terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CINCO ESTRATÉGIAS PARA A CONQUISTA.

E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés meu servo é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vos tenho dado, como eu disse a Moisés. Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Js.1.-3,5,6.

Neste mundo o ser humano vive sempre em busca de novas conquistas, é normal, é natural do ser humano ele sempre querer conquistar algo mais para sua vida e desfrutar dias melhores. Porém toda conquista requer esforço, disciplina e coragem; é impossível conquistar alguma coisa ficando de braços cruzados. É preciso ter coragem, se esforçar, ir a luta, correr em busca dos seus objetivos. O livro de Josué, narra a história da conquista da terra prometida. Ele está cheio de estratégias que foram reveladas por Deus à Josué, para que ele juntamente com os filhos de Israel conquistassem a terra de Canaã, que foi  prometida a Moisés ao sair do Egito. Observe que Deus prometeu que lhes daria a terra, porém eles teriam que lutar para conquistar. Porque Deus quer que sejamos guerreiros, ele quer que acreditemos nele e nos esforcemos para vencermos e conquistarmos. Deus sabe, que tudo que vem fácil para o ser humano, ele não valoriza; mas quando ele se esforça e luta para obter a vitória, ele vai saber dá valor aquilo que ele conquistou. Nos dias atuais, as estratégias são as mesmas que o Espírito Santo revela à igreja, para o seu crescimento e conquistas, tanto na área espiritual como na área material.

1. CONFIANÇA  NO PODER  E  NAS PROMESSAS  DE  DEUS.  Js.1.3

O livro de Josué está registrado várias maravilhas operadas pelo Senhor em favor do seu povo. Por exemplo: As águas do Jordão pararam. Js.3.16. Os muros de Jericó caíram. Js.6.20. O sol e a lua se detiveram. Js.10.12,13. É preciso crer no poder de Deus, e acreditar nas suas promessas; e nesta confiança, Deus cumprirá com as suas promessas, porque Deus é fiel.
O Senhor foi bem claro em sua promessa ao povo: Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vos tenho dado.

2. OBEDIÊNCIA  A  PALAVRA DE DEUS. Js.1.8

As primeiras instruções do Senhor a Josué, são muito enfáticas: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito. A obediência a palavra de Deus, foi a causa de muitas vitórias para os filhos de Israel. Temos registrado no texto sagrado, que o povo de Deus, venceu trinta e um reis e seus exércitos. Js.12.7-24. Os muros de Jericó caíram, por causa da obediência, as águas do Jordão pararam, por causa da obediência. A obediência precede a vitória, é impossível ter vitória, sem obedecer a palavra de Deus. Se você continuar obedecendo a palavra de Deus; vitórias e conquistas, serão abundantes na sua vida.

3. DISPOSIÇÃO  PARA  A  LUTA.  Js.1.6,7,9,18.

Uma das instruções que o Senhor deu a Josué, foi:" Esforça-te e tem bom ânimo". Esta frase se repete por quatro vezes. Quatro vezes Deus ordena:" Esforça-te e tem bom ânimo". Sem atitude de coragem e disposição para a luta, é impossível conquistar as bênçãos de Deus. É preciso ir a luta, se esforçar, perseverar, ter ânimo e a certeza que a vitória  virar. Não desista, vá a luta, Deus é contigo.

4. UNIÃO  DO  POVO  DE  DEUS.  Sl.133 

No capítulo dez do livro de Josué, encontramos a prova e o testemunho de que a unidade do povo de Deus foi fundamental para a conquista de Canaã. Encontramos por cinco vezes, nos versículos 29,31,36,38,43, que diz: Então, Josué, e todo o Israel com ele. Na união há unidade, e o Senhor se agrada, e ordena a vitória e a bênção para sempre. Tem pessoas que querem vencer sem união; mas a união é imprescindível em todos os seguimentos da sociedade. Na união há força, na união há desenvolvimento, na união há prosperidade, na união há vitória. Seja vitorioso, se una com aqueles que querem vencer.

5. SANTIDADE  AO  SENHOR.  Js.3.5. Js.7.13

Disse Josué  também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. Disse o Senhor a Josué: Levanta-te, santifica o povo e diz: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de vós... A santidade do povo era fundamental para ter vitória; o SENHOR deixou bem claro, que não haveria vitória sem santidade. O anátema (maldição) de Acã trouxe a derrota do povo de Deus. Cada um cuide de examinar a sua tenda e ver se há alguma maldição. A bíblia diz: segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor ( Hb.12.14). Esse tema é pouco pregado e ensinado nos púlpitos das igrejas. Hoje nós temos  muitos pregadores de alto ajuda, que só prega mensagem de vitória e avivamento para o povo; é bom que pregue, vindo por direção de Deus. Devemos pregar o que o povo precisa ouvir, e não o que quer ouvir. As maravilhas do Senhor ainda acontecem, mas é preciso o povo de Deus andar em santidade.

3 comentários: