sábado, 5 de março de 2011

DO VALE DA HUMILHAÇÃO, AO MONTE DA EXALTAÇÃO.

Texto básico: Então, orou Ana e disse: O meu coração exulta no SENHOR, por causa do que ele fez, eu ando de cabeça erguida. A minha boca se escancara de rir dos meus inimigos, pois me alegro na tua salvação. Não há ninguém santo como o SENHOR; não existe outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. Os arcos dos poderosos serão quebrado, mas os fracos são revestidos de força. 1Sm.2.1,2,4.

Introdução: Todos querem chegar ao topo, Todos desejam subir ao pódio, todos almejam a vitória. Porém o caminho para chegar a vitória, é o caminho da disciplina, do desprezo, da humilhação e muitas vezes da renuncia. Ana teve que suportar muitas adversidades, passar pelo vale da humilhação, para chegar ao monte da exaltação.

1. O OPRÓBIO DE ANA.

Havia um certo homem levita da tribo de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroboão, filho de Eliú, filho de toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha dois filhos, porém Ana não tinha filhos. Subia, pois, este homem de sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló; e estava ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. 1Sm.1.1-5.
Em Israel, toda mulher que não gerasse filhos, era motivo de vergonha e desprezo, e até de maldição. Ana por ser estéril, não tinha total atenção do seu marido, era desprezada e não gozava dos mesmos privilégios que sua competidora Penina. Porém, diz o texto sagrado, que seu marido Elcana, amava Ana.

2. A HUMILHAÇÃO DE ANA.

Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana continuamente porque o SENHOR a tinha deixado estéril. Sempre que eles subiam à casa do SENHOR, a rival de Ana a ofendia e ele passava o tempo todo solitária, chorando e sem comer. Então Elcana, seu marido, lhe indagava: Ana, por que choras e não te alimentas? Por que estás infeliz? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 1Sm.1.6-8.
Elcana ficava preocupado com Ana, e procurava consola-la. Ana era humilhada, Penina, por se achar melhor, pelo fato de poder gerar filhos, humilhava Ana. Enquanto sua competidora Penina gerava filhos, e provocava Ana, ao ponto de ela ficar irritada e sem querer se alimentar; Deus estava contemplando a sua humilhação e estava trabalhando para lhe dá uma grande vitória.

3. AS ATITUDES DE ANA.
       
Ana se levantou.
Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. 1Sm.1.9.
Ana orou ao SENHOR.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente. 1Sm.1.10.
Ana votou um voto ao SENHOR.
E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1Sm.1.11.
Ana perseverou em oração.
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca, porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 1Sm.1.12,13.

4. ANA COM O CORAÇÃO FORTALECIDO NA GRAÇA DE DEUS, SUPORTOU AS AFRONTAS:

E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu e disse: Não senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. 1Sm.1.14-16.
De Penina.
Da sociedade.
Do sacerdote.

5. OS BENEFÍCIOS DE DEUS PARA ANA.

A vitória profetizada.
Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que pediste. 1Sm.1.17.
A vitória confirmada.
E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. 1sm.1.19.
A vitória alcançada.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. 1Sm.1.20.

Conclusão: Depois da luta, vem a vitória, Deus não chega atrasado, nem adiantado; ele chega na hora certa. Ana orou pedindo um filho, Deus lhe deu quatro filhos e duas filhas (1Sm.2.20,21). Porque as bênçãos de Deus é  sem medida. Pois a sua palavra diz: Todo aquele que se humilha, será exaltado. E todo aquele que se exalta, será humilhado. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (2Pe.5.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário