sábado, 20 de fevereiro de 2016

AS MARCAS DE CRISTO.

Deste agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus (Gálatas,6.17).

A igreja que estava na Galacia, estava sendo perturbada pelos ensinos dos judaizantes, ou seja, eles queriam viver segundo a Lei e continuar na graça de Cristo. Paulo quando escreveu aos irmãos que estavam na Galacia foi com objetivo de combater o falso ensino dos judaizantes, pois, haviam infiltrado no meio do povo um ensino que a graça de Cristo só teria valor se praticassem as obras da Lei. Paulo, no final da sua carta, após explicar e provar à luz das Escrituras que a cruz de Cristo nos isenta da Lei, Ele diz: Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Deste agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Irmãos, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, seja com o vosso espírito. Amém!

O QUE É TER AS MARCAS DE CRISTO?

Paulo disse: “Levo no meu corpo as marcas de Cristo.” Será que queremos como o apóstolo Paulo levar as marcas de Cristo?
A palavra que Paulo usou no livro aos Gálatas para “marcas”, tem origem na palavra grega “stigma,” stigma é uma marca que fala sobre ser propriedade de alguém ou algo pertencente.
Paulo nos fala que estava marcado, selado, com as marcas de Cristo; ter as marcas de Cristo, no dizer de Paulo não era simplesmente ter marcas visíveis no corpo, pelo fato de ter sofrido perseguições. Porém, mais do que isso, essas marcas implica em uma totalidade de experiências vividas com Cristo, que está marcada na nossa alma. 
Ter as marcas de Cristo é ser participante dos sofrimentos de Cristo, e ser participante do sofrimento de Cristo, é sofrer perseguições e até retaliações por amor a Cristo, é viver uma vida de renúncia e santidade, e consequentemente andar na contra mão do mundo. 
Ter as marcas de Cristo, não é simplesmente declarar: Eu sou de Cristo. Ter as marcas de Cristo significa, ser propriedade exclusiva de Cristo, pertencer inteiramente a Ele, tê-lo como Senhor e Salvador, e declarar como Paulo: Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro (Fp.1.21).

TRÊS CARACTERÍSTICAS NA VIDA DO CRISTÃO QUE TEM AS MARCAS DE CRISTO.

1. IMITADOR DE CRISTO.

Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo! (1Co.11.1).
 
Ter as marcas de Cristo implica em ser imitador de Cristo. Imitar a Cristo significa ter atitudes parecidas ou idênticas a de Cristo. O apóstolo João diz: Quem declara que permanece nele também deve andar como Ele andou (1Jo.2.6). 
Hoje muito estão vivendo um evangelho de aparências, de status e glamour. Muitos estão buscando um evangelho de prosperidade financeira, sem cruz, sem renúncia e sem compromisso com a verdade. Mas, os que tem as marcas de Cristo, são forjados na obediência e fé em Cristo, buscando em primeiro lugar Reino de Deus e a sua justiça.
Onde estão os imitadores de Cristo que verdadeiramente tem as suas marcas? Muitos se tornaram hipócritas, são crentes nominais, dissimulados, que de cristão só tem o título.
Ter título de cristão hoje, para muitos é status, virou moda. Mas, a bem da verdade nós percebemos que o verdadeiro cristianismo é pouco praticado, muitos dos que se dizem cristãos, na prática estão muito distante daquilo que o Mestre Jesus ensinou. 

2. SOFREDOR POR CRISTO.

Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele (Fp.1.29). 
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus, padecerão perseguições (2Tm.3.12).

Hoje muitos que se dizem cristãos não querem sofrer, muitos querem viver na mira dos holofotes, na mídia, e sendo aplaudido pelo publico.  
Como uma pessoa cristã pode dizer que tem as marcas de Cristo, se ela não admite sofrer por amor a Cristo, nem ser perseguida por causa do Evangelho de Cristo. Muitos querem Jesus como seu sócio de negócios, um Jesus capitalista, que lhe favoreça bens materiais e prosperidade financeira. Muitos usam a frase de Paulo, que diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece", porém não querem sofrer o que Paulo disse antes, que diz: Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp.4.12,13). 
Há pessoas cristãs que só querem viver o lado bom do evangelho, mas quando vem os problemas elas desistem de seguir a Cristo. Porém, Jesus disse: Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós (Mt.5.11,12). 

3.  DEFENSOR E ARAUTO DE CRISTO.

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Judas,3).
Ter as marcas de Cristo, é ter compromisso com Ele e amá-lo até o fim. Os que tem as marcas de Cristo não são tímidos em relação a sua fé, mas estão prontos para testificar e até defender os bons princípios ensinados por Cristo.
Devemos batalhar em defesa da nossa fé cristã. Defender o nome de Cristo significa se opor a todos quantos queiram escarnecer e ridicularizar o bom nome e caráter de Cristo. Como podemos dizer que temos as marcas de Cristo, se nos assentamos na roda dos escarnecedores e concordamos com eles, para não sermos antipáticos e tachados de radicais. 
Os que tem as marcas de Cristo não se envergonham de anunciar o Evangelho de Cristo. O apóstolo Paulo disse: Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm.1.16).
 
O que identifica um verdadeiro cristão que tem as marcas de Cristo, é o seu prazer em falar de Cristo para outras pessoas. Jesus disse aos seus discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos,1.8). 

Finalmente, ter as marcas de Cristo implica em ser propriedade exclusiva de Cristo e viver para Ele sem reservas. Não são poucos os que estão vivendo um cristianismo de fachada, ao seu bel-prazer, dentro de sua própria conveniência. Muitos se tornaram cristãos nominais e estão dentro das igrejas (templos) vivendo de aparência. Atualmente existem muitos cristãos com atitudes de fariseu, eles são crentes e aparentam ser bons cristãos, mas na prática são vazios de Cristo.