terça-feira, 7 de junho de 2011

PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO.

Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Betel. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim vieram a Jericó. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas e, de longe, pararam defronte; e eles ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco. Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho (II Reis, 2.1-11). 

OS QUATRO ESTÁGIOS PARA RECEBER PORÇÃO DOBRADA.

Receber porção dobrada naquela época, era privilégio dos primogênitos, porção dobrada significava ter em abundância, ter fartura, sobejar. Hoje não é diferente, Jesus o nosso primogênito, conquistou para os filhos de Deus, o direito de receber a porção dobrada do Espírito. Para receber esta porção, é preciso se submeter a vontade de Deus. Está debaixo da promessa de Deus, é uma condição; mas não é o bastante. É preciso perseverar, insistir e permanecer no lugar.
Eliseu apreciava o poder, o caráter e a espiritualidade de Elias. Por isso ele desejou ter porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Ele não só desejou, mas perseverou, insistiu, persistiu e não desistiu em momento algum. Pelo que Elias vendo a sua insistência, lhe disse: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja levado para longe de ti. Ao que respondeu Eliseu: Rogo-te, como herança, porção dobrada de teu poder espiritual! Elias lhe disse: Em verdade pediste algo muito difícil. Todavia, se me vires quando eu for tomado de ti, assim te fará.
Eliseu precisava de visão espiritual para ver Elias sendo arrebatado e receber a herança de Elias, porção dobrada do seu poder espiritual. Muitas vezes nós precisamos perseverar e ficar no lugar da bênção, para receber a porção dobrada.
Jesus disse aos seus discípulos: Eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).                                                   

1. GILGAL.

Foi o primeiro lugar onde o povo de Israel acampou depois de passar o Jordão. Foi o lugar onde aconteceu grandes eventos. Gilgal permaneceu como lugar de reunião para Israel durante muitas gerações. Gilgal foi o quartel general para Israel. Foi em Gilgal que os filhos de Israel foram circuncidados e renovaram a aliança com Deus.
Gilgal significa: Lugar de remover o opróbio. Lugar de santificação, de purificação, de renovação da aliança.
Lugar de deixar o provisório para tomar a porção da conquista. Gilgal fala de remover a carne e renovar a aliança com Deus. Quem passa em Gilgal, e paga o preço de remover o pecado do Egito (do mundo) e firma uma aliança com Deus, estar apto para receber a porção dobrada do Espírito.
Naquele tempo, disse o SENHOR a Josué: Faz facas de pedra e torna a circuncidar os filhos de Israel. Então, Josué fez para si facas de pedra e circuncidou aos filhos de Israel em Gibeate-Haralote. E aconteceu que, acabando de circuncidar toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam. Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje, revolvi de sobre vós o opróbio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje (Js.5.2,3,8,9).
   
2. BETEL.

Casa de Deus, lugar de oração. Betel fala de comunhão, fala de compromisso, fala de ficar debaixo da vontade de Deus esperando o cumprimento da promessa. Estando em Betel podemos firmar um pacto com Deus, e desfrutar da sua presença. A exemplo disso Jacó quando estava no deserto de Harã, fez um pacto com Deus, e foi vitorioso.
Então, levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome, porém, daquela cidade, dantes, era Luz. E Jacó fez um voto, dizendo: Se o Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo (Gn.28.18-22.).

3. JERICÓ.

Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos (2Rs.2.5).
Conhecida no antigo testamento como a cidade das palmeiras, é uma das cidades mais antigas. Fundada 9.000 anos A.C. Conhecida também pelas suas fortes muralhas. Jericó fala de fortaleza, fala de firmeza, fala de segurança. É preciso está firme e fortalecido para alcançar a promessa. Para receber porção dobrada do Espírito, é preciso passar por Jericó, enfrentar as oposições e a inveja dos filhos dos profetas, e não desistir.
         
4. JORDÃO.

Significa lugar onde se desce; aquele que desce e se humilha perante Deus, será exaltado. Jordão foi um lugar de grandes acontecimentos e de milagres. 
No Jordão Jesus foi batizado (Mt.3.).    
No Jordão Naamã foi curado da lepra (II Rs.5).
No Jordão foram retiradas doze pedras para ficar por memorial (Js.4).
O rio Jordão foi aberto três vezes:
Com Josué (Js.3.15).
Com  Elias (II Rs.2.8).
Com  Eliseu (II Rs.2.14).   

Jordão também significa, as lutas, as adversidades que atravessamos, mas quem passa pelo Jordão, fica habilitado por Deus, revestido da unção do Espírito, pronto para guerrear e vencer. Amém!