sábado, 4 de julho de 2015

A VOLTA DO PREGADOR.


Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, aconselha, repreendas, exortes, com toda a paciência e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm.4.1-5). 

Pregadores há muitos, mas os verdadeiros arautos da Palavra estão em extinção. Pregadores animadores de publicos, pregadores de autoajuda, pregadores provocadores de emoções, sensacionalistas, que usam frases de efeitos com seus jargões e gritos, destes têm muitos. Mas o verdadeiro pregador da Palavra de Deus precisa voltar para falar as verdades de Deus para o povo.

Nos filmes de Faroeste "Made in Hollywood" também há a figura do pregador que anda de cidade em cidade, bem trajado e com o Livro Sagrado na mão, ele prega contra os vícios e a depravação que minam a sociedade. Temendo o desmoronamento da família, na ponta da língua, ele nunca ignora o sofrimento dos mineiros, a exploração dos trabalhadores do caminho-de-ferro, ou a especulação dos ricos sobre as novas vitimas dos criadores de gado.

Quando o liberalismo teológico implanta o caos e os valores da família são empurrados para o brejo, os cristãos precisarão resgatar a figura do pregador itinerante, aquele tipo que tenta de todas as formas colocar o povo de Deus no caminho da retidão.

Estamos vivendo o tempo da inversão de valores, o tempo do reino de Laodiceia, a igreja rica que tem os melhores teólogos, mas Cristo está do lado de fora batendo na porta (AP.3 17,20). Talvez alguém permita que ele entre e transforme totalmente a sua vida.

As almas aflitas pedem socorro! Há veneno na panela, mas onde estão os pregadores compromissados com a Palavra, que prega a Verdade de Deus na unção do Espírito. Aqueles que pregam o que o povo precisa ouvir e não o que agrada aos ouvidos do povo. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2 Tm.4.3,4). 

Haverá alguém que grite “Eis-me aqui, envia-me a mim!”?
Diante da grande escarses de pregadores comprometido com a Palavra, há um remanescente de pregadores que se mantêm fiel Deus e a sua Palavra. Amém!

Texto adaptado de ICM OBREIROS, Portal de estudos bíblicos.