segunda-feira, 3 de março de 2014

O QUE É SER UM CRISTÃO?

Texto básico: Em Antioquia, foram os discípulos pela primeira vez, chamados cristãos (At.11.26).
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte (1Pe.4.15,16). E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! (At.26.28).

Ser cristão é ser parecido com Cristo, será que as nossas atitudes e caráter correspondem ao de Cristo?
Muitos hoje tem o titulo de cristão, mas será que as nossas atitudes demonstram ao que verdadeiramente deve ser um cristão autêntico? Ser cristão só porque acredita em Jesus e frequenta uma igreja muitos são; porém o verdadeiro cristão deve ser parecido com Cristo, em seu caráter e atitudes.
Que tipo de cristão é você? Será que você é cristão porque todo mundo é? A palavra cristão aparece apenas três vezes no texto sagrado. Os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristão na cidade de Antioquia, pelo fato de serem reconhecidos como seguidores de Cristo. Ser cristão para muitos virou moda, ser cristão não é moda é mudança de vida; muitos se dizem discípulos de Cristo, porém o seu testemunho e as suas atitudes não condiz com a postura de um verdadeiro cristão. Ter o titulo de cristão só porque faz parte de alguma denominação evangélica ou católica, muitos tem; ser cristão só porque carrega a bíblia e frequenta os cultos de uma igreja, também existem muitos. Porém o verdadeiro cristão procura seguir os passos de Jesus Cristo, e obedecer a sua palavra. Não são poucos os que estão vivendo um cristianismo de fachada, ao seu bel-prazer, dentro de sua própria conveniência. Muitos se tornaram cristãos nominais e estão dentro das igrejas (templos) vivendo de aparência. Atualmente existem muitos cristãos com atitudes de fariseu, eles são crentes e aparentam ser bons cristãos, mas na prática são vazios de Cristo.

SETE CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO:

1. AMA A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS.
Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Mc.12.30). Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver (Sl.116.1,2). A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti (Sl.16.2).

2. AMA O SEU PRÓXIMO E O SEU IRMÃO EM CRISTO.
Porque toda lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Gálatas,5.14). Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso, pois que não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E Dele temos este mandamento: Que quem ama a Deus, ame também seu irmão (1Jo.4.20,21). Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.34,35).

3. NÃO VIVE FALANDO MAL DA VIDA DOS OUTROS.
Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã. Tg.1.26.
Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falarem engano. 1Pe.3.10.

4. NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO.
Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. 2Tm.2.19.

5. TEM O FRUTO DO ESPÍRITO.
Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gálatas,5.22-24).

6. VIVE PRATICANDO O BEM.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Gálatas,6.9,10).

7. É UMA NOVA CRIATURA, NASCEU DE NOVO.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2Co.5.17.
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 1Pe.1.23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário