sexta-feira, 11 de outubro de 2013

COMO IDENTIFICAR UM FALSO PROFETA.



E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelo quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita (2Pedro.2.1-3).

O apóstolo Pedro, para prevenir a igreja de Jesus, fez menção aos falsos profetas do Antigo Testamento, e prevendo por uma visão do Espírito anunciou ao povo que haveria também entre eles falsos profetas ou doutores (ensinadores).
Satanás trabalha de forma sutil, e principalmente por meio de falsos mestres, os quais são seus mensageiros e embaixadores, para enganar, iludir e destruir as preciosas almas dos homens.Sempre existiram falsos mestres e profetas no meio do povo de Deus, estes são infiltrados por Satanás com a intenção de desviar os crentes do caminho da verdade e levá-los ao engano. O novo testamento está repleto de advertências quanto aos falsos pregadores. Na época dos apóstolos, já havia um número bastante expressivo infiltrados na igreja, pervertendo a teologia dos apóstolos que tinha como base as escrituras sagradas. Hoje em pleno século vinte e um, o número dos falsos mestres e profetas crescem cada vez mais, e as suas artimanhas tem levado ao engano milhões de pessoas que estão seguindo os seus falsos ensinos. A medida que nos aproximamos do final dos tempos estamos vendo falsos pregadores, falsos ensinadores, falsos pastores, falsos lideres e profetas, se multiplicando cada vez mais. Muitos estão criando inovações e contradizendo a palavra de Deus, muitos estão usando a bíblia para o seu próprio proveito e conveniência; muitos estão pregando um evangelho de facilidades, apresentando ao povo um Jesus capitalista tornando as pessoas cada vez mais materialistas e egoístas. Muitos estão usando o nome de Deus e a sua palavra de forma distorcida para tirar proveito da situação das pessoas, fazendo delas negócio, transformando a religião ou o evangelho em um show business, para enriquecer a sua conta bancária. Mas as máscaras dos falsos estão caindo, é preciso despertarmos para a verdade e deixarmos de sermos levados (as) pelas emoções e pelas tietagens no meio do povo de Deus; igreja não é fã clube, igreja não é clube social, nem estar firmada em status social ou eclesiástico dos homens, a igreja é a coluna e firmeza da verdade e o dono dela é Jesus Cristo.

CINCO CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM UM FALSO PROFETA:

1. SÃO AVARENTOS.

E, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita (II Pedro, 2.3).
Os falsos profetas são movidos por sórdida ganância, eles são exploradores da boa fé daqueles que são simples e ignorantes em relação a palavra de Deus. Eles tratam as pessoas pelo que elas tem, e não pelo que são; admirando-as por interesse, querendo receber algo em troca. Eles não tem compromisso com a palavra de Deus, olham as pessoas como números, o seu interesse é dinheiro, e só pensam em riquezas.
Eles buscam os seus bens mais do que o bem das pessoas; e preocupam-se mais com o serviço de si mesmos, do que com a salvação das almas. Então, se eles podem ter os seus bens matérias, eles não se importam, que Satanás tenha as almas das pessoas.

2. SÃO HIPÓCRITAS.

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, se desviarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência (I Timóteo, 4.1,2).
Os falsos ensinadores ou profetas, eles são hipócritas, eles ensinam e não vivem o que ensinam; eles pregam, e a sua vida é uma contradição daquilo que pregam; eles vivem arrotando santidade, mas na prática a sua vida é um sepulcro caiado. Eles vivem de aparências, vestidos numa capa de santidade, mas são falsos e hipócritas.

3. SÃO FALSIFICADORES DA PALAVRA DE DEUS.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus (II Co.2.17).
Os falsos profetas ou mestres, são falsificadores da palavra de Deus, pelo fato de eles usarem a palavra de Deus, para seu próprio proveito e conveniências. Eles falsificam e adaptam a palavra de Deus, para satisfação do seu ego e interesse financeiro. Distorcem a bíblia, forçam o texto e fazem interpretações absurdas para satisfação própria, e para levar o povo ao engano. Usam a bíblia como manual de auto ajuda, e meio de ganhar dinheiro.

4. SÃO SOBERBOS.

Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele (Deut.18.22).
Os falsos profetas são soberbos e arrogantes, muitos querem honras para si, falam e profetizam aquilo que Deus não mandou. Eles gostam de receber elogios e de ter o seu ego massageado. Muitos se intitulam profetas do SENHOR, e acham que Deus só fala através deles, só querem ser ouvidos e não querem ouvir a mais ninguém; só ele que prega bem, só ele ensina bem, é soberbo, não tem um pingo de humildade, não se submete e nem se assenta para ouvir ninguém, só ele é o bom, só ele é o pregador, só ele é o profeta.
Tenhamos cuidado com esses falsos profetas, a bíblia recomenda: Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vem de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo (1Jo.4.1).

5. SÃO OBREIROS DESONESTOS.

Porque tais falsos apóstolos são obreiros desonestos, fingindo-se apóstolos de Cristo. E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (II Co.11.13,14).
A desonestidade é uma das características dos falsos profetas, eles demonstram aparência de piedade, mas na prática são cruéis e desonestos. Os falsos profetas são fraudulentos e vivem uma vida de engano e fingimento; enganam o povo com a palavra da verdade (a bíblia), usando suas artimanhas, eles são: Mentirosos, desonestos e enganadores. Que eles se convertam para o SENHOR, e procurem viver verdadeiramente como obreiros honestos, verdadeiros e aprovados por Deus, para toda a boa obra. Amém!