quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MORTE NA PANELA.

E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faz um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquintidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (II Reis, 4.38-41).

No tempo da prosperidade tudo flui muito bem. Mas na adversidade, a escassez bate a porta. A região de Gilgal estava atravessando um momento de crise; a falta de alimentos assolava por todas as partes, e a fome dominava. Havia em Gilgal uma escola dos profetas, e Eliseu era o seu lider, e sempre que havia alguma dificuldade eles recorriam a Eliseu. Quando Eliseu deu a ordem para eles colherem ervas e fazer um caldo; parecia que tudo ia dá certo, mas não deu; todos os planos foram frustrados. Mas Deus muda a situação, pois ele não permite que o mal prevaleça. A palavra de Deus na boca do profeta Eliseu, removeu o mal e trouxe a bênção.

SEIS SITUAÇÕES EM GILGAL.

1. FOME.

E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença. Vers.38a. Eliseu quando chegou em Gilgal, encontrou fome e tristeza, e os filhos dos profetas se assentaram diante dele para ouvir alguma orientação da sua parte. A fome é algo difícil de se vencer, quando chega a necessidade é preciso ir em busca de alimento para não desfalecer e chegar a morrer. Eliseu foi um referencial para os moços dos profetas buscarem a solução para saciarem a sua fome. Hoje a igreja do Senhor, tem esse papel fundamental de saciar a fome espiritual do mundo, oferecendo-lhes Jesus, o pão da vida (Jo.6.35).

2. VISÃO DA PROSPERIDADE.

E disse ao seu moço: Põe a panela grande no fogo e faz um caldo de ervas para os filhos dos profetas (Vers.38b). Apesar da situação difícil que estavam enfrentando, Eliseu não adequou a sua fé aquela situação; antes ele ordenou ao moço: Põe a panela GRANDE no fogo. Ele teve uma visão de grandeza, de abundância, e de prosperidade. Assim como Eliseu, é preciso que tenhamos uma visão de prosperidade mesmo atravessando um tempo de crise. É preciso acreditar, que Deus provê alimento no deserto e transforma a escassez em prosperidade e abundância. Porque para Deus nada é impossível (Lc.1.37).

3. ERVA VENENOSA É POSTA NA PANELA.

Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam (Vers.39).
É contraditório colocar algo que é tóxico dentro de uma panela de comida saudável. Essa panela pode significar a igreja. Infelizmente tem lideres que não estão vigiando e o mal está se instalando dentro da igreja; há igrejas que suas doutrinas estão contaminadas com parra bravas; e isso tem prejudicado a saúde espiritual da igreja. Essa erva venenosa pode atrofiar a vida de comunhão com Deus, dos crentes, e até mesmo levar a morte espiritual. O apóstolo Paulo orientando ao pastor Timóteo disse: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto,  te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (I Timóteo, 4.16).

4. A FALTA DE CONHECIMENTO.

E veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam (Vers.39b).
Os que colheram as ervas venenosas e colocaram na panela, não fizeram por maldade; e sim por falta de conhecimento. A falta de conhecimento tem levado muitos à destruição. A palavra de Deus diz: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os.4.6). Por falta do verdadeiro conhecimento da palavra de Deus, muitos que se dizem lideres espirituais, tem levado as pessoas ao erro e ao engano, vivendo em um mundo de fantasias e cheio de uma falsa prosperidade. Mas a palavra de Deus nos recomenda: Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR (Os.6.3).

5. O GRITO.

 Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer (Vers.40).
Quem tem o conhecimento e discernimento das coisas, percebe logo o mal, e dá o grito de alerta. Aqueles homens quando perceberam que havia morte na panela, gritaram avisando a Eliseu, para que não comessem. É necessário que haja homens e mulheres de Deus, para discernir onde está o mal, e dá o grito de alerta. Infelizmente estamos vendo muitas coisas contraditórias na igreja, que chegam até a distorcer as doutrinas ortodoxa da fé cristã. É preciso que os profetas de Deus clamem, gritem e denunciem o mal, antes que o prejuízo seja devastador. Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças (Jr.9.21).

6. A PROVIDÊNCIA.

Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (Vers.41).
A panela estava contaminada com o tóxico da parra brava, mas nem por isso o profeta ordenou que jogassem fora o caldo. Ele colocou farinha na panela e o mal foi desfeito. A farinha representa Jesus e a sua palavra, é preciso disposição e coragem para desfazer o mal. O Espírito Santo está procurando homens e mulheres de Deus, que tenham coragem de colocar farinha (a palavra de Deus) na panela contaminada.  A palavra de Deus nos diz: O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a penha? (Jr.23.28,29).

CONCLUSÃO:
A parra brava que contaminou o caldo que havia na panela é uma realidade que acontece em nossos dias. Infelizmente o inimigo tem conseguido misturar um veneno letal no meio do povo de Deus, trazendo inovações, modismo, mundanismo e heresias camufladas de verdade. Antigamente se dizia que o inimigo vinha de sapatinhos de lã para não ser percebido; hoje ele está entrando de tamancos em muitas igrejas e muitos não estão percebendo. O povo de Deus está precisando de discernimento e visão espiritual para perceber o mal, e não deixar que ele prevaleça.

11 comentários:

  1. sabe porque que muitas pessoas não falam o que Deus tem mostrado por medo do ministério que esta de tal forma relacionado acima, vou ser mal interpretado ou ate chamado de mentiroso de falso profeta por isso muitas vezes nos calamos par evitar confronto, e sei que com isso vamos sendo participantes dos mesmos, precisamos pedir ao senhor coragem e força para mudar essa historia sem fazer rebelião, porque é isso que muitos lideres dizem. precisamos horar sem cesar.

    ResponderExcluir
  2. É verdade,infelizmente faltam homens e mulheres de coragem para denunciarem o pecado e a opressão no meio do povo de Deus. Muitos preferem se omitir de falar a verdade em troca de cargos e favores. Onde estão os João Batista do século 21?

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que o Profeta Eliseu deixou que eles buscassem o alimento para servir os demais, por serem da região e conhecerem as plantam nativas. Mesmo assim alguém se descuidou e pegou uma planta venenosa. às vezes confiamos que os Obreiros vão pregar uma Palavra cheia de vida e na verdade à morte para a Igreja de Cristo. Palavra cheias de tradições e contradições. Temos que ter cuidado com as Palavras Ministradas nos púlpito, exigindo que os Obreiros participem do Culto de Doutrina. Somente assim poderemos ensiná-los e instruí-los na verdade da Palavra de Deus, com estudo contínuo, oração e graça. Que Deus nos ajude e nos guie sempre.
    PS: Pr. Roseval WF - AD Belém - Laranjal Paulista - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade pastor Roseval, concordo plenamente com o seu enriquecedor comentário, é necessário e urgente que nós os obreiros do SENHOR, preguemos a palavra que gere vida.

      Excluir
  4. São poucos que estão se preocupando se a igreja está bem alimentada ou não.
    Existem uma erva daninha chamada (reais) que está sendo prevalecida dentro das igrejas enquanto isso os cozinheiros dos púlpitos achando que sabes de tudo alimenta o povo com caldos venenosos.precisam abrir os olhos e colocarem nos púlpitos homens e mulheres de Deus compromissados com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmã Nilda Morais, concordo plenamente com o seu comentário, infelizmente isto está acontecendo em nossas igrejas, mas Deus continua usando os poucos remanescente que estão preocupados com a saúde espiritual da igreja. Obrigado por visitar o nosso blog, volte sempre.

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog, palavra muito forte e edificante
    essas 6 observações são profundas que Deus continue lhe dando graça e sabedoria.
    paz do Senhor Jesus
    Pb Rafael Silva

    ResponderExcluir
  6. Amém.
    Graça e paz presbítero Rafael Silva, obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário. Um abraço.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinde a mim,todos os que estais cansados e oprimidos,e eu vos aliviarei. Mateus11:28

      Excluir
  7. Parabéns excelente esboço ja preguei muitas vezes este texto. Acrescento ainda. Que o texto diz. UM. individualismo. Igreja é corpo.SAIU. fora do corpo. CAMPO. Dos seus interesses individuais. Parra Brava é parecido com uvas. Simbolo da alegria do ES. Fogo estranho. Que está matando o corpo. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz irmão Roginerio Salles, obrigado por acessar nosso blog e pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir