sábado, 3 de janeiro de 2015

O QUARTO DO PROFETA ELISEU.

Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Sunén, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava, ali se dirigia a comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. E sucedeu um dia que veio ali, e retirou-se àquele quarto, e se deitou ali (2Reis, 4.8-11).

Eliseu, o profeta da porção dobrada, foi um homem sujeito as mesmas paixões que nós, mas ele superou e venceu o pecado em sua época. Um homem de caráter admirável que não se dobrou ao sistema do paganismo nem se vendeu como profeta para agradar os reis idolatras, mas confrontou o pecado deles.
Eliseu era um homem de profunda comunhão com Deus, no seu secreto, Eliseu tinha um lugar para ficar a sós  com Deus, em seu quarto (quarto fala de intimidade) Eliseu falava com Deus e recebia Dele as suas palavras para transmitir ao povo.

AS QUATRO MOBILIA DO QUARTO DE ELISEU.

1. CAMA.

Lugar de descanso, o servo do Senhor é homem de Deus e não Deus, por isso precisa de um tempo para descansar da correria do dia a dia, da agitação. É também durante o sono que Deus se revela através de sonhos. Jacó enquanto dormia teve um sonho, e no sonho ele via uma escada cujo topo tocava nos céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela (Gn.28.10-12). Talvez os teus sonhos não sejam os sonhos de Deus, porém Deus tem um sonho para ti. Deixa Deus sonhar os teus sonhos.

2. MESA.

Lugar para se alimentar, ter comunhão.
Na mesa Jesus orou, se alimentou e conversou com os seus discípulos.
O salmista Daví disse: Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos (Sl.23.5).
Os israelitas questionaram a Deus: E falaram contra Deus e disseram: Poderá Deus, porventura, preparar-nos uma mesa no deserto? (Sl.78.19).
Deus responde com outra pergunta: Haveria alguma coisa difícil ao SENHOR? (Gn.18.14).
Quem se alimenta da palavra de Deus e tem comunhão com Ele, sempre terá fé para crer no impossível. Nunca devemos nos afastar da mesa de Deus.

3.CADEIRA.

Cadeira significa lugar de honra, posição de destaque.
Serve também para sentar, refletir, ler e meditar na palavra de Deus.
Quem sabe se Eliseu nos seus momentos de devoção lia e meditava em seus escritos da época quando era aluno da escola de profetas, cujo instrutor era Elias. É bem provável também que ele lia e refletia a Lei de Moisés (a torá). Quem senta na cadeira da paciência e busca a leitura e a meditação do livro sagrado, receberá de Deus a revelação e será considerado como profeta de Deus. Fica debaixo da promessa, senta na cadeira da paciência, e Deus vai te colocar em cadeira de honra.

4. CANDEEIRO.

Serve para iluminar, trazer a luz, a revelação, clarear a visão do profeta, não basta ter o conhecimento, se não tiver a revelação da palavra será apenas um discurso vazio. As cinco virgens néscias tinham  as lâmpadas(candeeiros), mas não o azeite (a luz, a revelação) elas não tinham.
O segredo dos crentes não está nos livros, nas faculdades que cursou, nos títulos alcançados, nos seus méritos ou status social; mas na sua intimidade com o SENHOR.