sábado, 5 de setembro de 2015

A ÚLTIMA TROMBETA.

Eis que eu vos declaro um mistério: nem todos dormiremos, mas certamente, todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porquanto a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados (I Coríntios, 15.51,52). 

Trombeta na bíblia é sinal de alerta, de convocação, de reunião, de ajuntamento.
Por que ela é chamada de "última trombeta"?
Porque então a dispensação da graça chegará ao fim. A dispensação da anunciação do Evangelho da graça começou com uma "trombeta" e terminará com uma trombeta. Por que ela começou com uma "trombeta"? Porque podemos dizer que a pregação do Evangelho "repercutiu", "ressoou" ou foi "trombeteada". Por exemplo, a frase: "Porque de vós soou a palavra do Senhor..." (I Ts.1.8), significa dizer: "porque vocês trombetearam a palavra do Senhor". Em Romanos 10.18 está escrito: "Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo."
A trombeta do Evangelho conclamando para a salvação em Jesus Cristo, está ressoando há mais de dois mil anos. Em breve se ouvirá a última trombeta, o Evangelho deixará de ser pregado, a dispensação da graça chegará ao fim e a Igreja terá concluída a sua missão, e será chamada para subir à casa do Pai. 
 
A TROMBETA NO ANTIGO TESTAMENTO.

No Antigo Testamento, o tocar das trombetas tinha uma linguagem objetiva; para cada toque uma mensagem.
No livro de Números 10.1-10. Nesse trecho do Antigo Testamento são mencionadas duas trombetas de prata que eram tocadas em certas ocasiões.
A ordem de Deus dizia: "Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocares a congregação e para a partida dos arraiais" (Nm.10.2). Portanto, estas trombetas de prata eram tocadas para convocar, chamar, juntar e reunir, e por outro lado para levantar do acampamento e partir. Isto também está relacionado com a igreja, que foi chamada e convocada a pregar o Evangelho, e em breve vai partir ao encontro do Senhor Jesus Cristo.

É interessante verificar que essas trombetas eram confeccionadas de prata. A prata é símbolo da nossa redenção (salvação). O siclo de prata do resgate [salvação] (Êxodo, 30.12,13). Esses siclos eram dados como pagamento de resgate pela vida dos israelitas, para que não houvesse entre eles nenhuma praga. Isso também nos faz lembrar das 30 moedas de prata que foram pagas pela prisão do Senhor Jesus, que obteve a nossa salvação na cruz.
 


O QUE ACONTECERÁ QUANDO A ÚLTIMA TROMBETA TOCAR?

Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor; que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (I Ts.4.15-17).

Em que será que pensaram os tessalonicenses, que em grande parte eram judeus, quando Paulo escreveu sobre a trombeta? O livro de Apocalipse ainda não havia sido escrito, portanto eles ainda não sabiam nada sobre as sete trombetas de juízo ali descritas. Por isso, certamente eles pensaram na trombeta da salvação de Números 10.1-10. Nesse trecho do Antigo Testamento são mencionadas duas trombetas de prata que eram tocadas em certas ocasiões. 
É muito interessante observar o que Paulo detalhou: "...Porque o mesmo Senhor descerá do céu... com a trombeta de Deus...". Isto quer dizer que o próprio Senhor – como Sumo Sacerdote da Sua Igreja – tocará a trombeta, porque ela estará na Sua mão. Ele mesmo chamará os seus para Casa do Pai. Ele mesmo dará a ordem e o sinal para a retirada da Sua Igreja.
Isso também é o mais provável, pois a trombeta é chamada de "trombeta de Deus", e Jesus Cristo é Deus. Por que não seria o Salvador que haveria de chamar os seus salvos? Detalhe, no Antigo Testamento apenas os sacerdotes podiam tocar as trombetas. Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote. 

As sete trombetas de juízo do Apocalipse capítulos 8 ao 11, são empunhadas e tocadas por anjos. Por isso, deve haver uma diferença entre a trombeta do arrebatamento e as sete trombetas de juízo no livro de apocalipse.
Depois que a última trombeta tocar e a igreja for arrebatada começará a grande tribulação e será iniciada o toque das sete trombetas do juízo de Deus.

Quando a última trombeta tocar acontecerá três fatos:
- Os mortos em Cristo ressuscitarão.
- Os crentes fieis serão arrebatados.
- Haverá lamentação e clamor na terra.

Maranata! Que estejamos preparados para ouvir o som da última trombeta, pois em breve ela vai soar, e o Senhor Jesus Cristo, virá arrebatar a sua igreja. Amém!