sexta-feira, 2 de novembro de 2012

É JÁ A ÚLTIMA HORA.

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora (I João, 2.18).

No primeiro século, no começo da era cristã, no ano 90 d.C. o apóstolo João escreve sua primeira epístola universal e nela ele mostra como se manifestam o Espírito da verdade e o espírito do erro. Naquela época havia uma falsa doutrina que era ensinada pelos gnósticos, chamada de conhecimento superior. O gnosticismo tem origem em várias seitas religiosas anteriores ao cristianismo, mas nos primeiros séculos da era cristã, chega a mistura-se com o próprio cristianismo. Posteriormente veio a ser declarado como pensamento herético. Havia cristãos que aceitavam os seus ensinamentos e disseminava-os entre os irmãos. Eis a razão do apóstolo João dizer: Como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele  fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis (I João, 2.18-20,26,27). Os seguidores do gnosticismo são chamados de anticristos pelo fato deles serem contrários a Cristo, negando a divindade de Cristo e seus ensinamentos; isto João alertou como sinal da última hora.

TRÊS RAZÕES PORQUE JÁ ESTAMOS NA ÚLTIMA HORA:

* JESUS AVISOU: Venho sem demora.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap.3.11).
Vinte séculos se passaram, desde quando estas palavras foram escritas no livro de apocalipse. O koiros de Deus (tempo de Deus) está chegando para humanidade, e o chronos do homem (tempo dos homens) está chegando ao fim. A bíblia diz que mil anos pra Deus é como um dia e que um dia, é como mil anos. O apóstolo Pedro escreveu dizendo: Mas, amados não ignoreis uma coisa; que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as suas obras que nela há se queimarão (II Pedro, 3.8-10). Enquanto a humanidade sem Deus caminha para o caos, o povo de Deus caminha em direção ao céu; na certeza de que Jesus está voltando.

* JESUS ADVERTIU: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.

Os capítulos 24 e 25 do evangelho de Mateus, são escatológicos, porque tratam de assuntos referentes as últimas coisas. Diz o texto sagrado, que quando Jesus ia saindo do templo, os seus discípulos se aproximaram dele para lhe mostrarem a estrutura do templo. E Jesus lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, Jesus estando assentado no monte das oliveiras, os seus discípulos chegaram-se a ele em particular, dizendo: Diz-nos quando serão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerra e de rumores de guerra; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt.24.1-14). Todos estes sinais que Jesus falou, nós temos vistos se cumprirem em nossos dias, e estão se multiplicando a cada vez mais. O homem na sua arrogância ele não reconhece e nem percebe que tudo que está acontecendo, são sinais da volta de Jesus e que os dias da humanidade estão chegando ao fim.

* JESUS ALERTOU: Olhai para a figueira e para todas as árvores.

E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores. Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar (Lucas, 21.29-33). Israel é o relógio de Deus para igreja. O cumprimento das profecias e os fatos que estão acontecendo, indicam que o relógio de Deus está quase cruzando os ponteiros para igreja. Jesus disse: Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabei que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas (Mateus, 24.32,33). Os grandes eruditos e estudiosos da bíblia, concordam que a figueira é a nação de Israel. Quando por ocasião da crucificação de Jesus, Pilatos apresentou Jesus e Barrabás ao povo e perguntou: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás. Disse-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado! O governador, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam dizendo: Seja crucificado! Então, Pilatos vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo, considerai isso. E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos (Mateus, 27.21-25). A parti dessa declaração, os judeus pagaram um preço muito alto, até os dias de hoje eles sofrem. No ano 70 d.C. o general Tito e todo o seu exército, cercou Jerusalém, e fez o maior massacre; matando milhares de judeus, incendiando o templo e destruindo toda a cidade. A nação de Israel, ficou dispersa por muito tempo, e perdeu a sua identidade como nação. Na segunda guerra mundial, Adolf Hitler, dominado pelo ódio, ordenou a morte de seis milhões de judeus. Mas a promessa que Deus havia feito a Israel através dos seus profetas, haveria de se cumprir. A palavra de Deus começou a se cumprir. No dia 16 de setembro de 1947, na primeira sessão especial da assembleia geral da ONU, o estadista e diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha, decidiu por um voto de desempate a favor de Israel, dando o direito de Israel ser reconhecido como estado. Foi no dia 14 de maio, de 1948, que o estado de Israel foi oficialmente reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como nação. Foi a parti dai que Israel como figueira começou a brotar, já brotou tanto, que já está fazendo sombra aos países vizinhos. Hoje Israel é considerado uma super potência. Jesus disse: Quando virdes estas coisas acontecerem, sabei que ele está próximo, às portas.

CONCLUSÃO:
Se no começo da era cristã, o apóstolo João já escrevia para os irmãos e dizia: É já a última hora. Imagine hoje, depois de dois mil anos passados, o que havemos de dizer, diante de tudo que estamos vendo se cumprir. É já os últimos minutos. Jesus está voltando. Maranata!