domingo, 19 de junho de 2016

ABRAÃO, UM HOMEM DE ALTAR.

E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR (Gênesis. 12.7,8).

Abraão, cuja origem era de Ur dos caldeus, na Mesopotâmia, no passado era um homem idólatra. Seu pai se chamava Tera, e ele vivia envolvido com o paganismo e adoração aos deuses de sua nação. Porém, quando o Deus vivo e verdadeiro se revelou a ele, a sua vida mudou completamente. Abraão deixou de adorar aos deuses de seu pai, e passou a adorar o único Deus verdadeiro. Ele tornou-se um adorador por excelência; passou a ser um homem de altar. Abraão tinha um costume de erguer altares e prestar culto a Deus, no lugar onde chegava. Ele era um homem de altar, um adorador devotado ao SENHOR.

TRÊS MANIFESTAÇÕES DE DEUS NA VIDA DE ABRAÃO.

1. COMO ESCUDO E GALARDÃO.

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn.15.1).
No capítulo 14 ouve uma guerra entre os reis de algumas nações, e Ló sobrinho de Abraão foi levado cativo, ele toda sua família e empregados.
Abraão confiava em Deus, porém estava em grande temor, ele havia enfrentado e vencido alguns reis com seus 318 criados, homens nascido em sua casa; ele conseguiu resgatar a Ló e toda a sua família e seus empregados. Com isso, subentende-se que Abraão estava temeroso, pensando em uma possível revanche, mais um ataque de guerra da parte dos reis que foram vencidos. Por isso, o SENHOR conforta a Abraão, dizendo: "Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão".

2. COMO DEUS TODO-PODEROSO.

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito (Gn.17.1).
Abraão estava preocupado porque a sua idade já estava ficando avançada e ele não tinha um filho para ser o seu herdeiro, visto que a sua mulher Sara era estéril. No capítulo 15, Deus aparece à Abraão e lhe faz promessas e firma com ele uma aliança. Porém, mesmo assim, Abraão cai na fraqueza e é vencido pela tentação de querer ajudar a Deus, ele aceita a proposta de Sara em oferecer a sua serva Agar como sua mulher para dela ele gerar filhos. Deste episódio do capítulo 16, que Abraão desobedeceu a Deus e foi em busca de atalho para querer ajudar a Deus cumprir a promessa; passaram-se treze longos anos sem Deus se manifestar e falar a Abraão. Depois de pouco mais de treze anos, Deus aparece a Abraão, e o repreende, dizendo: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito (Gn.17.1). Deus estava dizendo para a Abraão: Eu posso tudo, não preciso da ajuda de ninguém para realizar o que prometo e quero. Tão somente, obedeça, seja fiel a Mim, e a minha palavra se cumprirá na sua vida. 

3. COMO JEOVÁ JIRÉ (Deus de providência).

E aconteceu, depois destas coisas, que Deus pôs em prova a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 
Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar do seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Gênesis. 22.1,2,13,14).

Abraão, apesar de ser um homem de altar, de fé e um devoto adorador; ele também teve seus momentos de fraquezas, temores e insegurança. Depois de Abraão ter passado por muitas experiências com Deus, estando ele com idade bastante avançada, Deus aparece novamente para ele e lhe submete a uma prova. A prova de Abraão era ele abrir mão daquilo que mais lhe era caro, seu amor maior, aquilo que lhe era absolutamente indispensável, seu filho amado. Entretanto, essa prova, em vez de destruir Abraão, o levou ao topo da vida espiritual e a uma fé inabalável em Deus. Abraão conhecia perfeitamente o seu Deus, e ele foi obediente até o momento crucial de oferecer o seu filho em sacrifício a Deus. Diz o escritor aos hebreus que: Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido as promessas estava mesmo a ponto de sacrificar seu unigênito, ainda que Deus lhe tivesse prometido: “Por intermédio de Isaque, sua descendência será estabelecida”; porquanto, acreditou que Deus era suficientemente poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos e, simbolicamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos (Hebreus, 11.17-19). Abraão acreditava na providência de Deus, ele respondeu a pergunta do seu filho: Deus proverá para si o cordeiro. Jeová Jiré, o Deus da provisão entrou em ação mais uma vez, aprovou e autenticou a fé de Abraão e lhe providenciou o cordeiro substituto para o seu filho Isaque. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário