sexta-feira, 19 de abril de 2013

MENTE RENOVADA.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade e Deus (Romanos, 12.1,2). 

A NOSSA MENTE É UM CAMPO DE BATALHA.

A alma é a sede das emoções e dos sentimentos. A mente é como um campo fértil, nela os pensamentos podem dá frutos, bons ou ruins. Há uma frase que diz: Você é fruto daquilo que pensa. Ou seja: As nossas atitudes partem da nossa mente, sejam elas premeditadas ou não. Neste capítulo doze da carta do apóstolo Paulo aos romanos, ele está exortando a igreja a viver uma vida de piedade e santidade diante de Deus. Ele fala do culto racional (do raciocínio, da razão, da mente), e este culto deve ser apresentado o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. O apóstolo Pedro também nos fala sobre o leite racional, dizendo: Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo (I Pedro.2.2). Racional no grego é logikos, pertencente a razão; o que é do raciocínio, perfeito para argumentação; lógica. Isto significa dizer que, o leite encontrado na palavra de Deus é, em última análise, racional. O culto racional, é um culto inteligente; e quem se alimenta do leite racional, cresce em inteligência espiritual. A mudança de atitude em não se conformar com o sistema e modelo do mundo, parte de uma mente renovada pelo Espírito Santo. É impossível uma pessoa que tenha uma mente renovada pelo Espírito Santo, venha se conformar com os costumes, estilos e modelos do mundo. Um crente de mente renovada, ele experimenta a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A nossa mente é um campo de batalha no que diz respeito aos pensamentos. A mente humana é algo tão complexo que muitas vezes a psicologia e a psiquiatria não conseguem entender. Sigmund Freud o pai da psicanálise, disse: "O pensamento é o ensaio da ação". As nossas atitudes são frutos dos nossos pensamentos, que partem do coração. Jesus, o nosso Mestre, falou: Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as imoralidades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos, 7.21-23). A mente humana precisa está equilibrada e em harmonia com Deus e a sua palavra. 

Por incrível que pareça, há muitos cristãos vivendo com a mente perturbada. Esse gigante vem dominando e perturbando a mente de muitos. A melhor maneira de se libertar das perturbações mental é fixa o nosso pensamento em Deus, é firmar o nosso pensamento no SENHOR e na sua palavra. É buscar a renovação do Espírito Santo através da oração e leitura da palavra de Deus. É ocupar a nossa mente com aquilo que louvável. É pensar nas coisas que são de cima (Cl.3.2). Ainda sobre o pensamento, Paulo escrevendo aos filipenses diz: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fp.4.7,8). Portanto, não permita que a sua mente seja um depósito de maus pensamentos. Não deixe Satanás fazer um ninho, e encher a sua mente de coisas negativas e perversas, mas busque a Deus através da oração e meditação da palavra e seja livre de toda perturbação. Amém! 
OS PERIGOS DE UMA MENTE DOMINADA PELO MAL.

A mente pode tornam-se fortaleza do inimigo.

Disse, então, Pedro: Ananias, porque encheu satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus (Atos, 5.3,4).  

Os maus pensamentos são como ovos de serpentes, e se tornarão em víboras se não forem destruídos.
Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade e andam falando mentiras; concebem o trabalho e produzem a iniquidade. Chocam ovos de basilisco e tecem teias de aranha; aquele que comer dos ovos deles morrerá; e, apertando-os, sai deles uma víbora. Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas (Isaías, 59.4,5,7).  

A mente é o útero do coração, e os pensamentos são a semente.

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos, 7.21-23).

EM QUE DEVEMOS PENSAR E FIXAR A NOSSA MENTE.

No SENHOR Deus.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna (Isaías, 26.3,4).

Nas coisas que são de cima.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses, 3.1-3).  

Nas coisas de boa fama e virtuosas.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses, 4.7,8).  

OS FRUTOS DE UMA MENTE RENOVADA.

Tem os sentimentos de Cristo.

Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (I Coríntios, 2.16).
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fp.2.5).

Tem a paz de Deus.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Is.26.3).

Tem a prosperidade de Deus.

Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto (Jeremias, 17.7,8).

CONCLUSÃO:

A nossa mente não deve ser depósito de maus pensamentos, nem reservatório de maldades, nem deve servir para acumular informações negativas e perversas que são lançadas pela mídia, seja escrita ou audiovisual. A mente do cristão verdadeiro está transformada pelo Espírito Santo e é sempre renovada para executar o bem. O crente não vive só de emoções, ele deve ser racional e agir com inteligência.