domingo, 10 de janeiro de 2016

ESPERANÇA.

Paulo apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, nossa esperança (1Tm.1.1). Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus (Sl.146.5).

Esperança é uma palavra bonita que tem origem no coração de Deus. Paulo faz uso desta palavra "esperança", em quase todas as suas cartas. Entre as muitas definições que temos da palavra esperança podemos afirmar que ESPERANÇA é algo que nos dá a certeza futura que vamos vencer e chegar ao porto seguro (lugar onde desejamos).
Não podemos viver sem esperança, viver sem esperança é parar de sonhar, e quem para de sonhar está morto.
Há um ditado popular que diz: A esperança é a última que morre, a verdade é que nossa esperança, de fato morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia, Ela se chama Jesus Cristo.
Muitos morrem sem esperança; sem Deus, sem paz e sem salvação. Mas o justo até na sua morte tem esperança (Pv.14.32). Aleluia!
O mundo pode está em crise, mas o céu não está em crise, nunca esteve. Não estamos em crise, estamos em Cristo, Ele é a nossa ESPERANÇA.

O MUNDO PÓS-MODERNO ESTÁ FIRMADO EM TRÊS FONTES DE ESPERANÇA:

1. O DINHEIRO E AS RIQUEZAS.

O dinheiro e as riquezas são coisas boas que favorecem o nosso bem estar, porém não devemos depositar a nossa esperança no dinheiro e nem nas riquezas, porque são incertos e passageiros.
Existem pessoas que dizem: O meu Deus é o meu dinheiro. Ter muito dinheiro e ser rico não é pecado, pecado é amar o dinheiro e fazer dele o seu senhor. Está escrito: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores (1Tm.6.10).
O magnata grego senhor Onassis, na década de 70 era o homem mais rico do mundo, ele era dono de frotas de navios mercantes e grande empreendedor de negócios. Ele era um homem extremamente materialista, amava e confiava muito nas suas riquezas; mas ele foi vítima de uma enfermidade que o levou a morte, e toda a sua esperança termina.
Na primeira carta de Paulo a Timóteo, 6.17 ele diz: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus...
No salmo 62 versículo 10, está escrito: Se as vossas riquezas aumentam, não ponhas nelas o coração.
Com o dinheiro você compra a cama, mas não compra o sono; compra o remédio, mas não compra a saúde; compra uma linda casa, mas não compra um lar, compra quase tudo, mas não compra a felicidade.

2. A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA.

O mundo pós-moderno tem depositado toda sua esperança no grande avanço da ciência e da tecnologia.
O conhecimento científico e tecnológico trouxe grande avanço e benefícios para a humanidade. Porém, não devemos depositar nossa esperança na ciência e na tecnologia, porque são mutáveis e efêmeras.
O grande avanço da ciência e tecnologia teve seu inicio com revolução industrial no século 18, e teve grande avanço no século xx. Com o surgimento da televisão e o advento da internet, o mundo mudou completamente. A ciência e a tecnologia mudou completamente o comportamento das pessoas, saímos da modernidade e entramos no que chamamos de pós-modernidade. As pessoas estão se tornando cada vez mais frias, céticas e materialista; muitas estão ficando endeusadas e achando que pode tudo. As redes sociais tem se tornado uma febre para esta geração, muitas pessoas ficam online quase 24 horas na internet. A grande problemática é que as pessoas estão ficando online com a terra e offline com o céu.
A ciência e a tecnologia é boa, tem o seu lado benéfico, porém devemos ter cuidado para não sermos compulsivos e dominados por ela. Está escrito: A ciência incha, mas o amor edifica (1Co.8.1). Significa dizer: o conhecimento deixa as pessoas orgulhosas, mas o amor nos faz crescer.

3. A ECONOMIA E A POLÍTICA.

O poder econômico e político tem sido a fonte de esperança pra muitas pessoas, visto que eles tem poder de mudar o mundo. Com a economia mundial globalizada, os grandes lideres de governos fazem reuniões e conferências para discutirem sobre como melhorar a economia mundial. Eles criaram os grandes blocos econômicos chamados de:
UE (União Europeia). Este bloco é formado pelos países da Europa e possui uma moeda única, que é o EURO. O NAFTA, MERCOSUL, APEC estes blocos econômicos tem sido a grande esperança para o mundo globalizado. Porém, eles são falhos e falíveis.
Quem deposita sua esperança na economia e na política, estar fadado ao fracasso, mas, quem deposita sua esperança no SENHOR Jesus Cristo, está destinado a vitória e a vida para sempre. Amém!

CONCLUSÃO:
Em quem devemos depositar nossa esperança?

Não devemos depositar nossa esperança no dinheiro, porque ele acaba.
Não devemos depositar nossa esperança nas riquezas, porque elas são incertas e passageiras.

Não devemos depositar nossa esperança na religião, porque ela é insuficiente e não salva.
Não devemos depositar nossa esperança na política, porque ela é falível e falha.

Não devemos depositar nossa esperança na ciência e na tecnologia, porque são mutáveis e efêmeras.
Não devemos depositar nossa esperança no homem, porque ele é mortal e sempre falha.

Mas, devemos depositar toda nossa esperança em Deus, porque Ele é eterno, imutável e nunca falha. Aleluia!

JESUS CRISTO, É A NOSSA ESPERANÇA!