quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A IGREJA, O EXÉRCITO VITORIOSO.

Texto básico: Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras? Ct.6.10.  Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt.16.18.

Igreja é uma palavra de origem grega, (ekklesia) que significa, chamado para fora. A  igreja no novo testamento é representada através de símbolos, como: Uma noiva, um rebanho, uma lavoura, um edifício, um  corpo, um exército. A igreja como exército, significa que estamos em uma guerra. O apóstolo Paulo escrevendo à Timóteo diz: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para guerra. (2Tm.2.3,4). A igreja é o único exército que não utiliza nenhum tipo de armamento  bélico. Em 2Co.10.4, o apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios diz: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Milícia significa: Uma corporação militar adestrada (preparada) para guerra. O exército de Deus, que é a igreja, não estar lutando contra as pessoas; é sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais (Ef.6.12).

1. AS  ARMAS  DA  NOSSA  MILÍCIA:  

A fé. 
Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1Jo.5.4.  

A  palavra de Deus.  
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb.4.12. 
Tomai também a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Ef.6.17.  

A oração.  
Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos. Ef.6.18.  


O Espírito Santo.  
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. At,1.8. 


O sangue de Jesus.  
E eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. Ap.12.11.  


O nome de Jesus.  
E estes sinais seguirão aos que crerem : Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Mc.16.17,18.


2. AS  TRÊS  ÁREAS  DE  COMBATE:


O mundo.  
O mundo como um sistema, que é contrário a palavra de Deus, e dominado pelo diabo, deve ser rejeitado pela igreja de Jesus. A palavra de Deus recomenda: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1Jo.2.15-17.  


A carne.  
A carne por incrível que pareça, e o nosso maior inimigo; temos que está nos policiando constantemente para não sermos vencidos por ela. Na guerra da carne contra o Espírito, vence quem estiver mais alimentado. A bíblia diz: Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gl.5.16,17,25.  



O diabo.  
O diabo ele usa todos os seus artifícios e artimanhas para tentar impedir e destruir o nosso relacionamento com Deus. Porém a bíblia diz: Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg.4.7). E mais: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1Pe.5.8,9. 


3. AS  QUALIDADES  DO  SOLDADO  QUE  MILITA:


Fortalecido na graça. 2Tm.2.1.  
Fidelidade  transferível. Vers.2.    
Capacidade de suportar aflições. Vers.3.  
Dedicação. Vers.4a. 
Obediência. Vers.4b.  


O  SENHOR  DOS  EXÉRCITOS  PASSA  EM  REVISTA  O  SEU  EXÉRCITO  DE  GUERRA. Is.13.4b.  
Quando o Senhor passa em revista o seu exército, ele quer encontrar: Vidas consagradas, ânimo, disposição e coragem para enfrentar o inimigo. Pois ele disse ao soldado e comandante Josué: Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Js.1.6.    

O  DIABO  NÃO  RESPEITA:  
O exército dos religiosos.  
O exército dos  intelectuais.  
O exército dos capitalistas,  
O exército dos materialistas.  
O exército dos incrédulos, dos medrosos e dos covardes. Mas ele teme e treme diante do exército do Senhor Jesus Cristo, que é a sua igreja. A palavra de Deus assegura: As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Jesus. Aleluia!