segunda-feira, 25 de março de 2013

O PODER DA MÚSICA.

Texto básico: E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre. E, ao tempo em que  começaram com júbilo e louvor, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados. 2Cr.20.21,22.

Introdução: A música teve a sua origem no céu, e está em toda a bíblia. Fica subentendido na bíblia, que Lúcifer, o Querubim ungido, era regente da orquestra angelical, e que a música teve sua origem a partir dele. Mas por causa do seu orgulho e por ter se rebelado contra Deus, ele perdeu a sua posição privilegiada. Is.14.11-15. Ez.28.11-19. No gênesis, a bíblia nos dá a entender que Jubal foi o primeiro homem a ter contato com a música, e este foi o pai de todos os que tocam harpa e orgão (Gn.4.21). Daqui por diante nós vamos ver Moisés, Daví, Asafe e tantos outros músicos e cantores, louvando a Deus com a música. A música estar presente em toda a bíblia. Lemos um fato interessante, quando Jesus estava reunido com os seus discípulos, comemorando a páscoa e instituindo uma nova aliança, no final da celebração ele cantou um hino. E, tendo cantado um hino, sairam para o monte das Oliveiras (Mt.26.30).

O QUE É A MÚSICA?
É a arte de combinar os sons de maneira lógica e coerente, onde se propicia um contexto sonoro rico em significados. A linguagem musical transcende as palavras, sendo originada a partir da combinação de sons e pausas (silêncio) ao longo de uma linha de tempo. Assim, música definitivamente não é letra. As letras em músicas cantadas são artifícios associados à música, que procuram tornar óbvio o significado da mesma.

PARA QUE SERVE A MÚSICA?
A música serve para louvar, elogiar, engrandecer e exaltar a alguém ou alguma coisa. Isto se dá através da letra, pela harmônia, melodia e ritmo, que são os componentes da música. A música muitas vezes é usada para fazer apologia a certas coisas e ideologias que não são benéficas à sociedade.

O PODER DA MÚSICA.
A música tem o poder de despertar e manifestar diversos sentimentos na vida das pessoas que a ouvem, como por exemplo: Alegria, tristeza, arrependimento, amor, ódio e outros afetos da alma, isso dependendo do conteúdo da letra que a acompanha. Já houve casos que pessoas ficaram perturbadas com a letra e o ritmo de uma música, fazendo dela um mantra em suas mentes, levando-as a praticar homicídios e até mesmo o suicídio. A música tem o poder de mudar o comportamento das pessoas e revolucionar toda uma sociedade. Desde as épocas mais remotas a música teve a sua influência na sociedade, e com o passar dos tempos ela veio evoluindo em seus vários seguimentos musicais. A música tornou-se a cultura mais popular do planeta, e vem sendo desenvolvida em várias modalidades e ritmos. A verdade é que a música tem grande poder de influência no mundo, e é difícil imaginar o mundo sem a música.

O PODER DE DEUS EM AÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA.

A vitória do rei Josafá. Com os cantores e musicos a frente do seu exército. 2Cr.20.21,22.

A vitória de Gideão e seus 300 homens. Com buzinas, cântaros e tochas. Jz.7.

A queda dos muros de Jericó e a destruição da cidade. Com sete sacerdotes tocando sete buzinas, dando sete voltas, e o grito do povo. Js.6.

Daví tocava harpa, e o espírito mau se retirava de Saul. 1Sm.16.23.

O profeta Eliseu recebe inspiração através da música e profetiza. 2Rs.3.14,15.

Um grande terremoto abala o cárcere. Com Paulo e Silas cantando. At.16.

COMO DEVEMOS LOUVAR A DEUS.

Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração (Ef.5.19).

Através da música.       Com a nossa voz ou instrumentos musicais.
Através dos salmos.      Pela da palavra de Deus.
Através de hinos.          Que exaltem o nome do SENHOR.
Através da nossa vida.  Com atitudes digna de um verdadeiro servo de Deus.

POR QUE DEVEMOS LOUVAR A DEUS?

Por que ele é digno.
Grande é o SENHOR e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu santo monte (Sl.48.1).

Por que ele habita no meio dos louvores.
Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel (Sl.22.3).

Por que ele é bom.
Louvai ao SENHOR! Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre (Sl.106.1).

COMO DEVE SER O LOUVOR  PARA DEUS.

Com os lábios.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Sl.63.3.

Com o coração.
Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. Sl.138.1.

Com inteligência.
Pois Deus é o rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência. Sl.47.7.

Com alegria.
A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios. Sl.63.5.

Com gratidão.
Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. Sl.147.7.

Constantemente.
Por ti tenho sido sustentado deste o ventre; tu és aquele que me tiraste do ventre da minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Sl.71.6.

Progressivamente.
Mas eu esperarei continuamente e te louvarei cada vez mais. Sl.71.14.

Em todo o tempo.
Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Sl.34.1.

Conclusão: A música na igreja tem por finalidade glorificar a Deus e cumprir os seus propósitos.