sábado, 17 de dezembro de 2011

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Isaías, 7.14). 
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías, 9.6).

O nascimento de Jesus é comemorado no mundo todo, exceto em alguns países como Israel, onde predomina o judaísmo; eles acreditam no velho testamento e crer que Jesus existiu, mas ainda estão esperando o salvador. Já nos países da  Ásia, eles acreditam em Sidarta Gautama, intitulado o Buda; eles o  consideram como o iluminado, o grande sábio e salvador. Na  África e no oriente médio é praticado o islamismo, cujo deus é Alá e o seu profeta Maomé. Eles acreditam nos seus ensinamentos e seguem a risca o que está escrito no Alcorão, o seu livro sagrado. Eles também não reconhecem Jesus como salvador. Até nos países cristãos, o  verdadeiro significado do natal tem sido esquecido, onde a estrela da festa é mesmo papai Noel. Mas, o nascimento de Jesus, foi o maior marco na história da humanidade; nenhum rei, nenhum governante, nenhum príncipe, nenhum dos homens de destaque da história, ao nascer, causou tanto impacto na vida das pessoas. Para uns foi motivo de alegria, para outros  inquietações. Diz a bíblia que, sabendo o rei Herodes da notícia do nascimento de Jesus; ficou perturbado e toda a Jerusalém, com ele (Mt.2.1-3). Depois do nascimento de Jesus, o mundo passou a viver uma nova história; Jesus trouxe salvação, esperança, alegria, paz e prosperidade para todos os povos.

SETE SIGNIFICADO DO VERDADEIRO NATAL: Is. Cap.9.

1. Esperança.
Mas a terra que foi angustiada não será entenebrecida. Ele envileceu, nos primeiros tempos, a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. v.1. Os povos estavam angustiados, desprezados e sem esperança, Jesus veio trazer esperança para todos.O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo, ele declara: Jesus Cristo, esperança nossa. 1Tm.1.1.

2. Luz.
O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. V.2. Jesus veio trazer luz para as nações. Ele disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Jo.8.12.  

3. Alegria.
Tu multiplicaste este povo e a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. V.3. Jesus veio trazer alegria. Ele disse: Quem crê em mim como diz a escritura, rios de águas viva correrão do seu ventre. Jo.7.38.

4. Libertação. 
 Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre ele, a vara que lhe feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas. V.4. Os povos estavam oprimidos e escravizados, Jesus veio trazer libertação. Está escrito: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. Jo.8.32,36.

5. Salvação.
Porque toda a armadura daqueles que pelejavam com ruído, e as vestes que rolavam no sangue, serão queimadas, servirão de pasto ao fogo. V.5. Diz o profeta Isaías, que um dos nomes de Jesus, seria Emanuel que significa Deus conosco. Isto significa dizer, que Jesus nasceu para pelejar por nós e nos livrar das mãos do valente, e ser o nosso salvador para sempre. Diz a bíblia: e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mt.1.21.

6. Reino.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. V.6. O principado está sobre os seus ombros; isto significa dizer que o governo, o reino e o domínio está no poder dele. Jesus nasceu para dominar e reinar nos corações dos homens e mulheres, que queiram deixar ele ser o Senhor e Salvador de suas vidas. Ele disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham  com  abundância. Jo.10.10b.

7. Paz.
Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Daví e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em  justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.V.7. Diz o texto: O crescimento ou desenvolvimento deste governo será de paz. Jesus como o príncipe da paz, ele veio trazer a paz verdadeira para a humanidade. Ele disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo.14.27.

Para concluir este belo tema, vamos formar um acróstico com a frase: Natal de Jesus.

N asceu o salvador.

A quele que os profetas anunciavam.

T razendo paz para os homens.

A legria para todos os povos.

L iberdade para os cativos e oprimidos.


D eus que veio torna-se homem.

E ntre os homens viveu.  


J usto. 

E terno.

S oberano.

U nico. 

S alvador.