segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ABIGAIL, UMA MULHER PRUDENTE.

Então, Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, por me teres impedido hoje de derramar sangue e fazer justiça com as minhas próprias mãos! (I Samuel, 25.32,33).

Abigail, nome hebraico, que significa fonte de alegria, era uma mulher prudente, sábia, humilde e temente a Deus. Diz a bíblia, que Abigail era mulher inteligente e formosa (I Sm.25.3). Nabal, seu marido era um homem rico e próspero, porém duro e maligno. A história dessa notável e extraordinária mulher de Deus, nos comove e nos traz um grande exemplo de prudência para todos nós nos dias atuais. Após o falecimento de Samuel, e o rei Saul ter sido rejeitado pelo Senhor, Davi foi escolhido por Deus para substituí-lo. Por esse motivo Saul queria matá-lo. Daí então Davi, o belemita, saiu da cidade e passou a habitar nas cavernas do deserto de Parã; acompanhado por um grupo de homens. O acampamento onde Davi estava, ficava próximo a fazenda de Nabal, que era um homem bem sucedido financeiramente. Diz a bíblia, que Davi mandou dez jovens ir ao encontro de Nabal, para lhe pedir alimentos, mas ele recusou em dar-lhe, e deixou os jovens voltar de mãos vazias. Pelo que Davi, muito se indignou, e na sua ira determinou junto com os seus quatrocentos homens, que lhe mataria e destruiria toda a sua casa. Um dos servos de Nabal, fez saber a Abigail, que seu marido havia negado alimentos a Davi. Pelo que ela saiu ao encontro de Davi, e procurou apaziguar a situação, dando a entender a Davi, que seu marido era um homem mau, tolo, sem entendimento, mas que ele perdoasse a sua atitude impensável, e que ela estava com bastante alimentos para suplemento dele e dos seus homens. Davi, louvou a sua atitude sábia e prudente e desistiu de matar o seu marido. Passado alguns dias, quase dez dias, o SENHOR feriu Nabal, e este faleceu, e Davi, tomou Abigail por mulher. Davi não só atentou para sua formosura, e sim por ver nela qualidades espirituais que lhe destacava, além da sua beleza.

A IMPORTÂNCIA DE SER UMA MULHER PRUDENTE.

Jesus disse: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (Mateus, 10.16).
A prudência é uma virtude muito importante na vida de uma pessoa, prudência é sinônimo de sabedoria; uma pessoa sábia é uma pessoa prudente. Porém uma pessoa pode ter um vasto conhecimento, e não ser sábia. O conhecimento é bom, porque ele está relacionado na área do saber, seja ele científico, político, religioso, cultural, teológico, filosófico e outros mais. Porém a sabedoria no agir, no proceder e no falar é diferente da sabedoria do conhecimento. Abigail, por ser uma mulher sábia, foi louvada por Davi pela sua atitude de prudência.

AS QUALIDADES DE ABIGAIL:

Temente a Deus.
Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada (Provérbios, 31.30).

Sábia.
Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos (Pv.14.1).

Humilde.
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade (Pv.15.33).

Prudente.
A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente (Pv.19.14).

MULHERES QUE FORAM LOUVADAS POR SUA PRUDÊNCIA:

Maria.
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre (Lucas, 1.41,42).
E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres (Lucas, 1.28).

Jael.
Bendita seja sobre as mulheres Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja sobre as mulheres nas tendas (Juízes, 5.24).

Abigail.
Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, por me teres impedido hoje de derramar sangue e fazer justiça com as minhas próprias mãos! (I Samuel, 25.33).

CONCLUSÃO:
A sabedoria e a prudência andam juntas, é como um barco a remo, temos que remar de ambos os lados para seguirmos na direção certa. Muitas guerras poderiam ser evitadas se os homens usassem de sabedoria, o mundo seria menos violento se as pessoas agissem com prudência e sabedoria, muitas questões seriam resolvidas pacificamente sem precisar de ir a julgamento, se as pessoas fossem coerentes e usassem de sabedoria. Finalmente, a bíblia diz: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada (Tiago, 1.5).

6 comentários:

  1. Palavra edificante para minha vida! buscarei mais e mais ser sabia e prudente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Ivonilda, busque sempre ser uma mulher sábia, prudente e cheia de virtudes.

      Excluir
  2. A paz seja com todos neste dia de hoje.aprendi mais sobre a passagem de abigail e passarei a pedir mais a Deus sabedoria e prudência pois preciso a cada dia

    ResponderExcluir
  3. muito lindo edificou a minha vida DEUS abençoe a paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Seja sempre edificada pela palavra de Deus. Obrigado pelo comentário e por está seguindo o blog Pregando a Verdade.

      Excluir
  4. Amém , que Deus levante mulheres como Abigail para termos famílias sadias e abençoadas.

    ResponderExcluir