sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

AS QUALIDADES DO JOVEM DAVÍ.

Então, disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem e trazei-me. Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de boa aparência; o SENHOR é com ele (1Sm.16.17,18).

Quando pensamos em Daví, logo nos vem a mente que ele era rei, pastor, músico, poeta, e guerreiro que matou um leão, um urso, derrotou o gigante Golias e venceu muitas batalhas. Em resumo, um dos maiores homens do Antigo Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: Traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter. Daví, apesar das suas fraquezas, possuía uma fé inabalável, era um homem sensível a voz de Deus, se arrependia e buscava o perdão de Deus de todo o coração. Por essas e outras qualidades, Deus achou graça em Daví, e lhe chamou homem segundo o seu coração (At.13.22). Daví ainda jovem já possuía qualidades que lhe destacava entre os demais. Quando o rei Saul estava sendo atormentado por um espírito mal, ele mandou que trouxessem alguém que soubesse tocar bem; logo lembraram de Daví, um jovem que possuía muitas qualidades.

AS QUALIDADES DE DAVÍ.

1. Boa aparência.

O jovem Daví tinha uma beleza exterior que lhe destacava, porém percebi-se que ele também refletia uma beleza interior, pelo seu bom caráter, comportamento e boas qualidades. Há um ditado que diz: "Beleza é fundamental". Porém ela só impressiona, é efêmera e passageira. Mas uma boa aparência com talentos e a presença de DEUS, pode abrir muitas portas.

2. Animado.

A tristeza não encontrava lugar no coração de Daví, ele estava sempre alegre e animado; cantando, adorando e compondo música para o louvor de Deus.

3. Sisudo em palavras (fala bem).

Daví era um jovem que falava com segurança, as suas palavras inspiravam confiança. Ele era cumpridor de seus deveres e estava sempre em dia com suas prestações de contas ao seu pai, como pastor de ovelhas.

4. Valente.

Daví era um jovem corajoso, ele relata que enquanto cuidava das ovelhas do seu pai, veio um leão para tragar o rebanho, ele o matou; em outra ocasião veio um urso, ele lhe resistiu e também o matou.

5. Guerreiro.

Daví era homem de guerra, quando ele estava sendo desafiado pelos filisteus ele não temeu, foi a luta contra o gigante Golias, e o venceu. Além das muitas batalhas que travou contra seus inimigos, e os venceu.

6. Músico (sabe tocar).

Daví era um músico completo, ele tocava, cantava e compunha músicas para o louvor de Deus. No livro dos salmos, Daví escreveu setenta e três dos cento e cinquenta registrados no livro.

7. O SENHOR é com ele (tem a presença de Deus).

O SENHOR, estava com Daví, este era o segredo do seu sucesso. Daví foi bem sucedido até enquanto ele procurou preservar a presença de Deus na sua vida. Sem dúvidas, as grandes vitórias de Daví foi porque o SENHOR era com ele. Conosco não será diferente, se o SENHOR estiver conosco a vitória será certa. José venceu no Egito, porque o SENHOR estava com ele. Moisés venceu no deserto, porque o SENHOR estava com ele. Ele disse: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. O Anjo do SENHOR, apareceu a Gideão e lhe disse: O SENHOR é contigo varão valoroso. Quando os filhos de Israel perderam a presença de Deus, eles foram derrotados. Nós podemos ter tudo, mas, se não tivermos a presença de Deus, estamos falidos, fadados ao fracasso e prestes a sermos destruídos. Mas, Jeová shamá está conosco, Ele disse: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!