quarta-feira, 2 de maio de 2012

QUE TIPO DE VASO É VOCÊ?

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel (Jr.18.1-6).

Jeremias, foi chamado por Deus para ser profeta em Judá (o reino do sul). Ele confrontou os líderes e o povo por causa do pecado, numa época em que a nação estava vivendo uma grande decadência espiritual e prestes a ser levada para o cativeiro na Babilônia. Deus para ensinar a Jeremias e mostrar a sua misericórdia para com a nação de Israel, ordenou que ele descesse à casa do oleiro. Na olaria, lugar onde o oleiro fabrica os vasos, eram usadas duas rodas pelo oleiro enquanto fazia seus vasos. A que ficava embaixo era trabalhada com os pés para dar movimento à que ficava acima, que era um disco ou prato, plano de madeira no qual ele colocava o barro para ser moldado com seus dedos enquanto a roda girava rapidamente. Quando um vaso quebrava, ele não era jogado fora; o barro era amassado e voltava para roda, e a obra era novamente iniciada. Ele repetia este processo, até que o barro toma-se a forma de um vaso perfeito. É isso que Deus declara ter poder para fazer com Israel. Deus quis dizer à Jeremias, que, assim como o oleiro tem poder de decidir fazer outro vaso, Deus também tem o poder de moldar o seu povo, para fazer com que estejam em conformidade com os seus propósitos.

TIPOS DE VASOS.

Existem muitos tipos de vasos, cada um é feito de materiais variados e com utilidades diferentes. Há vasos para decoração de ambientes, há vasos para adornar festas, há vasos para cozimentos, há vasos para guardar tesouros, enfim há vasos para os mais variados tipos de utilidades. Espiritualmente falando, só existem dois tipos de vasos: Vasos de honra, vasos de desonra. Leiamos o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: Ora, numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra (II Timóteo, 2.20,21).

VASO ESCOLHIDO.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel (Atos, 9.15).

Deus não escolhe o melhor, ele escolhe o pior para transformar no melhor. Um homem de Tarso chamado Saulo, perseguidor dos cristãos, causava terror por onde passava. Ele que consentiu na morte de Estevão, e respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor; diz a bíblia que ele pediu cartas ao sumo sacerdote para ir a Damasco, a fim de espancar e prender homens e mulheres que fossem discípulos de Jesus. Mas Jesus teve um encontro com ele no caminho de Damasco, e ele ficou cego. O Senhor disse numa visão a um discípulo chamado Ananias: Levanta-te, e vai à rua direita e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que está orando. E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. Você é um vaso escolhido? então glorifica a Deus, porque ele disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça (Jo.15.16).

VASO QUEBRADO.

Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado (Salmos, 31.12).

Nesta ocasião o salmista Davi, estava passando por um momento de angústia na sua vida. Ele chegou a um ponto de dizer pra Deus: Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado (Sl.31.9,12). Quando estamos como Davi estava, como um vaso quebrado; o SENHOR vem ao nosso encontro e  tomar os pedaços do nosso ser. Se você é este vaso quebrado, clame a Deus, e ele vai lhe tirar desta luta e tornar tudo novo pra você.

VASO PURO.

... Como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à Casa do SENHOR (Is.66.20).

Vasos puros (limpos) na casa do SENHOR, e o que devemos ser; pois muitos  foram contaminados e influenciados e perderam a pureza e a simplicidade do evangelho de Jesus. Pureza fala de santidade, estamos vivendo uma época, em que não se prega mais nos púlpitos de muitas igrejas sobre este tema. Mas, a palavra de Deus continua dizendo: segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14). Não devemos brincar de ser crente, um dia a capa da hipocrisia vai cai, Deus vai mostrar a falsa santidade de muitos. A bíblia diz: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa  maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Santidade convém a igreja, Deus quer vasos puros na sua casa.

VASOS DA MISERICÓRDIA.

Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou (Romanos, 9.23).

Benditos são aqueles que são alcançados pela misericórdia do Senhor. A palavra de Deus nos diz: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lm.3.22,23). Na carta de Paulo aos romanos, ele nos diz que, Deus deu a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou. Tem gente pensando que é o bom na casa de Deus, achando que pelos seus méritos alcançou o favor de Deus. É  engano, tudo que temos ou que somos é pela infinita misericórdia do SENHOR. Nós somos vasos da misericórdia de Deus; glória a ele por isso. Aleluia!

VASO DE HONRA.

Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos, 9.21).

Deus honra aqueles que lhe honra, porém a sua palavra nos diz: Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade (Pv.18.12). Para ser um vaso de honra é preciso ser quebrantado, é preciso aparta-se da iniquidade e procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. disse Paulo ainda: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra (II Timóteo, 2.15,19,21).

VASO DE DESONRA.

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra (II Timóteo, 2.20).

O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo ele disse: Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém para desonra. Ser vaso de desonra é uma tristeza, infelizmente na casa de Deus há este tipo de vaso. Existem pessoas que dizem ser de Cristo, participa ativamente nos trabalhos da igreja, mas o seu testemunho é uma vergonha para o evangelho. E por incrível que pareça, estes vasos estão se multiplicando na casa de Deus, são pessoas que entraram  no evangelho, mas o evangelho não entrou nelas. Que o Senhor tenha misericórdia destes e lhes dê uma oportunidade para eles mudarem de atitude e se transformarem em  vasos de honra.

VASO DE BARRO.

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (II Coríntios, 4.6,7).

Geralmente os grandes tesouros estão guardados em fortalezas e fechados a sete chaves; por ter um valor muito alto não se deixa em lugar de fácil acesso, para que o ladrão não venha  roubar. Porém Deus decidiu fazer o contrario, ele escolheu o homem (vaso de barro), e colocou dentro dele o Espírito Santo, para que a excelência do poder nunca seja do homem (vaso de barro), mas de Deus.
Nós como vasos de barro somos frágeis e dependemos de Deus. Nós como vasos de barro devemos tributar à DEUS toda honra e glória, para que Aquele que está dentro do vaso apareça e todos vejam a sua glória em nós. A palavra de Deus nos diz: Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap.3.11).

CONCLUSÃO:
Há vários tipos de vasos. Vaso bom é aquele passa na olaria de JEOVÁ, tem muita gente que se diz vaso de Deus, mas na hora da provação, se vende e se deixa levar pelo engano. Seja um vaso de honra para glória de Deus e deixa Ele te quebrar, para depois te refazer e usar. Deus quer fazer obras extraordinária através da sua vida. Você é um vaso de honra nas mãos de Deus. Amém!

14 comentários:

  1. Amém, que Deus abençoe a vida de quem foi canal de bênção para escrever sobre "vasos" tema aonde poucos querem abordar na igreja. Pois mal querem reconhecer ser moldado mais eu tenho todos dos dis ser tratada então vamos nós aprofundar no que Deus tem para realizar em nossas vida vasos de desonra já tem muitos . Ser diferente é melhor 🙌🙏

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso, Deus abençoe e nos torne vasos de honra.

    ResponderExcluir
  3. muito bom, Deus é maravilhoso, que sejamos vaso de honra e não de desonra, que possamos abrir o nosso coração e deixar Deus nos usar da maneira que Ele desejar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom que o Senhor o abençoe e continue lhe dando sabedoria.Que possamos ser vasos de honra na obra do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Amém. Obrigado irmã Vera Lúcia.
    Graça e paz para todos. Obrigado a todos pela visita ao nosso blog e pelos comentários.
    Voltem sempre.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. DEPOIS DESSA MSG MEU VASO QUEBRADO SE CONSERTOU, NAS MAOS DO OLEIRO
    PARABENS😅😅😅

    ResponderExcluir
  7. UM otimo estudo vale a pena cuando encontramos um estudo como este parabens meu amado ;;;;me foi de grande utilidade para a ministraçao que farei hoje DEus vos abencoe;;;;abracos

    ResponderExcluir
  8. Que coisa linda , msg top, magnífico.real, fantástico.

    ResponderExcluir
  9. Pr. Geraldo Barbosa, a paz no senor Jesus! muito bom seus estudos (Esboços) gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Volte sempre.

      Excluir
  10. amem , muito produtivo e edificante . aprendir muito e levarei aos jovens as boas novas .

    ResponderExcluir
  11. Amém.
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Quero pedir por favor ao anônimo que se identifique, nem que seja pelo primeiro nome.

    ResponderExcluir