quinta-feira, 21 de junho de 2012

OS TRÊS AVISOS.

Texto básico: Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ap.3.11


Introdução: O livro de Apocalipse é o livro mais novo do canon sagrado, escrito pelo apóstolo João, por volta do ano de 96 d.C. nele encontramos: Profecias, advertências, repreensões e avisos. É um livro que desperta a curiosidade de muitos, pelo fato de nele conter profecias que apontam para o fim dos tempos. O livro apresenta três divisões: 1. As coisas que tens visto. Referente a visão de Cristo glorificado andando no meio dos sete castiçal. 2. As coisas que são. Referente as mensagens das cartas que foram enviadas as sete igrejas na Ásia Menor, a atual Turquia. Essas mensagens aplicam-se as igrejas em todas as eras, e vão até o arrebatamento da igreja. 3. As coisas que depois destas hão de acontecer. Ou seja, os eventos após o arrebatamento da igreja. Jesus disse à João: Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer (Ap.1.19).

VENHO  SEM  DEMORA.

Quatro razões  porque Jesus vem sem demora:

1. É já a última hora.
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se tem feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora (1Jo.2.18). O espírito do anticristo já está no mundo, o sistema que está sendo implantado é maligno e não há como impedir. O apóstolo Paulo escrevendo à igreja de tessalônica diz: Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 2Ts.2.1-14.
O mundo está se preparando para receber o anticristo, a igreja está preparada para se encontrar com Jesus.

2. Estamos nos últimos dias.
Os sinais testificam, que estamos vivendo o começo do fim. O apóstolo Paulo escrevendo ao pastor Timóteo, enumerou alguns fatos que marcaria os últimos tempos. Ele disse: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigo de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. 2Tm.3.1-9.
Jesus disse no seu sermão escatológico: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim  será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. Mt.24.12-14.

3. A figueira (Israel) já brotou.
 Israel é o relógio (kairos) de Deus para igreja. O cumprimento das profecias e os fatos que estão acontecendo, indicam que o relógio de Deus está quase cruzando os ponteiros para a igreja.
Jesus disse: Aprendei, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabei que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Mt..24.32,33. Os grandes eruditos e estudiosos da bíblia, concordam que a figueira é a nação de Israel. Quando por ocasião da crucificação de Jesus, Pilatos apresentou Jesus e Barrabás ao povo e perguntou: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás. Disse-lhes Pilatos: Que farei então, de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado! Então Pilatos disse: Estou inocente do sangue deste justo. É respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. (Mt.27.20,25). Após essa declaração, os Judeus pagaram um preço muito alto até os dias de hoje. No ano 70 d.C. o general Tito e todo o seu exército, cercou Jerusalém, e fez o maior massacre, matando milhares de judeus e queimando o templo e toda a cidade. A nação de Israel que ficou dispersa por muito tempo, e perdeu a sua identidade como nação. Na segunda guerra mundial, Adolf Hitle dominado pelo ódio, ordenou a morte de seis milhões de judeus. Mas a promessa que Deus havia feito à Israel através dos seus profetas haveria de se cumprir. A palavra de Deus começou a se cumprir; no dia 14 de maio de 1948 o estado de Israel foi reconhecida pelo O.N.U. como nação, por um voto de desempate de um brasileiro chamado Osvaldo Aranha. Foi aparti dai que Israel como figueira começou a brotar, já brotou tanto que já está fazendo sobra aos países vizinhos. Jesus disse: Quando virdes estas coisas acontecerem, sabei que ele está as portas.

4. A igreja está clamando.
Diante de um mundo que vai de mal a pior, onde a decadência  moral, social e espiritual tem sido uma realidade visível e comprovada em nossos dias; a igreja só tem uma coisa a fazer: pregar a palavra de Deus. A igreja está no mundo para cumprir o seu papel de luz do mundo e sal da terra e esperar a volta de JESUS. O mundo como sistema, nunca abraçou a igreja, porque a igreja não tem comunhão com o mundo, a verdadeira igreja de Cristo, ela anda na contramão do mundo. A igreja verdadeira, já está clamando como os cristãos dos primeiros séculos, eles esperavam a volta de Jesus naquela época, e eles quando se encontravam, saudavam um ao outro dizendo: maran- atha, que significa: O Senhor vem. Se eles naquela época já tinham essa expectativa, a igreja hoje deve está muito mais esperançosa. A mensagem de urgência de Jesus para sua igreja: Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a geração de Daví, a resplandecente Estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! MARANATA!( Ap.22.16,17,20).

GUARDA O QUE TENS.

Quatro coisas devemos guardar:

1. A fé. 
 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2Tm.4.7
2. A palavra.
Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado. Pv.29.18
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Sl.119.11
3. O coração.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Pv.4.23
4. O Espírito.
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Ef.4.3
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Ef.4.30

3. NINGUÉM TOME A TUA COROA. 

Quatro tipos de coroa: 

1. Coroa incorruptível.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. 1Co.9.25 
2. Coroa da justiça. 
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2Tm.4.8 
3. Coroa da vida.
Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg.1.12
4. Coroa de glória.
E, quando aparecer o sumo pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória. 1Pe.5.4