quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AS MÁSCARAS VÃO CAIR

Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão. E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te, agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão, e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo. E toma na tua mão dez pães, e bolos, e uma botija de mel e vai a ele; ele te declarará o que há de suceder a este menino. E a mulher de Jeroboão assim fez, e se levantou, e foi a Siló, e entrou na casa de Aías; e já Aías não podia ver, porque seus olhos estavam já escurecidos por causa da sua velhice. Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te  sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra pessoa. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão! Por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras notícias (I Reis, 14.1-6).

Quando o reino de Israel foi dividido após a morte de Salomão, Jeroboão ficou governando sobre dez tribos em Israel, cuja capital veio a ser Samaria. E Roboão seu irmão, reinou sobre duas tribos, Judá e Benjamim, e o reino de Judá teve por capital Jerusalém. Jeroboão tornou-se um rei idolatra, e para agradar o povo mandou fazer dois bezerros de ouro e declarou ao povo que estes eram os seus deuses que os tiraram do Egito. Jeroboão reinou vinte e dois anos sobre Israel, e fez todo o Israel pecar e se afastar do Deus vivo e verdadeiro. Perdendo ele todo temor e respeito ao Deus de Israel, constituiu sacerdotes para ministrarem no altar da idolatria; e, por esse tempo o seu filho Abião veio a adoecer. Querendo ele alguma resposta de Deus, pediu para sua mulher se disfarçar e ir ao profeta que estava em Siló, chamado Aías; visto que se ela fosse sem o disfarce ele temia não ser atendido pelo profeta. Todavia mesmo disfarçada ela foi reconhecida, porque o Deus vivo e verdadeiro de Israel, revelou ao profeta, que já estava com a sua visão escurecida, mas dos olhos de Deus ninguém se esconde. A mascara caiu, e a sentença foi dada. Não adianta tenta disfarçar nem fingir o que não é diante de Deus, um dia Deus terá um encontro com essas pessoas que estão disfarçadas de cristãos, por trás de uma capa e brincando de ser crente. Deus tolera por um tempo e dá oportunidade para essas pessoas se decidirem, caso insistam  no fingimento, no disfarce e na hipocrisia; Deus vai agir, tirando as mascaras de muitos, e a verdadeira identidade será revelada. As mascaras vão cair. São muitos disfarçados de pastores, mas são lobos devoradores. São muitos disfarçados de homens de Deus, com títulos de grandes pregadores e cantores, mas que na verdade são caças níqueis e estão interessados e comprometidos com uma boa conta bancária. São muitos disfarçados de grandes lideres de igrejas, e manipulam grandes massas, fazendo do povo negócio e omitindo o verdadeiro Evangelho. Mas, as mascaras estão caindo e vão cair, o disfarce não vai permanecer por muito tempo, Deus tem pressa em revelar quem são os falsos. Está escrito: O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Salmos, 101.7). É tempo de deixar o fingimento, a malícia, o engano, a hipocrisia e o disfarce, e se voltar para Deus com um coração verdadeiro e sincero. Amém!

TRÊS TIPOS DE MÁSCARAS:

Máscara nos fala de falsidade, fingimento, disfarce, hipocrisia e coisas semelhante. Uma pessoa que vive uma vida de transparência e sinceridade não precisa tentar esconder-se por trás de uma capa de falsidade e hipocrisia. O problema é que as pessoas muitas vezes preferem camuflar a sua verdadeira identidade ao invés de viver a realidade. Mas as máscaras sempre caem.

A MÁSCARA DA FALSA AMIZADE.

As pessoas muitas vezes se aproximam das outras e dizem ser amigas, porém são muito interesseiras. Amigo é joia rara, um verdadeiro amigo deve ser muito valorizado; tem pessoas que se dizem amigas, mas é na hora da dificuldade e na adversidade que o verdadeiro amigo se revela. A palavra de Deus nos diz: Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão (Pv.17.17). Amigos de longe temos muitos, amigos de perto temos alguns, amigos íntimos quase não temos, amigos verdadeiros é muito raro, quase não existem. O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão (Pv.18.24). Quem trai não é o inimigo, e sim o "amigo". Disse o salmista Daví: Pois não era um inimigo que me afrontava; então, eu o teria suportado; nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido, mas eras tu, meu companheiro, meu confidente e meu amigo íntimo. Praticávamos juntos agradavelmente, e íamos com a multidão à casa de Deus (Salmos, 55.12-14). Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava, e que partilhava do meu pão, também me traiu (Salmos, 41.9). As vezes nós somos vítimas de traição por parte daqueles que menos esperamos, mas isto é para que se revele a falsidade e venha a cair a máscara daqueles que se dizem ser "amigo". Mas, temos um amigo que nunca nos decepciona, e nunca nos abandona; esse amigo é Jesus.

A MÁSCARA DO FALSO CRISTIANISMO.

Chegamos em uma época em que muitas pessoas se intitulam cristãos, o que antigamente era visto por muitos como um termo pejorativo, hoje para muitos virou moda ser cristão. Muitos estão entrando nas igrejas e sendo participantes ativo de toda a liturgia do culto, mas na prática a sua vida não corresponde a verdadeira identidade de um seguidor de Cristo. Tem pessoas que se dizem cristão mas tem uma língua solta para falar mal da vida dos outros. A palavra de Deus, nos diz: Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana seu coração, a religião desse é vá (Tiago, 1.26). Tem pessoas vivendo de aparência, até parece ser um verdadeiro cristão, mas vive uma vida dupla, quer servir a Deus e agradar ao mundo. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mt.6.24). (Mamom representa o deus das riquezas e dos prazeres mundanos). O apóstolo Paulo escreveu: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Timóteo, 2.19). Há muitos que se dizem cristãos e tem título de pastor, mas são falsificadores da palavra de Deus, e estão atraindo multidões, oferecendo-lhes um evangelho de facilidades, fazendo do povo negócio e lhes apresentando um Jesus capitalista, tornando as pessoas cada vez mais compulsivas pelas coisas materiais. Jesus é lindo, o evangelho é maravilhoso, mas muitos que se dizem cristãos tem manchado a boa imagem do evangelho com as suas atitudes ímpias. Mas as máscaras dos falsos estão caindo e Deus vai ajustar contas com quem está brincando de ser crente.

A MÁSCARA DA FALSA SANTIDADE.

Tem pessoas dentro da igreja, vivendo e pregando uma falsa santidade. Uma santidade de aparência exterior, baseada em preceitos de homens, sendo um verdadeiro sepulcro caiado. Jesus censurou os escribas e fariseus, porque eles aparentavam ser o que na verdade não eram. Eles foram chamados por Jesus, de hipócritas e sepulcros caiado (Mateus, 23.27). Eles ensinavam e não praticavam, se escondiam em uma capa de aparente santidade, mas interiormente estavam cheios de pecados. Hoje não é diferente, os escribas e fariseus modernos estão por ai, se escondendo por trás de uma máscara, mostrando aparência de piedade, mas na prática eles negam e são contraditórios no que falam. Eu li uma frase que dizia o seguinte: Admire as pessoas que confessam suas fraquezas e tenha cuidado redobrado com aquelas que vivem arrotando santidade. Não é regra, mas é de desconfiar quando uma pessoas sobe num pedestal de santidade e se acha melhor que todos; atente para os passos dela e se comprovará que é tudo uma farsa. A santidade que vem de Deus é humilde, simples e com temor (respeito). O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios disse: Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus (II Coríntios, 7.1). Na bíblia não tem santinho nem santarão, basta ser santo. As máscaras de santidade dos hipócritas estão caindo e vão continuar, porque está escrito: Aquele que usa de engano não ficará dentro da minha casa (Salmos, 101.7).
É tempo de se ajustar com Deus, ele é misericordioso. Amém!

CONCLUSÃO:
É tempo de tirar as máscaras e viver a verdadeira identidade. É tempo de deixar o disfarce da hipocrisia e viver a verdade de Deus. É tempo de deixar a capa da malícia, do fingimento e da falsidade e vestir as vestes da sinceridade e da verdade. É tempo de nos apresentarmos a Deus sem máscara e sem capa, e confessarmos para ele as nossas fraquezas, ele vai nos socorrer, ele é misericordioso.

18 comentários:

  1. BHA,MEU RESPEITO AO AUTOR DESSE TEXTO,ASSIM PENSO EU TAMBÉM.
    Vania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vania pela visita e pelo seu comentário, fico feliz por você pensar e concordar com o meu comentário neste tema, que é baseado na palavra de Deus. A graça e paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo.

      Excluir
  2. Sim, as máscaras vão cair. Se a fé nunca dependeu da história, porque fazem tanta questão desta última? Por que insistem em preservar essa bruma que envolve os primeiros séculos do cristianismo? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão.
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz seja contigo Ivani Medina. No meu entender a fé e a história sempre andaram juntas, é impossível alguém querer separar uma da outra. A diferença é que o profano e o sagrado não se deve misturar.

      Excluir
  3. PAST.GERALDO A PAZ DO SENHOR JESUS, QUE PALAVRA MARAVILHOSA, NOS SERVOS DE DEUS TEMOS QUE ENTENDER QUE SOMOS PECADORES, E NÃO PRECISAMOS DE MASCARAS,TEMOS QUE LUTAR CONTRA NOSSA CARNE 24HS.FICO TRISTE QUANDO SEJO CRENTES DENTRO DA IGREJA DANDO UM DE SANTARRÃO, MAIS DENTRO DE CASA E IGUAL UM CAVALO COM A ESPOZA, CONVERSA COM O PASTOS NAQUELE SOM DE SANTIDADE MAIS COM SEUS IRMÃOS DE SANGUE NEM SE QUER CONVERSA. QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DAS NOSSAS ALMAS.
    juarezescolhido@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Juarez Junior, infelizmente desses tem muitos dentro da Casa de Deus, mas vamos continuar orando por eles e por nós, que também somos falhos. Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo.

      Excluir
  4. Olha, pensa em um texto maravilhoso, veio a calharvxom tudo que está acontecendo na igreja, essa seria uma excelente pregação. Isso ficaria no mais profundo do coração dos falsos crentes que quase fazem com que eu e minha família deixase-mos a igreja. Com todo respeito, gostaria muito e usar uma base desse texto para quinta feira 14 e Julho. Agradeceria muito, prq muitos ainda precisam se decidir. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz seja contigo irmão Thiago, é lamentável que existem muitos cristãos mascarados dentro da Casa de Deus. Mas vamos nos esforçarmos em ser fiéis e deixar que o Espírito Santo tire as máscaras dos falsos. Pregue a palavra de Deus e seja sempre um crente sincero. Obrigado por visitar o blog e pelo comentário.

      Excluir
  5. Graça e Pazinco Pastor Geraldo,palavras Benditas,maravilhosa,hoje nós vivemos num evangelho escasso,nosso Deus ainda revela o pecado,que estes venham se arrepender dos pecados..
    Porque aquele que está de pé que cuide para que não caia,vamos vigiar e oraramente né.
    Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Rute. Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, volte sempre. Um abraço, no amor de Cristo.

      Excluir
  6. Gostei muito dessa mensagem é uma pura verdade. Que o senhor Jesus continua te abençoando e sempre ti inspirando para deixa essas mensagens maravilhosa para nós.

    ResponderExcluir
  7. Amém irmão Jacó Borges, obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário.
    Um abraço, no amor de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. E especialmento para as Pessoas que estao com a mascara até hoje nao acredita na palara de Deus isso sim esta com a mascara

    ResponderExcluir
  9. A paz do senhor Jesus!Que palavra maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Amém. Obrigado pela visita irmã Josilene. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde sou pastor rinaldo, quero desde de já agradecer a Deus por essas palavras,gostaria de lhe permissão para algumas partes desta mensagem em minha pregação, que veio a calhar em boa hora sua linha de pensamento.

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz pastor Rinaldo. Sinto-me honrado em poder lhe servir com essa mensagem. Tem a minha permissão, fique a vontade e pregue a verdade de Deus com graça e ousadia do Espírito Santo.
    Obrigado pela visita ao nosso blog.
    Volte sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir