sábado, 27 de agosto de 2011

A VISÃO DE ISAÍAS E SEU CHAMADO PARA PROFETA.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: Com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado. Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim (Is.6.1-8).

A visão ocorreu no ano em que morreu o rei Uzias, em 740 A.C.. O rei Uzias, conhecido também por Azarias (II Reis, 14.21), começou a reinar com a idade de 16 anos, e reinou 52 anos (II Cr.26.3). O reinado de Uzias foi próspero, havia segurança e estabilidade no povo de Judá. Isaías por ser da família real, sendo o rei Uzias seu tio; gozava de uma intimidade e confiança do rei Uzias. A morte do rei Uzias, causou um senso de tristeza e vazio a Isaías, o que o levou ao templo, em busca de consolo. No templo Isaías teve uma grande visão, que culminou na sua chamada profética.

NO TEMPLO ISAÍAS TEVE DOIS TIPOS DE VISÃO:

A VISÃO DA SANTIDADE DE DEUS.

No hebraico, a palavra usada para revelar a santidade de Deus é "Kadosh", que significa santo.
Santidade e a revelação da essência do caráter de Deus, é impossível desvincular Deus da santidade.
Santidade é um atributo que é inerente a Deus.
Deus é Santo e tudo que pertence a Ele deve ser santo, se não for, não lhe serve.
Santidade produz: Reverência, temor, adoração, louvor, arrependimento, mudança de vida.
Santidade deve ser uma pratica constante na vida do cristão. O escritor aos hebreus diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14).
A santidade de Deus, revelou ao profeta o seu estado pecaminoso, e lhe fez sentir a necessidade de uma vida santa.

A VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS.

O termo glória no hebraico é "kavod", que descreve a magnitude da manifestação divina. Toda a terra está cheia da sua glória. Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Sl.19.1).
Essa glória foi manifesta a Isaías, quando ele estava no templo. Foi manifesta a Moisés, quando ele estava no deserto. Foi manifesta a Salomão na inauguração do templo. Foi manifesta a João, quando ele estava na ilha de Patmos, e também se manifesta na igreja por intermédio do Espírito Santo (Jo.17.22).

A VISÃO DA SANTIDADE E DA GLÓRIA, DESPERTOU NO PROFETA TRÊS TIPOS DE NECESSIDADES:

PERDÃO.

Quando Isaías contempla a glória de Deus, e tem uma percepção de sua santidade, ele vê o seu estado de miserabilidade, e o seu pecado aflora. Ele diz; Ai de mim, que vou perecendo! porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios.; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos. Antes de Isaías ter a visão da glória e da santidade do SENHOR no templo, ele tinha prazer em denunciar os pecados do povo. O capítulo 5 registra seis "ais" pronunciados por Isaías. Porém, quando ele teve a visão da santidade de Deus, ele reconheceu que era um homem de lábios impuros, e disse: "Ai de mim". Ele reconheceu também, que para transmitir a mensagem Divina é necessário que os lábios do profeta sejam purificados.
O pecado é como câncer na alma, que vai corroendo até a morte. Mas quando o pecador se arrepende, sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado (Is.1.18; 1Pe.1.7).

PURIFICAÇÃO.

O pecado precisa ser exposto diante de Deus, para ser purificado. Isaías expôs o seu pecado, e Deus providenciou a solução; um dos Serafim tirou uma brasa viva do altar de Deus e tocou nos seus lábios, e disse: A tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.
Ninguém pode fazer a obra de Deus se não passar pelo processo da purificação.
Seja pelo fogo (Is.6.6,7).
Seja pela palavra de Deus (Sl.119.9). 
Seja pelo sangue de Jesus (I João, 1.7).

SERVIÇO.

Isaías depois de ter um encontro com Deus; contemplado a sua glória e santidade, foi purificado do seu pecado e ficou pronto para o serviço. Quando ele ouviu o brado que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Ele respondeu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Deus quer nos usar na sua obra, porém é preciso ter um encontro com Deus, viver em santidade, e entregar-se à Deus sem reservas.

CONCLUSÃO:
A revelação desta grande visão que Isaías teve no templo, marcou a sua vida para sempre. Esta visão foi um divisor de águas na vida do profeta. A vida espiritual de Isaías foi marcada pelo antes e o depois. Foi a partir desta visão que o seu chamado para profeta foi confirmado e autenticado por Deus. Assim como Isaías, muitos cristãos precisam ter uma revelação do sobrenatural de Deus, para terem suas vidas e ministérios mudados e transformados em verdadeiros arautos do evangelho, para glória de Deus.