segunda-feira, 15 de julho de 2013

RENOVAÇÃO DE ÁGUIA

Texto básico: Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os homens certamente cairão. Mas, os que esperam no SENHOR, renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. Is.40.28-31.

A águia na bíblia simboliza força, vigor, vitalidade, renovo. Na mansidão e submissão o crente é comparado como ovelha; porém na força, na fé, e na determinação para vencer, o crente deve ser como a águia. Um relato sobre a águia: A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva apontando contra o peito, as suas asas estão  envelhecidas e pesadas, e em função da grossura das penas, voar já é tão difícil!
Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um penhasco onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede de pedra até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai para o formoso voo de renovação e para viver então mais trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender das lembranças, dos costumes, e dos velhos hábitos que nos causam dor.
E, Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.
Só assim nós poderemos cantar junto com Daví: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios! É Ele quem perdoa todos os teus pecados e cura todas as tuas enfermidades. Ele resgata da sepultura a tua vida e te coroa de amor e misericórdia. Ele sacia de bens a tua existência, de maneira que a tua juventude se renova se renova como o vigor de uma águia. Sl.103.1-5. 
Observação: Recebemos a informação de que o fato descrito acima não tem embasamento científico. Segundo ornitólogos consultados, o processo de automutilação é raro, e ocorre apenas em casos de aves que são levadas ao cativeiro, e devido ao stress excessivo. Porém esse processo às leva à morte, e não à renovação. Desta forma, não considere o texto acima como fonte de informação científica.

CRENTE ÁGUIA.

O crente deve ter qualidades que lhe identifique como águia. A águia é símbolo de força, de vigor, de vitalidade e determinação para vencer. Quando entregamos a nossa vida nas mãos de Deus e passamos a depositar nele toda a nossa fé e esperança, ele agi na nossa vida e nos dá forças para vencer, e quando for preciso ele renova as nossas forças como o vigor de uma águia. Existe crentes que estão vivendo a vida como uma ave chamada guiné ou galinha-d'angola, pois vivem a vida toda reclamando da situação, murmurando e cantando a cantiga do guiné, que diz: Tô fraco, tô fraco, tô fraco. São pessoas que não se desenvolvem e vivem uma vida raquítica e medíocre, e ainda querem culpar os outros. Mas Deus quer que vivamos uma vida vitoriosa, cheios de alegria, forças e determinação para vencermos os obstáculos e situações adversas da vida.

O PREÇO DA RENOVAÇÃO.
Sabemos que na vida secular tudo tem seu preço e seu valor. Na vida espiritual do crente não é diferente; o crente para viver uma vida vitoriosa, ter uma fé inabalável e alcançar a maturidade espiritual, é preciso pagar um preço. Para viver o tempo da renovação de Deus na sua vida, é necessário esperar em Deus, e pagar o preço da renuncia.

OS RESULTADOS DE UMA VIDA RENOVADA.

1. A SUA VIDA COM DEUS, NÃO TEM LIMITES.
Assim como o voo da águia não conhece limites, assim é a vida renovada do crente. Deus não lhe dá as bênçãos limitadas, nem o seu Espírito por medida, mas a sua vida transborda de bênçãos.
Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga bem as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás à mão direita e à esquerda; e a tua posteridade possuirá outras terras e repovoará cidades abandonadas. Is.54.2,3.

2. É PROTEGIDO POR DEUS.
Assim como a águia voa muito alto e está protegida, assim o crente é protegido por Deus, por está guardado debaixo da sombra do Onipotente.
Aquele que vive na habitação do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, desfrutará sempre da sua proteção. Sl.91.1.

3. VÊ O QUE NINGUÉM VÊ.
Assim como a águia consegue vê a sua presa de uma altitude de quilômetros de distância, o que as outras aves de rapina não consegue ver, assim é o crente de vida renovada, ele tem visão de águia e Deus faz ele vê o que ninguém estar vendo.
Mas o que é espiritual discerne bem  tudo, e ele de ninguém é discernido. 1Co.2.15.

4. TEM EXPERIÊNCIA COM DEUS.
Assim como a águia voa mais alto que as outras aves e fica isolada nas alturas, assim é o crente de vida renovada com Deus, ele vive uma vida isolada e a sóis com Deus, e em comunhão desfruta das experiências com Deus.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Sl.84.10. 

2 comentários:

  1. A paz de Cristo,gostaria de indicar meu blog:willian bugiga e o site:www.convertidos.com.br
    Fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Amém meu irmão em Cristo Willian, visitei o seu blog e gostei, estou seguindo o mesmo, e gostaria que você fosse seguidor do meu. Fica na paz de Cristo, um abraço.

    ResponderExcluir