exaltar e glorificar a Deus por todos os benefícios alcançados, por intermédio da cruz de Cristo e dizer à todos, que na cruz de Cristo está a nossa vitória.     

CINCO RAZÕES PORQUE DEVEMOS NOS GLORIAR NA CRUZ DE CRISTO: 

A cruz nos fala de perdão.

E, quando chegaram ao lugar chamado a caveira, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda. E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc.23.33,34).

A cruz nos fala de reconciliação.

E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus (Cl.1.20). 
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação (II Co.5.19).

A cruz nos fala de justificação. 

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm.5.1).
O qual por nossos pecados foi crucificado e ressuscitou para nossa justificação (Rm.4.25).

A cruz nos fala de paz.

E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus (Cl.1.20). 

A cruz nos fala de salvação.  

E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Lc.23.42,43  
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos que lhe obedecem (Hb.5.9).