sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

AS QUALIDADES DO JOVEM DAVÍ.

Então, disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem e trazei-me. Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de boa aparência; o SENHOR é com ele (I Samuel, 16.17,18).

Quando pensamos em Daví, logo nos vem a mente que ele era rei, pastor, músico, poeta, e guerreiro que matou um leão, um urso, derrotou o gigante Golias e venceu muitas batalhas. Em resumo, um dos maiores homens do Antigo Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: Traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter. Daví, apesar das suas fraquezas, possuía uma fé inabalável, era um homem sensível a voz de Deus, se arrependia e buscava o perdão de Deus de todo o coração. Por essas e outras qualidades, Deus achou graça em Daví, e lhe chamou homem segundo o seu coração (Atos, 13.22). Daví ainda jovem já possuía qualidades que lhe destacava entre os demais. Quando o rei Saul estava sendo atormentado por um espírito mal, ele mandou que trouxessem alguém que soubesse tocar bem; logo lembraram de Daví, um jovem que possuía muitas qualidades.

AS QUALIDADES DE DAVI.

1 - Boa aparência.

O jovem Daví tinha uma beleza exterior que lhe destacava, porém percebi-se que ele também refletia uma beleza interior, pelo seu bom caráter, comportamento e boas qualidades. Há um ditado que diz: "Beleza é fundamental". Porém ela só impressiona, é efêmera e passageira. Mas uma boa aparência com talentos e a presença de DEUS, pode abrir muitas portas.

2 - Animado.

A tristeza não encontrava lugar no coração de Daví, ele estava sempre alegre e animado; cantando, adorando e compondo música para o louvor de Deus.

3 - Sisudo em palavras (fala bem).

Daví era um jovem que falava com segurança, as suas palavras inspiravam confiança. Ele era cumpridor de seus deveres e estava sempre em dia com suas prestações de contas ao seu pai, como pastor de ovelhas.

4 - Valente.

Daví era um jovem corajoso, ele relata que enquanto cuidava das ovelhas do seu pai, veio um leão para tragar o rebanho, ele o matou; em outra ocasião veio um urso, ele lhe resistiu e também o matou.

5 - Guerreiro.

Daví era homem de guerra, quando ele estava sendo desafiado pelos filisteus ele não temeu, foi a luta contra o gigante Golias, e o venceu. Além das muitas batalhas que travou contra seus inimigos, e os venceu.

6 - Músico (sabe tocar).

Daví era um músico completo, ele tocava, cantava e compunha músicas para o louvor de Deus. No livro dos salmos, Daví escreveu setenta e três dos cento e cinquenta registrados no livro.

7 - O SENHOR é com ele (tem a presença de Deus).

O SENHOR, estava com Daví, este era o segredo do seu sucesso. Daví foi bem sucedido até enquanto ele procurou preservar a presença de Deus na sua vida. Sem dúvidas, as grandes vitórias de Daví foi porque o SENHOR era com ele. Conosco não será diferente, se o SENHOR estiver conosco a vitória será certa. José venceu no Egito, porque o SENHOR estava com ele. Moisés venceu no deserto, porque o SENHOR estava com ele. Ele disse: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. O Anjo do SENHOR, apareceu a Gideão e lhe disse: O SENHOR é contigo varão valoroso. Quando os filhos de Israel perderam a presença de Deus, eles foram derrotados. Nós podemos ter tudo, mas, se não tivermos a presença de Deus, estamos falidos, fadados ao fracasso e prestes a sermos destruídos. Mas, Jeová shamá está conosco, Ele disse: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!