segunda-feira, 9 de março de 2015

AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS.

Se perdoardes alguma coisa a alguém, também eu perdôo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma falta a ser perdoada, perdoei na presença de Cristo, por amor de vós, a fim de que Satanás não tivesse qualquer vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas artimanhas (2Co.2.10,11).

Satanás é real, ele está vivo e atuante no planeta terra. Muitos tentam ignora-lo e negar a sua existência, considerando-o apenas um símbolo do mal. Muitos o imaginam como alguém que tem chifres, patas, rabo e um garfo grande nas mãos, e preside um lugar chamado inferno. Existe um inimigo atuante, destrutivo e inteligente que fará de tudo para desviar o ser humano e impedi-lo de alcançar todo o seu potencial e cumprir o propósito que Deus traçou para sua vida. A Bíblia apresenta-o como alguém real, que não deve ser ignorado. Quem ignora Satanás se torna vítima constante das sua artimanhas.
Ele é alguém que faz de tudo para que o homem não se converta a Jesus, e que os já convertidos caiam de sua firmeza em Cristo. É alguém contra quem precisamos nos defender e lutar com armas espirituais. Mas é também alguém que já foi vencido por Jesus na cruz. A vitória de Jesus sobre Satanás é nossa também, mas é indispensável que permaneçamos leais a Deus, e que o poder do Espírito Santo opere em nós.
Não devemos subestimá-lo, também não devemos superestimá-lo, porém temos que nos sujeitarmos a Deus, resisti-lo, e ele fugirá. É o que nos recomenda a palavra de Deus na epístola de Tiago: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg.4.7). 

AS ESTRATÉGIAS E ARMADILHAS DE SATANÁS.

Satanás é inteligente, sagaz, astuto, malicioso, e acima de tudo enganador e mentiroso. Ele é especialista em distorcer a palavra de Deus, e oferecer vantagens para atrair as pessoas para o caminho do erro. Antigamente se dizia que Satanás vinha de sapatos de lá para não ser percebido, hoje ele está vindo de tamancos e muitos não estão percebendo. A grande estratégia de Satanás nestes últimos dias, não é fazer com os crentes se desviem da Verdade e saiam da igreja; ele quer manter os desviado dentro da igreja para perturbar, tirar a paz e levarem outros a pecarem.
Satanás é muito ardiloso, e nós não podemos ignorá-lo. Ele não pode atacar a Deus diretamente, mas vive para atacar a Sua criação mestra, a saber: nós.
Ardilosamente Satanás conseguiu dominar os nossos primeiros pais, e, com eles, toda a raça humana. Só pela regeneração é que o homem pode livrar-se do seu domínio, o que não implica em ausência de tentação. Mesmo depois de convertidos e perdoados por Jesus, Satanás não vai deixar de nos atacar, continuaremos sendo tentados. E parece que quanto mais fazemos a vontade do Senhor, mais atacados somos.
Satanás é um oportunista, ele sempre busca uma oportunidade para tentar nos destruir, por isso a bíblia nos recomenda: Não deis lugar ao diabo (Efésios, 4.7). Devemos manter o equilíbrio espiritual e vigiar porque Satanás trabalha diuturnamente para tentar nos tragar. Assim está escrito: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bradando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pedro, 5.8). Ele usa de muitos métodos para querer nos destruir. Vamos descrever apenas alguns.

1. CETICISMO (dúvida, descrença ).

Disse o néscio no seu coração: Não há Deus... (Sl.53.1)
Nunca na história da humanidade tivemos um número tão expressivo de pessoas que passaram a não acreditar em Deus. A grande estratégia de Satanás é incutir na mente das pessoas a ideia que ele não existe.
Deus existe, Ele está vivo e em plena atividade. Deus não está inerte, estático ou parado, mas Ele está sempre presente e em ação. Deus é criador, provedor e comandante de toda a sua criação, Ele não entregou o mundo a sua própria sorte, mas Ele está no controle de todas as coisas. O maior engano de Satanás é fazer as pessoas pensarem que Deus está morto.
O meu Deus não está morto, Ele está presente à cada amanhecer. Deus não morreu, Ele vive dentro de mim, e Sua luz ilumina todo o meu ser. Ele está vivo e gritando por todos aqueles que desacreditam Nele. Ele nunca morreu, Ele sempre esteve aqui, clamando por atenção, esperando de nós um pouco de fé. Jesus não morreu naquela cruz, Ele apenas adormecia, até o terceiro dia em que acordou. O Criador do universo ainda vive, e porque Ele vive hoje estamos aqui. Só porque Ele algum dia lhe disse um não, não quer dizer que Ele tenha morrido. Deus não morreu para mim, Ele continua aqui, à cada respirar. Se algum dia Ele esteve morto para você, o permita ressuscitar, só depende de você. Deus não está morto, Ele nunca esteve.

2. CEGUEIRA ESPIRITUAL.

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Coríntios, 4.3,4).
Satanás, segundo a bíblia é o deus deste mundo, por duas vezes Jesus se refere a ele como o príncipe deste mundo (João, 14.30; 16.11), Jesus também o chama de homicida e pai da mentira (João, 8.44). Satanás é o rei das ilusões, ele teve a ousadia de tentar iludir Jesus com suas propostas indecentes, mas Jesus não aceitou (Lucas, 4.5-8). Ele controla e domina todas as pessoas que aceitam as suas ofertas e abraçam as suas propostas. O grande plano de satanás é manter as pessoas cegas espiritualmente para que não resplandeça a luz do evangelho de Jesus. Muitas pessoas estão servindo e sendo servidas por satanás, diretamente, de forma consciente, ou indiretamente, de forma inconsciente. O grande flagelo da humanidade é a cegueira espiritual. Outra grande artimanha de satanás é enganar as pessoas com falsas religiões, muitos acreditam que estão servido ao Deus verdadeiro, mas estão cegas, sendo enganadas por satanás.
A falta de conhecimento de Deus e da sua palavra, tem levado as pessoas a destruição, por causa da cegueira espiritual. Assim está escrito: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Oséias, 4.6a).

3. RANCOR ( falta de perdão ).

E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que havia alguma falta a ser perdoada, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás (2Co.2.10).
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mt.6.14,15).
Uma pessoa rancorosa é uma pessoa que não perdoa, guardar rancor é fazer o jogo de Satanás e cair na sua armadilha. Há uma frase que diz: Guardar rancor é como segurar um carvão em brasa para joga-lo em outra pessoa; você é o único que se queima. A conciliação, o pedido de desculpa e o perdão são palavras que estão ficando de fora do vocabulário de muitas pessoas. Muitos preferem insistir no erro e na arrogância, mesmo sabendo que estão errados. Estamos vivendo dias difíceis, em que as pessoas estão perdendo a capacidade de perdoar, de se reconciliar e viverem em paz. Muitas vezes a falta de Deus no coração tem levado as pessoas a viverem em guerra e semearem discórdia, isto no meio familiar, na igreja, no trabalho e no meio onde convivem. Porém Jesus, o nosso Senhor e Salvador nos disse: Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mt.5.9). O escritor da carta aos hebreus diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem (Hb.12.14,15).

4. MENTIRA (calunia, engano, sofisma).

Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da propriedade? (At.5.3).
A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que Yahweh Deus havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que Deus falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’Ao que declarou a mulher à serpente: “Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Deus disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais! A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! Ora, Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e vós, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal!”(Gn.3.1-5).
Pois tenho verdadeiro ciúme de vós e esse zelo vem de Deus, pois vos consagrei em casamento a um único esposo, que é Cristo, a fim de vos apresentar a Ele como virgem pura. Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo. (2Co.11.2,3).
O caluniador é um mentiroso. A mentira é uma das mais terríveis e mortais armas do Diabo, tanto que a expressão "caluniadores" vem do termo grego original diábolos, que significa caluniador, "lançadores de mentira".
O mundo político, social e religiosos são alvos constantes de calunias, pessoas públicas e que estão na mídia muitas vezes são os principais alvos dos caluniadores. A calunia é uma ação diabólica que tem origem em uma mente doentia, dominada pelo ódio, inveja e coisas semelhante, para destruir a reputação e a vida de uma pessoa. Infelizmente, vivemos rodeados de pessoas maldosas que vez por outra usam deste artifício para querer tirar proveito e prejudicar a vida dos outros. Que a nossa oração seja semelhante a do salmista, que disse: SENHOR, livra-me dos lábios caluniadores, da língua mentirosa e traiçoeira! (Sl.120.2). Amém!

5. HIPOCRISIA.

O que é hipocrisia?
Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça. Mais tarde passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos.
O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência.
A palavra de Deus nos exorta dizendo: Portanto, livrando-vos de toda malignidade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência, desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação, se é que já provastes que o Senhor é bom (1Pedro, 2.1-3).

6. ORGULHO (soberba, presunção).

Esta é uma declaração digna de todo crédito: Se alguém almeja o episcopado, de fato, deseja algo excelente. É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não amante do dinheiro. 
Não deve ser recém convertido, a fim de que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não seja envergonhado nem caia na armadilha do Diabo (1Tm.3.1-3,6,7).
A soberba, o orgulho e presunção teve origem no coração de Lúcifer, conforme está escrito no livro de Isaías, 14.12-15. Ezequiel, 28.11-19. Uma das grandes estratégias de Satanás é fazer com que esta semente se multiplique e domine os corações das pessoas, principalmente as que delegam poderes e estão em posição de liderança.
O orgulho, a soberba e a presunção são terríveis e prejudiciais na vida de uma pessoa, podendo leva-la a queda e a destruição. Está escrito:  A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). A soberba é um dos piores defeitos do ser humano. Na prática a soberba é o mesmo que arrogância; se sentir superior e auto confiante em exagero. Uma pessoa soberba não demonstra nenhuma característica de humildade. Segundo o dicionário informal, Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.
Uma pessoa soberba ela é orgulhosa, se acha acima da média e é inflexível. Porém a bíblia diz: "Deus se opõe aos soberbos, mas concede graça aos humildes" (Tg.4.6). 

7. IDOLATRIA. 

Dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro (1Ts.1.9).

O homem por te sido criado a imagem e semelhança de Deus, por ter Deus soprado em seus narizes o fôlego da vida, ele é em sua essência um ser religioso. A busca constante do homem por Deus, é desde os tempos remotos, visto que isto se tornou algo inerente ao ser humano. Nessa busca desenfreada o homem sem ter a direção certa, ele passa a acreditar em tudo aquilo que lhe é apresentado e que lhe convença que é o seu deus. Uma das grandes armadilhas e engano de Satanás foi fazer o homem acreditar que existem deuses, e que estes devem ser adorados e reverenciados. Na intenção de tirar o foco do Deus vivo e verdadeiro, Satanás seduziu e convenceu o homem, levando-o a construir uma imagem de escultura e presta-lhe culto em adoração. Acerca deste assunto assim escreveu o profeta Isaías: Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses (Is.42.17). Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar (Is.45.20). Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Is.45.22). Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura (Is.42.8). Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador (Is.43.11). Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa  fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Is.43.13)
 
COMO VENCER OS ATAQUES DE SATANÁS?

Satanás não é invencível, porém ele é incansável e persistente. Ele busca ocasião para matar, roubar e destruir (Jo.10.10). Esta é a sua especialidade; a sua natureza é mal, o seu propósito é perseguir e fazer guerra contra a humanidade, principalmente os servos de Deus.

1. REVESTINDO-SE DA ARMADURA DE DEUS.

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:10-18).

2. PERCEBENDO, NÃO IGNORANDO SEUS ARDIS. 

 porque não ignoramos os seus ardis. (2 Co. 2:11).

3. NÃO DANDO LUGAR A ELE.

Não deis lugar ao diabo. (Efésios 4:27). 
Disse, então, Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo...(Atos, 5.3).

4. RESISTINDO-LHE.

Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7).
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre vossos irmãos no mundo (1Pe.5.9).

5. SENDO SÓBRIO E VIGILANTE.

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8).
Infelizmente, por falta de vigilância, Satanás tem conseguido misturar um veneno letal no meio do povo de Deus, trazendo inovações, modismo, mundanismo e heresias camufladas de verdade. Antigamente se dizia que o inimigo vinha de sapatinhos de lã para não ser percebido; hoje ele está entrando de tamancos em muitas igrejas e muitos não estão percebendo. O povo de Deus está precisando de discernimento e visão espiritual para perceber o mal, e não deixar que ele prevaleça.

6. PELA PALAVRA, A ESPADA DO ESPÍRITO.

Jesus o nosso Mestre nos deixou o exemplo, vencendo o Diabo pela palavra. Quando o próprio Satanás fez citações da palavra de Deus, Jesus lhe respondeu combatendo-o com a palavra de Deus por três vezes dizendo: Está escrito. Mateus, 4.4,7,10.
O apóstolo Paulo nos recomenda que tomemos posse de toda armadura de Deus, para combatermos contra as astutas ciladas do Diabo, dentre estas armaduras está a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17).
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12).

7. PELO PODER DO NOME DE JESUS.

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios...(Mc.16.17).
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.57).
O nome de JESUS é reverenciado no céu, adorado na terra, e temido no inferno.

O nome de JESUS no céu é Glória, na igreja é Graça, no inferno é Juízo.
No nome de JESUS, as enfermidades fogem, os endemoniados são libertos e os demônios são expulsos.
JESUS, nome que está acima de todo o nome. Esse nome tem poder.
A vitória é nossa, em nome de JESUS! Amém! 
 
O  DIABO  NÃO  RESPEITA:  
O exército dos religiosos.  
O exército dos  intelectuais.  
O exército dos capitalistas,  
O exército dos materialistas.  
O exército dos incrédulos, dos medrosos e dos covardes. 
Mas ele teme e treme diante do exército do Senhor Jesus Cristo, que é a sua igreja. A palavra de Deus assegura: As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Jesus. Aleluia!