segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

COMPANHEIRO NÃO COMPETIDOR

Eu, João, que também sou vosso irmão e COMPANHEIRO na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap.1.9).

Vivemos em um mundo capitalista, onde se prega a concorrência, a competição e a capacidade de se manter entre os melhores. No Reino de Deus não funciona assim, no Reino de Deus muitas vezes se perde para ganhar, no Reino de Deus a lei da prosperidade é primeiro dá para depois receber. A competição não tem lugar no Reino de Deus, pois é egoísta e tem por finalidade eliminar o seu rival.

Quando o apóstolo João escreveu a introdução do livro de Apocalipse, estando ele asilado na ilha de Patmos, ele diz: Eu, João, que também sou vosso irmão e COMPANHEIRO na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo... Ele expressa duas palavras de grande relevância no Reino de Deus: Irmão e companheiro. Uma irmandade não pode viver em desunião, pois todos devem ter em comum o mesmo objetivo e alvo a serem alcançados. O companheirismo deve ser o selo de união entre os irmãos. Ser companheiro, é mais que ser camarada, é mais que ser colega; ser companheiro é compartilhar, é está junto, é fazer companhia, é ter comunhão, é comer junto o mesmo pão.

Infelizmente, essa realidade em grande parte da nossa irmandade não tem sido uma pratica real e verdadeira. Muitos se disfarçam de companheiros e usam de malícia para tentar eliminar aquele que ele considera uma ameaça para ele. Muitos pensam que para serem bem sucedidos não devem admitir que o talento ou o dom do seu companheiro se destaque diante do seu, ele ver o seu companheiro como competidor, e o seu objetivo é eliminá-lo, apagá-lo e destruí-lo. Esse tipo de atitude é anticristã, Deus não aprova. Muitos estão na igreja dizendo que estão servindo a Deus, mas são uns verdadeiros sepulcros caiados, vivem brigando e competindo cargos, posição de liderança e lugares de destaque. Tudo isto pode e deve ser almejado e alcançado, desde que seja sem prejudica o companheiro e por uma determinação do Espírito Santo.

Há pregadores disputando pregações, tem uns que pensam que a pregação dele é a melhor, e não tem humildade para ouvir outro pregar, pelo contrário, até torce para o outro não ser bem sucedido na pregação. Há também lideres medindo forças, competindo com outros e se achando o melhor de todos. Infelizmente, este mal está instalado em muitas igrejas e ministérios, a visão é mais monetária do que espiritual. 

Finalmente: Somos companheiros não competidores, muitos estão medindo forças e agindo como cabo de guerra dentro da Casa de Deus. Na igreja não deve haver lugar para competição, a direção só é uma e o único alvo a ser alcançado é o crescimento do Reino de Deus. Amém!

Há um pensamento da escritora Helena Tannure, que diz:  Se alguém tentar competir com você em alguma questão, dê um passo atrás e abra caminho pra ele, isto não é ser covarde, nem se colocar no lugar de incapaz, isto é sabedoria de quem é seguro no que faz. Melhor do que a pressa, é o tempo e a paciência, melhor do que a competição é a certeza de que Deus esta na direção. Ninguém passa na frente, de quem Ele toma pela mão.