domingo, 18 de março de 2012

DEUS PROCURA OS VERDADEIROS ADORADORES.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João, 4.24,23).

A adoração é algo inerente ao ser humano, desde de Adão até os dias atuais, o homem sempre sentiu a necessidade de adorar; isto porque o homem é um ser tricótomo, composto de corpo, alma e espírito. No decorrer das épocas o homem tem buscado formas de adoração variadas, direcionando a adoração as coisas materiais e a pessoas, transformando-as em objeto de culto, e deixando de adorar o Deus vivo e verdadeiro para adorar a deuses de pau, de pedra, de metal, feito pelas mãos dos homens. O único que digno de toda honra, toda a glória, todo o louvor e toda a adoração é o SENHOR DEUS JEOVÁ. Adorar a Deus significa reverenciar, presta-lhe culto, venerar e ama-lo acima de todas as coisas. Na adoração existem várias maneiras de adorar a Deus; encontramos na bíblia pessoas que adoraram prostradas com o rosto em terra, outras com as mãos levantadas, outras em pé e até mesmo deitadas. Jesus falando para a mulher samaritana, disse: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A verdadeira adoração parte do coração, não importa a posição corporal ou local para se adorar a Deus em espírito; não é preciso esperar chegar o domingo para ir ao templo de uma igreja adorar a Deus, adorar a Deus não se resumi a um, dois ou três dias na semana; Deus está disponível todos os dias e em qualquer hora.

O SIGNIFICADO DA VERDADEIRA ADORAÇÃO.

Adorar a Deus não é simplesmente ir à igreja, orar, cantar, pregar, gesticular, ofertar, lê a bíblia, prestar atenção na pregação e gritar em voz alta glorificando a Deus. Tudo isto faz parte da adoração, mas adorar a Deus é muito mais que isto. A  verdadeira adoração parte do coração do adorador que tem uma devoção sincera com Deus e está ligado a Ele em espírito e em verdade. Adoração não é só emoção, mas envolve temor, reverência, obediência, santidade e serviço. Se torna  impraticável adorar a Deus sem estes requisitos; é possível adorar sem tê-los, porém Deus não recebe o adorador, nem a sua adoração. No livro do profeta Isaías está escrito: Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, com a boca e com só lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído (Isaías, 29.13). Existem pessoas nas igrejas que praticam um tipo de adoração de aparência exterior, umas para demonstrar uma falsa espiritualidade e outras até para querer agradar e ser simpáticas para o seu líder ou o seu pastor e pregador preferido; quando o seu líder ou pastor estar ensinando ou pregando, ela diz amém, glória à Deus, aleluia, grita, gesticula e concorda com tudo que ele diz, mesmo estando errado. Isto é pura hipocrisia, falsa santidade e falsa adoração; Jesus censurou os escribas e fariseus da sua época chamando-os de hipócritas, porque eles viviam uma falsa pureza de santidade, eram cheios de regras humanas, vivendo só de aparências, mas no seu interior eram impuros, verdadeiros sepulcros caiados. No evangelho de Mateus está escrito: Então, chegando ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe. E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens (Mateus, 15.1-9).
A verdadeira adoração vem de um coração sincero e obediente diante de Deus.

CINCO QUALIDADES DE UM VERDADEIRO ADORADOR.

* TEMOR.

É impossível um verdadeiro adorador não ter temor (respeito) a Deus, e as coisas sagradas relacionadas a Ele. O profeta Habacuque disse: Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi...(Hc.3.1). Existem pessoas que estão dentro das igrejas, se dizem salvas e não tem um pingo de respeito na obra de Deus, nem temor a sua palavra. O salmista no salmo 103 versículo 17, diz: Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos.

* REVERÊNCIA.

A reverência tem haver com temor, e faz parte da liturgia do culto; reverenciar é honrar, é respeitar e prestar homenagem à Deus, que é digno da devida honra. Existem pessoas que vão ao templo de todo jeito; com roupas inadequadas, com pensamentos e intenções erradas, com um espírito crítico, com más conversações e ainda sai  da casa de Deus falando mal, dizendo que o culto não foi bom. Mas o verdadeiro adorador está enquadrado no salmo 89, versículo 7 que diz: Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.

* OBEDIÊNCIA.

Obediência é um dos requisitos principal de um verdadeiro adorador, a palavra de Deus diz: É melhor obedecer, do que sacrificar. Tem pessoas que faz tudo certo, mas na hora de obedecer elas falham. O sábio Salomão aconselha dizendo: Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus, inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal (Ec.5.1).
Muita gente aparenta ser um bom adorador, mas não obedecem a palavra de Deus, e vem para igreja assistir o culto e não para adorar, vem porque marcou um encontro, e não para ser edificado pela palavra de Deus.

* SANTIDADE.

Santidade é uma qualidade daquele que é santo, se não for santo não serve para adorar a Deus. Santo significa está separado do pecado, para ser um excelente adorador. O salmista diz: Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade, tremei diante dele todos os moradores da terra (Salmos, 96.8,9).
Santidade convém a igreja, tem pessoas querendo demonstrar santidade com atitudes extravagantes dentro da casa de Deus, mas lá fora a sua vida não condiz com aquilo que ela prega.

* SERVIÇO.

O serviço faz parte da vida de um adorador, é impossível ser um verdadeiro adorador sem ser um servo. No antigo testamento havia três classes de levitas: Os que cantavam e tocavam instrumentos, os que eram porteiros e os que tinham a função de sacerdote. Daví constituiu a Hemã, a Asafe e Etã como o chefe da música para a adoração ao SENHOR (I Cr.6.33-47). Classificação dos levitas: Os porteiros (I Cr.15.17,18). Os cantores (I Cr.15.19-22). Os sacerdotes (I Cr.16.39,40). 
Todo o bom adorador precisa prestar serviços para Deus; nos dias atuais vemos pessoas buscando honras para si, fazendo negócio da obra de Deus e "servindo a Deus" por puro egoísmo e interesse e ainda dizem que estão servindo a Deus. Porém os verdadeiros adoradores servem a Deus com devoção e humildade e está sempre disposto para fazer a obra de Deus.                                                                               

CONCLUSÃO:
Nós somos  servos do Senhor e adoradores do Deus altíssimo, na antiga aliança havia um lugar determinado para a adoração; hoje nós somos o templo e morada do Espírito Santo e podemos adorar a Deus em qualquer lugar, sem desprezar a Casa de Deus que é o nosso santuário, onde encontramos nossos irmãos para juntos cultuamos a Deus em espírito e em verdade. Porém, o que eu observo, hoje, é que os costumes do mundo estão entrando em muitas igrejas, querendo acabar com a verdadeira adoração ao Senhor. Hoje em dia, estamos vendo igrejas se conformando com o mundo e destruindo a verdadeira adoração a Deus. Existem igrejas que as Pessoas estão "adorando" a Deus, dançando, usando skates, rapazes usando brincos, moças esbanjando sensualidade com roupas indecentes, musicas em ritmo de rock pesado e a palavra de Deus sendo usada como complemento para entreter o povo. Muitos crentes podem não querer aceitar ou concordar com este relato, mas é fato. Infelizmente muitas igrejas estão tomando a forma do mundo. Mas, seja fiel a Deus na sua adoração. Seja simplesmente um adorador, e deixe Jesus ser Jesus. Amém!