quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A VISÃO MISSIONÁRIA DE JESUS.

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. Mt.9.35-38.

Jesus quando veio para cumprir a sua missão aqui na terra, a sua visão era: Salvar, curar e libertar as almas dos homens; ele foi um missionário por excelência. Jesus com o seu triplice ministério de: Pregar, ensinar e curar, atraia grandes multidões de pessoas, que vinham em busca de soluções e respostas. Jesus olhou para a multidão que o seguia e comparou-as como ovelhas que não têm pastor. Ele também viu-as, como um campo pronto para a colheita. Muitos estão prontos para entregar sua vida a Cristo, mas é preciso que alguém lhes mostre o caminho da verdade. Jesus nos manda orar para que o Senhor envie mais ceifeiros para trabalhar na sua seara.

1. A MISSÃO É URGENTE.

E, entretanto, os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. Porém ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então, os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. Jo.4.31-38.

No terreno da agricultura espiritual, na visão de Jesus, estamos no tempo da colheita.
O terreno passa por um processo, até chegar o tempo da ceifa:

Preparação. O tempo dos patriarcas.
Semeadura. O tempo dos profetas.
Colheita.     O tempo da igreja.

2. A SEARA  É  GRANDE. O CAMPO  É  O  MUNDO.

Seara significa: Um campo semeado, são cereais que já foram semeados na plantação e já nasceram.
Jesus com sua visão missionária, é especialista em enviar discípulos para a seara.

A missão dos doze.   
Somente às ovelhas perdidas de Israel.

Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mt.10.5,6.

A missão dos setenta.
Em todas as cidades e lugares.

E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. Lc.10.1.

A missão da igreja.   
Por todo o mundo, até os confins da terra.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Mc.16.15.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. At.1.8.

3. TRÊS  QUALIDADES  DA  IGREJA  MISSIONÁRIA: 

Visão.
Eis que vos digo: Levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. Jo.4.35b.

Compromisso.
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou  e realizar a sua obra. Jo.4.34.

Disposição.
 Eu vos enviei  a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. Jo.4.38.

CONCLUSÃO: A igreja que está comprometida com o reino de Deus, ela deve permanecer voltada para a visão missionária. Toda igreja que perdeu está visão, está fadada ao fracasso.