segunda-feira, 11 de março de 2013

OS TRÊS MOVER DE DEUS.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Sl.46.1-11.

Deus não é um ser inanimado, inerte, que não se move; Deus é ativo, dinâmico e está sempre em atividade; em toda a bíblia nós vamos perceber que ele está sempre em atividade. Encontramos nos primeiros versículos da bíblia, no livro de gênesis, que diz: No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn.1.1,2). Deus está no governo, Deus está no comando e no controle de todas as coisas. O mundo não está entregue nas mãos de um Deus impessoal, nem a sua própria sorte; mas está nas mãos de um Deus que trabalha para sustentação, provisão e preservação de todas as coisas. Os escribas e fariseus, censuraram e perseguiram Jesus, para matá-lo, porque ele havia curado um homem no sábado. Jesus falou pra eles, que o trabalho do seu pai, e o seu trabalho, não terminam no sétimo dia. Ele disse: Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também (Jo.5.17). No livro do profeta Isaías, está escrito, que Deus, nem se cansa, nem se fatiga (Is.40.28), e também, que ele trabalha pelo seu povo que nele espera (Is.64.4). Por isso o salmista, louvou, exaltando a grandeza de Deus, dizendo: Deus é, Deus está, Deus faz.

1. DEUS É.

Refúgio.

Lugar onde alguém se refugia; abrigo, amparo. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo. A bíblia diz: E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta (Is.32.2). O nosso refúgio está no nome do SENHOR. No livro de provérbios, está escrito: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro. Pv.18.10.

Fortaleza.

Lugar fortificado, lugar seguro. Qualidade de quem é forte. A palavra de Deus, nos diz: O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Na.1.7).
As fortalezas humanas são falhas e podem ser destruídas, mas o Deus de Jacó, é a fortaleza indestrutível. A bíblia diz: Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face. Is.40.10.
 
Socorro bem presente na angústia.

Socorro significa, ajuda, auxílio. É interessante perceber a expressão bem presente. Isto significa dizer, uma ajuda bem assistida e calorosa, da parte daquele que está presente. O código SOS de socorro é conhecido no mundo inteiro e serve para pedir ajuda em qualquer idioma. Os socorros da terra estão sujeitos a falhas e atrasos, mas o socorro de DEUS, nunca falha, ele está sempre presente. A bíblia diz: O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário e te sustenha desde Sião. Sl.20.1,2.

2. DEUS ESTÁ.

Presente.

O santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada. O apóstolo João, na visão que teve na ilha de Patmos, viu Jesus andando no meio dos sete castiçais de ouro, que é a sua igreja. Ele disse: E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Mt.28.20b.

Ajudando.

Deus a ajudará ao romper da manhã. Deus tem prazer em ajudar os seus filhos. A palavra de Deus nos diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is.41.10). O salmista Daví, nos diz: Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl.30.5).

Pelejando.

As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. Não adianta os povos se embravecerem, nem os reinos virem contra o povo de Deus; ele levanta a sua voz, e destrói a todos. Porque O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Ele é a nossa defesa e está pelejando por nós. Está escrito: O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis (Ex.14.14). Assim diz o SENHOR: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus (2Cr.20.15). Toda ferramenta preparada contra ti, não prosperará (Is.54.17).

3. DEUS FAZ.

Cessar as guerras.

Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. E ele ainda quebra o braço de Faraó para ele não guerrear. Filho do homem, eu quebrei o braço de Faraó, rei do Egito, e eis que não lhe aplicarão emplastos, nem lhe porão ligaduras para o atar, para o esforçar, para que pegue da espada. Ez.30.21.

Todos ficarem quietos.

Ele diz: Aquietai-vos. Quando a guerra termina e chega a paz, a calma vem como uma brisa inundando os corações. No momento que os filhos de Israel, estavam em grande inquietação, Moisés lhes disse: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis. Ex.14.13,14.

Todos saberem que ele é Deus.

Faraó no Egito era considerado o Senhor e adorado como um deus, e os povos ainda não conheciam o Deus verdadeiro. Na saída dos filhos de Israel do Egito, Deus disse a Moisés, que fizesse o povo voltar e seguir pelo caminho do mar, para que ele fosse glorificado em Faraó, e todos os egípcios soubessem que ele é o SENHOR. Ex.14.1-4.