sábado, 6 de junho de 2015

HUMILDADE, UMA QUESTÃO DE HONRA.

O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade (Pv.15.33).

A humildade é uma virtude rara de se encontrar nas pessoas, tem pessoas que fingem ser humildes, mas não são. A humildade não está caracterizada pela classe social das pessoas ou pelas suas vestes, nem pelo seu jeito manso de falar ou andar. A verdadeira humildade parte do coração e é demonstrada com gestos verdadeiros. A humildade é o oposto da soberba, da arrogância e da presunção. Tem pessoas que desde a sua índole traz consigo essa virtude; outras se deixam lapidar pelas experiências da vida e conseguem ser humilde, porém há pessoas que nunca irão conseguir esta virtude, visto que o seu ego não lhes deixam ser flexível nem se dobrar quando necessário.
Humildade: uma virtude com má reputação.
Em nossa sociedade a pessoa humilde não é bem vista, dela diz-se que não tem ambição nem garra, é fraca de personalidade, que não sabe se impor, é tida como boba, idiota, que não sabe aproveitar as oportunidades e chances que a vida lhe dá e se deixa ultrapassar pelos outros. Não se apega às conquistas conseguidas, não se agarra ao prestígio e ao poder dela emanados, mas deles se afasta, deixando o caminho livre para os adversários e concorrentes.
Neste mundo nos esbarramos no orgulho, na vaidade, nas relações de poder sobre o outro, na soberania, na arrogância, resvalando-nos em pessoas fracas, com relações doentes, sem respeito a si e aos outros, incapazes de amar e serem amadas. Muitos fecham os olhos a simplicidade engrandecendo o ar de superioridade alimentado pela hipocrisia do dia a dia, considerando a humildade como fraqueza, desconsiderando a real característica do humilde que se relaciona ao respeito, gentileza, sensibilidade, graciosidade e simplicidade. Quem é humilde valoriza as pequenas e grandes conquistas, são dignos e tratam os outros com dignidade.

AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA HUMILDE.

O nosso grande exemplo de humildade foi e é Jesus. Ele disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt.11.29). Há um detalhe; é preciso diferenciar humildade de covardia. Deixa de denunciar o erro, ser omisso e não falar a verdade quando necessário é ser covarde e não humilde. O próprio Jesus, sendo manso e humilde de coração, não tolerou os que faziam negócio como vendedores e cambistas dentro do templo (Mt.21.12,13). Moisés na sua época era o homem mais manso da terra (Nm.12.3). Todavia quando ele desceu do monte com as duas tábuas de pedra nelas escritas os dez mandamentos pelo próprio Deus, e viu o povo entregue ao pecado e desviado do caminho de Deus, ele irou-se e as quebrou como sinal de protesto e mandou matar os idólatras (Ex.32.15-29). A humildade não dissimular nem tolera o pecado e detrimento de favores.

O HUMILDE NÃO LOUVA A SI MESMO.

Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva (2Co.10.18).

O HUMILDE NÃO TOCA TROMBETA QUANDO AJUDA ALGUÉM.

Guardai-vos de fazer a vossa caridade e obras de justiça diante dos homens, com o fim de serem vistos por eles; caso contrário, não tereis qualquer recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão (Mt.6.1,2).

O HUMILDE PERDOA.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef.4.12).

O HUMILDE SE CONSIDERA O MENOR.

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo (Fp.2.3).

O HUMILDE GOSTA DE SERVIR E FAZ TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS.

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus (1Co.10.31).

PROMESSAS DE DEUS PARA OS HUMILDES.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus (Mt.5.3).

A recompensa ao temor do SENHOR e ao comportamento humilde são a riqueza, a honra e a vida! (Pv.22.4).

A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra (Pv.29.23). 

Antes dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá porém, graça aos humildes (Tg.4.6).

E o que a si mesmo se exalta será humilhado; e o que a si mesmo se humilha será exaltado (Mt.23.12).

FRASES SOBRE HUMILDADE.

Cada vez que você subir um degrau NO SUCESSO, desça dois na HUMILDADE.

A HUMILDADE não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos.

JESUS, o maior líder da história, demonstrou que é a HUMILDADE que nos torna GRANDES!!!

O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a HUMILDADE faz grandes homens.

Se fôssemos mais HUMILDES e éticos teríamos menos problemas.