quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O ATALAIA DE DEUS.

Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Ez.3.17.
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois,ouvirás a palavra da minha boca e lha anunciarás da minha parte. Ez.33.7.

O que é um Atalaia? É uma espécie de vigia que fica em uma torre de observação, quando ele avista qualquer coisa que indica presença do inimigo, ele dá o sinal avisando para que todo o acampamento fique em alerta. O atalaia é aquele que recebe a mensagem de alerta da parte de Deus e anuncia para o povo; ou seja, ele é um intermediário. Todo atalaia precisa está atento a voz de Deus. O atalaia de Deus deve ser sensível a voz do Espírito, e ter uma percepção espiritual das coisas de Deus e das artimanhas do maligno. Neste últimos dias o inimigo tem derramado um veneno letal no mundo e no meio do povo de Deus, há um sistema anárquico sendo implantado no mundo, as pessoas estão perdendo o respeito pelas coisas sagradas e estão ficando cada vez mais céticas e materialistas. Infelizmente o inimigo tem conseguido misturar um veneno letal no meio do povo de Deus, trazendo inovações, modismo, mundanismo e heresias camufladas de verdade. Antigamente se dizia que o inimigo vinha de sapatinhos de lã para não ser percebido; hoje ele está entrando de tamancos e muitos não estão percebendo. O povo de Deus está precisando de discernimento, e visão espiritual para perceber o mal, e não deixar que ele prevaleça. Onde estão os atalaias de Deus?

UM GRITO PELA VIDA DA IGREJA.

Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. 2Rs.4.Vers.39.
É contraditório colocar algo que é tóxico dentro de uma panela de comida saudável. Essa panela pode significar a igreja. Infelizmente tem lideres que não estão vigiando e o mal está se instalando dentro da igreja; há igrejas que suas doutrinas estão contaminadas com parra bravas; e isso tem prejudicado a saúde espiritual da igreja. Essa erva venenosa pode atrofiar a vida de comunhão com Deus, dos crentes, e até mesmo levar a morte espiritual. O apóstolo Paulo orientando ao pastor Timóteo disse: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto,  te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1Tm.4.16.
Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Vers.40.
Quem tem o conhecimento e discernimento das coisas, percebe logo o mal, e dá o grito de alerta. Aqueles homens quando perceberam que havia morte na panela, gritaram avisando a Eliseu, para que não comessem. É necessário que haja homens e mulheres de Deus, para discernir onde está o mal, e dá o grito de alerta. Infelizmente estamos vendo muitas coisas contraditórias na igreja, que chegam até a distorcer as doutrinas ortodoxa da fé cristã. É preciso que os atalaias avisem, na condição de profetas de Deus, gritem e denunciem o mal, antes que o prejuízo seja devastador. Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças.
Jr.9.21.

UM GRITO PELA SANTIDADE DA IGREJA.

Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu reino. Prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina. Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre o teu ministério (2Tm.4.1-5.Versão King James).
Estamos vivendo esta época que o apóstolo Paulo alertou a Timóteo. Os dias são difíceis, os ortodoxos e abnegados pastores, estão sofrendo com muitos crentes dentro das igrejas (templos). Isto porque muitos não estão querendo ouvir o verdadeiro ensino da palavra; eles preferem ouvir o que gostam, uma palavra que seja cômoda a sua vida e que venha massagear o seu ego. O inverno espiritual, infelizmente está atingindo muitos dentro da igreja, muitos só pensam em riquezas, fama, status, mídia e posição social, política e eclesiástica. Há igrejas que não oram mais, fala sobre santidade é coisa do passado para muitos, pregar contra o pecado é ser ridículo e deselegante, a mensagem da cruz quase não se prega mais nos púlpitos de muitas igrejas. A igreja está ficando estafada da genuína palavra de Deus, está entrando em uma UTI espiritual e muitos tem nome de que vive mas estão mortos espiritualmente; são verdadeiros cadáveres ambulantes na igreja, no meio do povo de Deus. A Europa que foi no passado o berço do avivamento, perdeu o fervor e entrou numa geladeira espiritual. Muitos templos de igrejas na Europa fecharam as portas, e parte da Europa tem se tornado antipática ao Evangelho de Jesus Cristo. O Estados Unidos, que era considerado um pais quase 100% evangélico, tem caído bastante nas últimas pesquisas, e muitos estão vivendo um evangelho frio, materialista e sem vida. No Brasil,  o número de evangélicos vem crescendo de forma  acelerada, as últimas pesquisas indicaram que no ano de 2022 cerca de 50% da população brasileira será de evangélicos. Mas o grande problema é: Será que a maioria desses cristão realmente nasceram de novo? Será que o Evangelho está sendo pregado de forma verdadeira? Muitos estão fazendo mercantilismo, fazendo igrejas de comércio e explorando a fé do povo em troca de uma falsa prosperidade financeira. Muitos estão entrando no evangelho, mas o evangelho não está entrando na vida deles. Mas, o Espírito Santo, ainda continua levantando homens e mulheres como atalaias de coragem para aquecer a igreja e trazê-la de volta ao caminho da santidade e fervor espiritual, pelo poder da palavra de Deus. Amém!

UM GRITO PELA ORDEM SOCIAL.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade (1Tm.2.1,2). Esta recomendação do apóstolo Paulo, deixa claro que as autoridades precisam de orações, porque delas dependem toda ordem, leis e princípios que regem uma sociedade. A palavra de Deus nos ensina que devemos obedecer as autoridades, porque elas foram constituídas por Deus (Rm.13.1,2). A bíblia diz que, temer a Deus e guardar os seus mandamentos, é o dever de todo homem (Ec.12.13). Infelizmente, os governos e os homens que estão no poder, são na maioria das vezes egoístas, mentirosos e sem respeito com povo; muitos tem aparência de piedosos, mas não são. Deus está irado com uma política corrupta, onde os políticos não estão honrando os seus compromissos e promessas e estão fazendo leis que lhes favorecem e deixando os mais carentes às margens da pobreza e da miséria. Deus não está satisfeito com as atitudes dos políticos que estão criando leis que desabonam os princípios éticos da família e contrariam a sua palavra; Deus está irado com os políticos que por troca de favores e votos, agem de forma errada para prejudicar a maioria e beneficiar o seu grupo de corruptos. A política que é uma organização eficaz para promover a ordem e o desenvolvimento da sociedade, está sendo usada muitas vezes para oprimir e escravizar os cidadãos. Mas Deus há de trazer a juízo toda a maldade e tudo o que está encoberto será revelado. É tempo de arrependimento, o justo juiz está às portas.