quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OS TRÊS GEMIDOS.



Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos. 8.22,23,26).

Gemido é um lamento doloroso, é um som inarticulado, um suspiro, uma lamentação. No sentido bíblico, é alguém que está sofrendo uma tristeza muito profunda, sem quase nenhuma esperança. A primeira vez na bíblia, que aparece a palavra gemido, é em Ex.2.23-25. Que diz: E aconteceu, depois de muitos destes dias, morrendo o rei do Egito, que os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa da sua servidão. E ouvindo Deus seu gemido e lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó; e atentou Deus para os filhos de Israel e Deus os conheceu. Três coisas que Israel fez no Egito: Suspirou, clamou, gemeu. A resposta de Deus à aflição dos filhos de Israel: Deus ouviu, Deus lembrou-se, Deus atentou, Deus os conheceu (viu).
No texto sagrado, lemos acerca de três elementos que geme, e cada um com um propósito.  
A CRIAÇÃO GEME.

O planeta está gemendo e pedindo socorro.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora (Rm.8.22).
No estado original da terra, havia uma perfeita harmonia em todas as coisas criadas por Deus. Mas quando o homem pecou, todo o sistema foi alterado e a terra passou a ficar debaixo de maldição. Disse Deus: Maldita é a terra por causa de ti (Gn.3.17). A partir daí toda a criação começou a gemer. Com o aumento da população, aumentou também o pecado e multiplicou-se a maldição. Com o avanço da ciência e da tecnologia, a ganância pelo poder aumentou, e o homem vem agredindo cada vez mais a natureza e causando grandes males ao ecossistema, deixando a terra em desequilíbrio. O rompimento da camada de ozônio é uma situação irreversível, o chamado efeito estufa é um problema inevitável, os oceanos tende a avançar, porque as geleiras dos polos estão derretendo muito rápido por causa do rompimento da camada de ozônio, e isto vem causando altas temperatura  na terra, é o que os cientistas chamam de aquecimento global. A humanidade está se autodestruindo, a criação está com dores de parto; aguardando a sua redenção, quando haverá novos céus e nova terra.
O homem como parte da criação de Deus, a sua alma geme com sede de Deus; há um vazio no homem que somente Deus pode preencher. Diante destas situações, somente Deus pode resolver.
A IGREJA GEME. 

E não só ela, (a criação) mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo(Rm.8.23).  
A verdadeira igreja de Jesus, está gemendo diante de tantas injustiças, maldades, impiedades, imoralidades, corrupções, imparcialidades e conformismo. Diante de um sistema egoísta, opressor e desumano, a igreja clama pelo justo juiz, que há de vir para fazer justiça aos seus escolhidos. 

POR TRÊS RAZÕES A IGREJA GEME: 

1. A igreja geme por ter as primícias do Espírito.


No antigo testamento está expressão, primícias, significava os primeiros frutos da terra, que eram trazidos e ofertados para Deus. Isto acontecia na festa das semanas ou pentecostes. Quando Paulo diz que temos as primícias do Espírito, ele está dizendo que Deus nos ofertou os primeiros frutos do Espírito. Por isso a igreja está gemendo, porque o Espírito que nela habita  não se conforma com os padrões deste mundo. 

2. A igreja geme esperando adoção plena. 


A nossa adoção como filhos de Deus por intermédio de Jesus Cristo, ainda não nos dá todos os direitos como filhos de Deus. A nossa adoção plena acontecerá com a manifestação do filho de Deus. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos (I João, 3.2).  
3. A igreja geme esperando a libertação do corpo.

O apóstolo Paulo disse: Esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Redenção e resgate, significa dizer que Jesus teve que morrer e ressuscitar para pagar o preço da nossa libertação. A  redenção do nosso corpo, significa dizer que enquanto estivermos neste corpo, estamos sujeitos a muitas intempéries da vida; mas vindo o Senhor, ele transformará o nosso corpo abatido, em um corpo glorioso, semelhante ao dele. Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu (IICo.5.1,2).  
O ESPÍRITO GEME. 

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm.8.26).  
Por último, vemos o Espírito gemendo. Analisando a sequência: O Espírito ajuda as nossas fraquezas. O Espírito intercede por nós. O Espírito geme com gemidos inexprimíveis. Este gemido é um gemido diferente dos demais; inexprimíveis significa dizer, que não se consegue entender por palavras, gestos ou fisionomias. Não há ninguém neste mundo que consiga entender seu gemido. Só se conhece algo na voz silenciosa, quando se sabe a intenção dessa voz. Porém a voz do Espírito é de um nível incompreensível, inexprimível, que não se pode entender. Mas, aquele que examina os corações, sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos (Rm.8.27). 
CONCLUSÃO:  
Depois do gemido vem a vitória. Em breve, Deus vai transformar todos estes gemidos em vitórias. Assim está escrito:
Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o Senhor; porei em salvo aquele para quem eles assopram (Salmo 12.5).