terça-feira, 15 de julho de 2014

APENAS SERVO.

Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará (João, 12.26).

Servo é aquele que serve, prestando serviço a Deus, e realizando a sua obra. Ser servo de Deus se constitui um grande privilégio. Este privilégio é para aqueles que Deus escolhe, Jesus disse: Não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda (João, 15.16). Infelizmente, muitos não querem ser chamados de servo de Deus, preferem ser chamados e reconhecidos por seus títulos e nomes que lhes credencie e lhes deem status sociais. Antigamente os crente se sentiam orgulhosos de serem chamados e reconhecidos como servos de Deus. Vivemos em uma época de estrelismo no meio do povo de Deus. Infelizmente, muitos querem ser estrelas e não servos. Ser servo é servir e ser útil em algum trabalho, porém alguns só se sentem úteis se estiverem na liderança. O pior de tudo é que a maioria querem ser líder e brigam por isso, não estando capacitados. Não querem ser alunos para tornarem-se mestres, querem começar do topo. Quem quiser ser realmente o maior deve torna-se o menor de todos, e aquele que desejar o lugar de governo tem de se apresentar como servo. Sejamos crente servo, e não crente estrela; se orgulhe em dizer: Eu sou um servo (a) do SENHOR. É interessante notar que a bíblia não diz: E morreu Moisés, o grande profeta e libertador de Israel, ou o grande legislador de Israel. Mas está escrito: Morreu Moisés, servo do SENHOR. Para Deus não interessa nossos diplomas, nossos títulos ou status sociais, basta sermos servos, apenas servos e nada mais.

TIPOS DE SERVOS:

SERVO NEGLIGENTE.

Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; devias, então,  ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e quando eu viesse, receberia o que é meu co juros (Mateus, 25.26,27).  

SERVO INÚTIL.

E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à mesa? E não lhe digas antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e  serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura, dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que deveríamos fazer (Lucas, 17.7-10).

SERVO BOM E FIEL.

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mateus, 25.21).