quarta-feira, 24 de outubro de 2012

NADA TROUXEMOS E NADA LEVAREMOS.

Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão ( Ec.5.15 ). Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele (I Timóteo, 6.7).

O apóstolo Paulo nos revela duas grandes verdades, quando diz: Nada trouxemos para este mundo e nada podemos levar dele. O homem não traz nada, mas com o passar do tempo ele adquiri uma bagagem de pecados. Essa bagagem de pecados, o deixa: Egoísta, orgulhoso, presunçoso e cheio de malícia, e por se achar autossuficiente, muitas vezes deixa de confiar em Deus, e faz do seu dinheiro e das riquezas o seu deus. Existem pessoas que são materialistas ao extremo, e vivem só em busca das coisas materiais, e esquecem que ao parti desta vida, nada levará; porém Deus lhe pedirá contas da sua alma.

A  HERANÇA DO PECADO.

O pecado entrou no mundo por um ato de desobediência cometido por Adão e Eva; e como consequência veio todos os tipos de males, inclusive a morte. O pecado trouxe três tipos de mortes:

Morte espiritual.
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados (Efésios, 2.1).

Morte física.
No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás (Gn.3.19).

Morte eterna.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte (Ap.21.8).

A  MORTE  VIRÁ  PARA  TODOS.

A morte é uma realidade incontestável, nenhum de nós podemos negar que ou mais cedo ou mais tarde havemos de morrer. A  morte vem para o rico e para o pobre, para o sábio e para o ignorante, para o branco e para o negro, para o que mora no palácio e para o que mora em palafita, para o que mora em uma mansão e para aquele que mora em casa de barro coberta de palha. Ela não respeita quem é feio ou quem é bonito, ela virá para o ateu e para o crente, enfim ela virá para todos.Tem pessoas que tem pavor da morte, não suporta ouvir alguém falar, até treme nas bases quando se fala de morte. Na década de 70, o magnata grego sr. Onassis, foi considerado o homem mais rico do mundo, porém a sua fortuna não pôde impedir que a doença que o acometia, o levasse à morte. Nos relata a história, que ele contratou os melhores médicos da Grécia, e chegou a dizer: Eu dou metade da minha fortuna pela minha saúde, eu ainda quero viver pelo menos mais dez anos de vida, mas a sua situação foi irreversível, ele veio a falecer em 15 de março de 1975 aos 69 anos.Toda sua riqueza ficou, ele só levou a sua alma para prestar contas à Deus.

DEPOIS  DA  MORTE  NÃO  HAVERÁ  UM  BIS  PARA  A  VIDA.

E, como aos  homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo (Hb.9.27).
A morte não é um passo no escuro como alguns pensam, outros dizem: Morreu acabou. Isto não é verdade, a verdade é que, nós temos uma alma imortal, e quando ela deixa o corpo, Deus que é o pai dos espíritos é quem vai determinar onde passaremos a eternidade. A bíblia diz: E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.7). Há uma doutrina que é aceita e ensinada por alguns seguimentos religiosos que dizem haver possibilidade de reencarnar e viver novamente e passar pelo processo de aprendizado até purificar os pecados da vida passada. Isto não é verdade, a bíblia diz: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo. Portanto não há possibilidade de alguém que morre, retornar e viver novamente.

A  VITÓRIA  SOBRE  A  MORTE.

Jesus venceu a morte.

Jesus venceu a morte na cruz do calvário, porque ele morreu e ressuscitou para nunca mais morrer. Ele disse ao apóstolo João, quando estava prisioneiro por causa do evangelho na ilha de patmos: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap.1.17,18).

Quem crer em Jesus, também vencerá.

Jesus é o príncipe da vida, e ele tem poder sobre a morte. Ele declarou para Marta, irmã de Lázaro, que já estava morto há quatro dias: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso? (Jo.11.25,26).

A morte será derrotada pela igreja, na volta de Jesus.

Há muitos fiéis que não provarão a morte, porque na volta de Jesus, muitos estarão vivos e serão trans formados; de um corpo abatido para um corpo glorioso. O apóstolo Paulo escrevendo à igreja que estava em Corintos disse: Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está , ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (ICo.15.51-57).

CONCLUSÃO: 
O cristão verdadeiro ele não tem medo da morte, ele diz como disse o apóstolo Paulo: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho (Fp.1.21).
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm.6.23). Amém!