sábado, 1 de outubro de 2011

A ORAÇÃO DE JABEZ.

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe chamou o seu nome Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!... E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido (I Crônicas, 4.9,10). 

Em um capítulo repleto de nomes, encontramos uma joia brilhante, que chamamos: A oração de Jabez.  Jabez era descendente da tribo de Judá, se destacou na sua geração e foi mais ilustre do que seus irmãos; porque ele decidiu invocar o Deus de Israel. Deus viu em Jabez: Coração sincero, fé , determinação e coragem. Muitas vezes é preciso que haja também em nós essas qualidades para sermos abençoados por Deus. Jabez significa, aquele que causa dor. Ele não seria bem sucedido, teria um futuro de incertezas, mas Jabez foi ousado, invocou o Deus de Israel, e a sua história mudou.

JABEZ.

O significado do seu nome: Que causa dor.
O seu  caráter: Nobre, brilhante, ilustre, destacado.
Sua  atitude: Fé. Invocou o Deus de Israel.
Sua  petição: Jabez pediu  à Deus em oração, quatro coisas:

- BÊNÇÃOS MULTIPLICADAS. 

Interessante é que  Jabez não pediu pouco, ele disse: Se me abençoares muitíssimo. Ele não limitou a bênção de Deus, mas acreditou no poder de Deus, e foi atendido. Porque Deus honra a fé daqueles que lhe honram. 

- AUMENTAR E ENGRANDECER OS LIMITES. 

Ele já tinha algo, mas ele queria ampliar e melhorar. O seu pensamento não era medíocre, ele queria crescer e sair da mesmice. Pois a bíblia diz: Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás à mão direita e à esquerda (Isaías, 54.2,3).

- SEGURANÇA.

Ele disse: E a tua mão for comigo. Jabez  também dependeu  inteiramente de Deus, pois ele sabia que sem a presença de Deus ele jamais seria vitorioso. A bíblia diz: Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl.125.1).
Torre forte é o nome do Senhor, para ela correrá o justo e estará seguro (Pv.18.10).
Vivemos em um mundo cheio de incertezas e inseguro, porém, nossa segurança está em Deus. 

- PROTEÇÃO E LIVRAMENTO. 

Ele disse: E fizeres que do mal não seja aflito!... Ele não terminou o seu pedido, a providência de Deus chegou e ele foi atendido. Pois a bíblia diz: E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. Aleluia!
A palavra de Deus nos diz: E servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei  do meio de ti as enfermidades (Êxodo, 23.25).

CONCLUSÂO:
Jabez foi ousado na fé, e conquistou aquilo que pediu à Deus. Porque Deus honra a fé daqueles que lhe honram. A bíblia diz: Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte (Tiago, 1.6). Se creres verás a glória de Deus (Jo.11.40). Faça como Jabez, exercite sua fé, Deus vai lhe honrar e mudar a sua história.