domingo, 10 de julho de 2011

TENTAÇÃO. O DESAFIO NOSSO DE CADA DIA.

Texto básico: Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg.1.12.
Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus  é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar (1Co.10.13).

A tentação vem para todos, nenhum de nós estamos isentos de sermos tentados, o próprio Jesus foi tentado, a bíblia diz que em tudo ele foi tentado, porém não pecou. Ser tentado não é pecado, pecado é ceder a tentação. A melhor maneira de se livrar da tentação não é rendesse a ela, e sim procurar fugir dela. Segundo o dicionário de Aurélio, tentação é o ato ou efeito de tentar; é a disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis. Biblicamente podemos dizer, que é um convite ao pecado. No sentido das provações, também significa as lutas e provações pelas quais temos que passar. A verdade é que, é impossível o crente viver sem provações, e as tentações fazem parte das provações na vida cotidiana do crente.

1. A ORIGEM DA TENTAÇÃO.

A carne.   
Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Gl.5.17.
O mundo 
Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provem do pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1Jo.2.15-17.
O diabo.  
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 1Pe.5.8.

2. AS TRÊS ÁREAS DA TENTAÇÃO.

As paixões da carne.
A cobiça dos olhos.  1Jo.2.15-17.
A soberba da vida.

3. O PROCESSO DA TENTAÇÃO.

Atração.
Sedução. 
Desejo.                     Tg.1.12-15.
Ação.
Consumação. 
Morte espiritual.

4. A TENTAÇÃO PARTINDO DO OLHAR.

O olhar de Eva.        Gn.3.6.
O olhar de Acã.       Js.7.19-22.
O olhar de Sansão.  Jz.14.1,2.
O olhar de Daví.     2Sm.11.1,2.
 
5. A TENTAÇÃO ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS. 

A tentação de Eva.                 Gn.2.16,17. 3.1-5.
A tentação do profeta novo.   1Rs.13.1-24. Gl.1.8,9.
A tentação de Jesus.               Mt.4.1-11.

6. SETE PASSOS PARA VENCER A TENTAÇÃO.

Andando no Espírito.           
Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne. Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Gl.5.16,17.

Fugindo do pecado.
Fugi, portanto, da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 1Co.6.18.             

Sendo vigilante.
Sede sensatos e vigilante. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 1Pe.5.8. Portanto, sujeita-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tg.4.7

Através da fé.                      
Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nosso fé! 1Jo.5.4.

Através da oração.               
Chegando ao lugar, Jesus lhes instruiu: Orai, para que não venhais a cair em tentação. Lc.22.40.


Através da palavra de Deus. 
O tentador aproximou-se então dele e disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Jesus, porém, afirmou-lhe: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra  que sai da boca de Deus. Mt.4.3,4.

Através da santificação.       
A vontade de Deus é esta: a vossa santificação; por isso, afastai-vos da imoralidade sexual. Cada um de vós saiba viver com seu próprio cônjuge em santidade e honra. 1Ts.4.3,4.  

Conclusão: O pecado é atrativo, a carne é fraca e o Diabo não brinca de ser Diabo. Quem subestima o pecado e brinca com ele poderá ter um fim trágico como teve Sansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário