sábado, 19 de julho de 2014

JOVENS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.

Eu vos escrevi, jovens, porque sois forte, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno (I João, 2.14).

O grande desafio deste século é ser cheio do Espírito Santo, e se manter cheio. Ser cheio do Espírito Santo implica em esvazia-se de si e das coisas mundanas, e procurar viver para Deus, sem reservas. Para ser cheio do Espírito Santo é preciso primeiro se esvaziar de tudo que é contrário a vontade de Deus. Nem todos que dizem ter o Espírito Santo, são cheios do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo, não é simplesmente ser batizado com o Espírito Santo ou falar em línguas estranhas; também não é ter a experiência do novo nascimento ou ter um grande conhecimento teológico; é muito mais que isto. Ser cheio do Espírito Santo é ter a capacidade dada pelo Espírito Santo de viver uma vida integra e fiel a palavra de Deus, mesmo em meio as lutas e adversidades da vida. É viver uma vida frutífera e demonstrar na sua vida diária a manifestação do fruto do Espírito. É ter a graça abundante de Deus em uma dinâmica poderosa para evangelizar, adorar, contribuir, dá testemunho e executar o serviço cristão em geral. Por incrível que pareça, é raro se encontrar em pleno século XXI, crentes cheios do Espírito Santo. Mais do que nunca, Deus está procurando pessoas que queiram enfrentar o desafio para serem cheias do Espírito Santo. É preciso coragem, determinação, renuncia e dependência total de Deus para ser cheio (a) do Espírito Santo. Em um mundo onde impera o pecado, trazendo consigo a maldade, a violência, a imoralidade e a falta de amor, é preciso sermos cheios do Espírito Santo para vencermos. A fonte está jorrando, o azeite está sendo derramado é só mergulhar no rio do Espírito e viver uma vida plena na presença de Deus. Amém!

TRÊS QUALIDADES DOS JOVENS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.

SÃO FORTES, EM DEUS.
Eu vos escrevi, jovens, porque sois forte.

A PALAVRA DE DEUS HABITA NELES.
a palavra de Deus está em vós.

JÁ VENCERAM O MALIGNO.
já vencestes o maligno.

CINCO GRANDES DESAFIOS A SEREM VENCIDOS.

O grande desafio para esta geração atual de jovens é viver uma vida dedicada a Deus e cheia do Espírito Santo. Nunca foi fácil viver cheio do Espírito Santo, porém nunca será impossível.

1. O DESAFIO DO AVANÇO DA CIÊNCIA.

E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará (Daniel, 12.4).
Estamos vivendo na época da modernidade, onde o conhecimento científico e a tecnologia aumentam cada vez mais, isto vem deixando as pessoas acomodadas, orgulhosas e endeusadas, a ponto de desprezarem a bíblia, que é a palavra de Deus, para ficarem embriagadas com a tecnologia e a ciência. Diante de tudo isso, somos desafiados a fazer diferença. A ciência tem o seu lado positivo e benéfico, dentro de um equilíbrio. A bíblia diz: A ciência incha, mas o amor edifica (ICo.8.1).
O crente pode e deve ser moderno. Mas, não deve ser mundano. Mas, todos os jovens crentes, há exemplo do jovem Daniel, devem ser cheios do Espírito Santo.

2. O DESAFIO DA MÍDIA.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm.12.1,2).
A mídia tem o poder de dominar a mente das pessoas, trazendo informações negativas, e comportamentos distorcidos. A nossa mente é um campo de batalha, é preciso firmar a nossa mente em Deus e ter a sua palavra como escudo. O profeta Isaías nos diz: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; Porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna (Is.26.3,4). Nesses últimos dias a mídia vem bombardeando as famílias e perturbando as mentes e os corações das pessoas, e mudando o comportamento da sociedade. O que é a mídia? A mídia é o mundo globalizado da informação, da propaganda e do entretenimento; que informa, propaga e diverte as pessoas, através do vídeo, do audio e da escrita. É preciso o crente está cheio do Espírito Santo, firmar suas convicções de fé em Deus e na sua palavra, e vencer o desafio de não ser manipulado pela mídia.

3. O DESAFIO DO SISTEMA MATERIALISTA.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (ITm.6.6-10).
Vivemos em um mundo materialista onde as pessoas valem o que tem, e não o que são. O império materialista tem dominado o mundo, o capitalismo prega que, a concorrência, a competição e o individualismo é algo salutar e deve crescer cada vez mais. A sede pela prosperidade material, já se tornou uma epidemia descontrolada na vida das pessoas e elas vivem em uma ansiedade desenfreada em busca das coisas materiais. Por conta disso muitas pessoas estão trocando sua herança espiritual, em detrimento das coisas materiais. Não devemos nos deixar levar pelas coisas materiais, que são terrenas e passageiras; e sim darmos prioridades as coisas que são cima, que são de Deus e são eterna.

4. O DESAFIO DO MUNDO CÉTICO E DESCRENTE DE DEUS.

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Co. 4.3,4).
Nunca na história vimos tantas pessoas enveredando pelo caminho do ceticismo, se tornando incrédulas e descrentes de Deus. As estatísticas dizem que o número de jovens céticos e descrentes de Deus, vem aumentando cada vez mais. Paulo declara que o deus deste século cegou a mente das pessoas para que elas não recebam a luz do evangelho e não entendam o plano da salvação.
Satanás, segundo a bíblia é o deus deste mundo, por duas vezes Jesus se refere a ele como o príncipe deste mundo (João, 14.30; 16.11), Jesus também o chama de homicida e pai da mentira (João, 8.44). Satanás é o rei das ilusões, ele teve a ousadia de tentar iludir Jesus com suas propostas indecentes, mas Jesus não aceitou (Lucas, 4.5-8). Ele controla e domina todas as pessoas que aceitam as suas ofertas e abraçam as suas propostas. A grande estratégia de Satanás é incutir na mente das pessoas a ideia que ele não existe. Muitas pessoas estão servindo e sendo servidas por satanás, diretamente, de forma consciente, ou indiretamente, de forma inconsciente. O grande flagelo da humanidade é a cegueira espiritual. Outra grande artimanha de satanás é enganar as pessoas com falsas religiões, muitos acreditam que estão servido ao Deus verdadeiro, mas estão cegas, sendo enganadas por satanás. Quando o apóstolo Paulo escreveu aos romanos, no primeiro século da era cristã, ele descreveu um quadro de total depravação e cegueira espiritual do mundo de sua época (Romanos, 1.18-32).
É fato que a ação de satanás tem crescido durante séculos, hoje, em pleno século XXI estamos vendo que a cegueira espiritual das pessoas vem aumentando. Muito estão cegos espiritualmente, são incrédulos em relação as coisas de Deus, e só acreditam no que vê. 
Estamos vendo acontecerem simultaneamente muitos sinais, nesse tempo, na nossa era, na nossa geração. É tempo de arrependimento, é tempo de volta-se para Deus e permitir que Ele retire esta cegueira espiritual, para que resplandeça a luz do evangelho de Cristo. O arrependimento não é para amanhã, é para agora, converta-se a Cristo Jesus, só Ele tem o perdão de pecados e salvação. Não há outro Deus, nem outro Caminhos a escolher a não ser Jesus Cristo o Filho de Deus. Jovem! Entregue-se a Deus sem reservas e vença a incredulidade e o ceticismo, seja crente, creia em Deus e no seu poder e você será feliz.

5. O DESAFIO DE VIVER PELA FÉ E CHEIO DO ESPÍRITO.

Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hebreus, 10.37,38).
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18).
Somos desafiados a viver pela fé e cheios do Espírito, em um mundo de pessoas cada vez mais materialistas e vazias de Deus. Estar estabelecido um sistema materialista onde as pessoas creem naquilo que vê e vivem uma fé de interesses nas coisas materiais, e são oscilantes em relação a Deus e a sua palavra. Quando tudo vai bem, tem fé. Quando vem a adversidade, a fé acaba e vem o desespero. São pessoas que estão vivendo um tipo de fé superficial, fundamentada e baseada nos seus próprios conceitos e crenças. Porém Jesus disse: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre (João, 7.38). É preciso viver uma fé verdadeira, fundamentada nas Escrituras Sagrada. Para vencer o desafio de viver pela fé e cheio do Espírito em pleno século XXI, se faz necessário andar na contra mão do sistema deste mundo e na pratica da palavra de Deus.

FINALMENTE:
Jovem! Você não é qualquer um, você é especial, você é um escolhido, você tem um chamado. O mundo passa e os seus prazeres, mas aquele que faz a vontade de Deus, vai permanecer para sempre. Decida-se definitivamente a entrega-se à Deus sem reservas, seja cheio do Espírito Santo. Deus vai te usar, basta você querer. Amém!