domingo, 5 de abril de 2015

AS MARCAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO.

Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristão (At.11.26).

Ser cristão é ser parecido com Cristo, será que as nossas atitudes e caráter correspondem ao de Cristo?
Muitos hoje tem o titulo de cristão, mas será que as nossas atitudes demonstram ao que verdadeiramente deve ser um cristão autêntico? Ser cristão só porque acredita em Jesus e frequenta uma igreja muitos são; porém o verdadeiro cristão deve ser parecido com Cristo, em seu caráter e atitudes.
A palavra cristão aparece apenas três vezes no texto sagrado: Em atos 11.26, atos 26.28, 1Pedro.4.15,16. Os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristão na cidade de Antioquia, pelo fato de serem reconhecidos como seguidores de Cristo. Ser cristão para muitos virou moda, ser cristão não é moda é mudança de vida; muitos se dizem discípulos de Cristo, porém o seu testemunho e as suas atitudes não condiz com a postura de um verdadeiro cristão. Ter o titulo de cristão só porque faz parte de alguma denominação evangélica ou católica, muitos tem; ser cristão só porque carrega a bíblia e frequenta os cultos de uma igreja, também existem muitos. Porém o verdadeiro cristão procura seguir os passos de Jesus Cristo, e obedecer a sua palavra. Não são poucos os que estão vivendo um cristianismo de fachada, ao seu bel-prazer, dentro de sua própria conveniência. Muitos se tornaram cristãos nominais e estão dentro das igrejas (templos) vivendo de aparência. Atualmente existem muitos cristãos com atitudes de fariseu, eles são crentes e aparentam ser bons cristãos, mas na prática são vazios de Cristo.

CINCO CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM UM VERDADEIRO CRISTÃO:

1. DISCÍPULO DE CRISTO.

Não é o discípulo mais do que seu mestre, nem é o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? Mt.10.24,25.
O discípulo é aquele que segue e pratica os ensinamentos do seu mestre. O verdadeiro discípulo, além de seguir e praticar os ensinos do seu mestre, ele está disposto a sofrer e até morrer pela causa do mestre. Existe diferença entre o seguidor e o discípulo: O seguidor ele apenas segue e não tem compromisso direto com o mestre; Já o verdadeiro discípulo, além de seguir e praticar os ensinamento do mestre, ele é comprometido e estar disposto a defender e se possível até morrer por amor ao mestre.
Os seguidores não íntimos, os discípulos são. Está escrito: Assim, por meio de muitas parábolas semelhantes Jesus lhes comunicava a Palavra, conforme a medida das possibilidades de compreensão de seus ouvintes. E nada lhes transmitia sem usar alguma parábola. Entretanto, quando estava em particular com os seus discípulos, explicava-lhes tudo claramente (Mc.4.33,34).

2. IMITADOR DE CRISTO.

Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo! (1Co.11.1).
Imitar a Cristo significa ter atitudes parecidas ou idênticas a de Cristo. O apóstolo João diz: Quem declara que permanece nele também deve andar como Ele andou (1Jo.2.6).

3. SOFREDOR POR CRISTO.

Se sois insultados por causa do nome de Cristo, bem-aventurados sois, porquanto sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Mas nenhum de vós sofra como homicida, ladrão, praticante do mal, ou como quem se intromete em negócios alheios. Entretanto, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus por meio desse nome (1Pe.4.14-16).
Sofrer por amor a Cristo significa suportar insultos, desprezo, oposição e até mesmo ser odiado por ser um Cristão, discípulo de Jesus.

4. DEFENSOR DE CRISTO.

Amados, enquanto me preparava com grande expectativa para vos escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário, antes de tudo, encorajar-vos a batalhar, dedicadamente, pela fé confiada aos santos de uma vez por todas (Judas,3). 
Devemos batalhar em defesa da nossa fé cristã. Defender o nome de Cristo significa se opor a todos quantos queiram escarnecer e ridicularizar o nome e o bom caráter de Cristo. 

5. ARAUTO DE CRISTO.

Indo Filipe à de Samaria, lhes anunciava a Cristo (At.8.5).
Ser arauto de Cristo é ser um anunciador de Boas Novas do Evangelho. Um verdadeiro cristão não se envergonha do evangelho de Cristo. O apóstolo Paulo disse: Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm.1.16). O que marca e identifica um verdadeiro discípulo de Cristo, é o seu prazer em falar de Cristo para outras pessoas.
 
Conclusão: Ter o título de cristão hoje para muitos é status, virou moda. Mas, a bem da verdade nós percebemos que o verdadeiro cristianismo é pouco praticado, muitos dos que se dizem cristãos, na prática estão muito distante daquilo que o Mestre Jesus ensinou.