domingo, 9 de novembro de 2014

SETE SINAIS QUE EVIDENCIAM A VOLTA DE CRISTO.

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo , disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso   tudo aconteça, mas ainda não é o fim.Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. Mt.24.1-14.

No sermão escatológico do Evangelho de Mateus, Jesus respondendo a pergunta dos discípulos falou sobre vários sinais que precederiam a sua volta e o fim dos tempos. A igreja está vivendo os últimos dias na terra. Todos os sinais que Jesus falou, relacionados à sua vinda já aconteceram, e estão se multiplicando. Tudo nos leva a crer, que Jesus está voltando. Maranata!. A  palavra de Deus nos diz: Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema (amaldiçoado); maranata! (O Senhor vem). 1Co.16.22. 

1. SINAIS POLÍTICOS (Mt. 24.1,2).

Na crucificação de Jesus, quando Pilatos perguntou à multidão Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Os Judeus responderam: Seja crucificado. Pilatos tomou água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. E respondendo todo povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. No ano 70 do começo da era cristã, o general Tito com todo o seu exército cercou Jerusalém; e fez um grande massacre aos Judeus, matando-os com crueldade. Além de destruir o templo e a cidade. A parti desse acontecimento Israel ficou disperso entre as nações, perdendo a sua identidade como nação. Na segunda guerra  mundial que terminou em 1945, Adoufo Hitle matou seis milhões de Judeus. Os Judeus pagaram o preço e até hoje estão pagando. No ano de 1948, a O.N.U. reuniu os líderes e chefes de governo, para decidir o destino da nação de Israel.  Na votação acerca do destino de Israel ouve um empate. E um brasileiro, o embaixador Osvaldo Aranha, deu seu voto de desempate à favor de Israel. E no dia 14 de maio de 1948 Israel ressurgiu como nação. Cumprindo assim a parábola da figueira, dita por Jesus no evangelho de Lucas cap.21.vers.29-33. Isto é um sinal que Jesus está voltando.

 2. SINAIS RELIGIOSOS (Mt.24.4,5,11).

E Jesus respondendo-lhes disse: Acautelai-vos que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
A parti desta profecia, há dois mil anos passado, surgiram muitos falsos cristos e profetas. Na época atual estamos vendo surgir muitos destes. Estamos vendo o sincretismo religioso, onde o sistema religioso chamado nova era, está misturando tudo, e dizendo que todo caminho leva à Deus. Os pseudos cristos e profetas estão por toda parte, tenhamos cuidado, eles tende a se multiplicar, isto é sinal que Jesus está voltando.

 3. SINAIS NATURAIS (Mt.24.7.-Lc.21.25,26).

E haverá fomes e pestes e terremotos em vários lugares. Angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes dos céu serão abalados. A bíblia declara que a terra geme, como que sentindo dores de parto. Por causa do pecado e da agressão do homem; a natureza está entrando em desequilíbrio. E isto vem ocasionando catástrofes constantes, através de terremotos, maremotos, chuvas em excesso, causando inundações, tufão de ventos, furacões e a temperatura cada vez mais aumentando. A poluição das grandes cidades estão causando o chamado, efeito estufa; e prejudicando a camada de ozônio. E isto aumenta a temperatura na terra. Com o aumento da temperatura, as geleiras nos polos tende a derreter, aumentando o volume de água no mar. quando as placas tectônicas se movimenta e chocam-se no mar, causa maremoto, o que chamam de tsuname. A natureza está clamando e dizendo: Jesus está voltando.

4. SINAIS SOCIAIS (Mt.24.12).

E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Com a multiplicação do pecado, as pessoas estão se tornando cada vez mais frias e tímidas, quanto ao amor à Deus e ao próximo. Vivemos em uma sociedade, onde a ética e a moral estão em decadência, ao ponto de chegar a um caos. A sociedade está doente, os valores estão invertidos, há uma tendência anarquista de liberalidade geral, as pessoas estão perdendo o respeito pelas coisas sagradas e estão sem vergonha de praticar atos imorais. Muitas famílias estão em crise e os governos perderam o controle da situação. O mal sobre veio à terra, mas a igreja está esperando a volta de Jesus. Maranata! Ora vem Senhor Jesus.
 
5. SINAIS CIENTÍFICOS (Dn.12.4).

Mas tu Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até o fim do tempo. Muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Desde os tempos remotos, a humanidade vem desenvolvendo e ampliando os seus conhecimentos. Mas, o grande avanço da ciência, veio a parti das três grandes revoluções: A revolução da imprensa no século 15, a revolução industrial no século 18, e  a revolução da ciência e da tecnologia que teve início no final do século 19, até os dias atuais. No ano de 1969 o homem conquistou a lua, chegando a hastear a bandeira do Estados Unidos em território lunar. Milhões de pessoas testemunharam este fato, vendo pela televisão. Eles agora querem ir ao planeta Marte. Porém a bíblia diz: Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor (Ob.v.4.).
As grandes invenções científicas, para encurtar as distâncias, são: A internet, as telecomunicações, os transportes rodoviários, ferroviários, hidroviários, aéreos e outros meios semelhante. Na bíblia o profeta Naum, profetizou acerca da velocidade quando disse: Os carros se enfurecerão nas praças, chocar-se-ão pelas ruas; o seu parecer é como o de tochas. Correrão como relâmpagos (Na.2.4.). Com o avanço da ciência as pessoas estão ficando cada vez mais, materialistas e céticas; até pensando que é um deus. Porém a bíblia diz, que em Jesus Cristo, estão escondidos todos os tesouros da ciência e da sabedoria. Glória pois à Ele, agora e sempre. A ciência tem o seu lado benéfico, porém não devemos depositar a nossa confiança nela. A bíblia diz: A ciência incha, mas o amor edifica (1Co.8.1). Apesar de todo avanço científico e de toda a modernidade, que facilita e traz conforto para a humanidade, Jesus nos adverte dizendo: Quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima (Lc21.28).

6. SINAIS ECLESIOLÓGICO (Mt.24.14).

E este evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então  virá o fim. A ordem imperativa de Jesus dada à igreja, vem sendo cumprida desde o tempo dos apóstolos, até os dias de hoje. Antes de Jesus   subir ao céu, ele prometeu enviar o Espírito Santo para capacitar a igreja. Ele disse: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que virá sobre vós. E sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At.1.8). Dois mil anos se passaram, e a igreja continua engajada nessa missão. Apesar de todos os meios de comunicação que a igreja tem usado para propagar o evangelho, a urgência na evangelização ainda é prioridade. A bíblia já foi traduzida em mais de 2.500 línguas e dialetos, as cortinas de ferro estão caindo, o nome Jesus é um dos mais pesquisado na internet, o número de igrejas evangélicas vem crescendo cada vez mais, há missionários espalhados nos cinco continentes do globo, a palavra de Deus é pregada diariamente, e o reino de Deus cresce a cada dia. Tudo isto é sinal que Jesus está voltando. Maranata!.

7. SINAIS ESPIRITUAIS (Jl.2.28,29; At.2.14-18).

Esta profecia do profeta Joel se trata de um sinal espiritual referente aos últimos dias. Este derramamento do Espírito cumpriu-se no dia de pentecostes, quando cerca de 120 crentes estavam reunidos em um cenáculo esperando o cumprimento da promessa feita por Jesus, que disse: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49). O apóstolo Pedro em seu discurso fez menção a esta profecia de Joel, como um sinal dos últimos dias. Os últimos dias na bíblia começou a ser contado a partir da vinda de Jesus; a carta aos hebreus nos afirma dizendo: Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo (Hb.1.1,2). O Espírito continua sendo derramado sobre todos e Ele está sacudindo a igreja e preparando o povo de Deus para o grande dia do arrebatamento, Jesus vem buscar uma igreja cheia do Espírito Santo. Aleluia!

CONCLUSÃO: A volta de Jesus não uma utopia, mas é uma realidade, embora muitos não acreditem e questionem sobre este fato. Está escrito que nos últimos dias surgiriam muitos escarnecedores, andando segundo as suas próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os nossos pais morreram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Mas, o Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, se não que todos venham a arrepender-se (2Pe.3.3,4,9). A bíblia nos adverte que os últimos dias seriam pontilhados de acontecimentos nunca antes vistos, e esta realidade nós estamos presenciando em nossos dias; isto é sinal que a volta de JESUS é iminente, Ele voltará. Amém!