quinta-feira, 21 de abril de 2016

JUSTIFICAÇÃO À LUZ DA BÍBLIA

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rm.3.23,24).

Paulo escrevendo aos romanos sobre o tema da justificação ele traça um paralelo entre judeus e gentios e os encerra debaixo de uma mesma situação, todos pecaram e são carentes da graça de Deus.
Justificação na bíblia é um ato de justiça de Deus que remove a culpa do condenado e o declara inocente. Essa justificação só se torna possível através do sacrifício de Jesus Cristo, é mediante a fé que o homem é justificado por Deus Pai, pelos méritos de Jesus Cristo. Portanto, a justiça humana é incapaz de o inocentar diante de Deus. Deus vê a nossa justiça como algo imprestável, assim está escrito: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapos da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam (Is.64.6).
Paulo declara que pela Lei era impossível o homem ser justificado diante de Deus, visto que os seus sacrifícios eram imperfeitos, e ninguém conseguiu cumprir a Lei. Na teologia de Paulo ele diz que a Lei nos serviu de pedagogo (ensinamento) para nos conduzir a Cristo. Agora, vindo Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, santo, perfeito e imaculado; ofereceu de uma vez por todas, o sacrifício perfeito e completo, que foi aceito por Deus, e nos abriu a porta da justificação. Aleluia!

AS TRÊS DIMENSÕES DA JUSTIFICAÇÃO:

1. Justificados pela graça.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rm.3.24).

2. Justificados pela fé.

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm.5.1).

3. Justificados pelo sangue.

Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Rm.5.9).

OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO NO CAPÍTULO CINCO DE ROMANOS:

Paz com Deus (Rm.5.1).

Porta da graça aberta. 5.2.

O amor de Deus em nós, e o Espírito Santo. 5.5.

Salvação. Estamos salvos e isentos da ira Divina. 5.7-9.

Reconciliação. Fomos reconciliados com Deus. 5.9,10.

Finalizando: Uma vez justificados, salvos e reconciliados com Deus, temos paz e não entraremos em condenação; pois assim está escrito: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm.8.1). Amém!