sexta-feira, 25 de maio de 2012

SEIS CHAVES PARA VITÓRIA.



E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.
Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra  e não negaste o meu nome (Ap.3.7,8).

Todos nós queremos a vitória, a palavra derrota, não soa bem aos nossos ouvidos. Vivemos em um mundo de competição; e neste mundo ninguém quer perder, todos desejam ganhar, todos querem  subir ao pódio, e isto é normal, é natural do ser humano. Porém os maiores vencedores são aqueles que estão em Cristo. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos ele diz: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... E mais: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Rm.8.1,35-37). Os vencedores são aqueles que estão do lado daquele que nunca perdeu.

AS   CHAVES  PARA  NOSSA  VITÓRIA.

A palavra chave na bíblia significa autoridade, domínio, poder. Quando a bíblia diz que JESUS tem as chaves da morte e do inferno; isto significa dizer, que ele tem o domínio sobre a morte e poder  sobre o inferno, (Ap.1.18). E diz mais: Aquele que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha,  e fecha, e ninguém abre (Ap.3.7). Só Ele  tem a chave para nossa vitória.

1. A  FÉ.

Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé (1Jo. 5.4). Sem fé é impossível agradar a Deus ( Hb.11.6). A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem (Hb.11.1). A fé é o combustível espiritual na vida do crente. Há uma poesia de um hino que diz: Se você perdeu tudo nesta vida, menos a fé; você não perdeu nada. A fé, podemos dizer: É a chave que abre todas as portas. E preciso acreditar e ir à luta, confiando sempre em JESUS; que o autor e consumador da nossa fé (Hb.12.2). Não desista, insista, persista, e Deus vai honrar a sua fé e coroar a sua vida com a vitória.

2. A  PALAVRA DE  DEUS.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb.4.12).
A palavra de Deus é uma arma poderosa para nos proporcionar conquistas e vitórias; com esta palavra nós estaremos certos, que as correntes e os grilhões serão quebrados, as portas fechadas se abrirão, e a vitória será estabelecida. Sem a palavra de Deus, nós estaremos desprovidos de munição para a batalha. A bíblia diz, que ela é a espada que o Espírito Santo usa para nos conceder a vitória. Diz o texto sagrado: Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17). JESUS nos deu o exemplo quando enfrentou o diabo, e venceu; pela palavra de Deus (Mt.4.1-11).
O apóstolo Paulo recomendou a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2Tm.2.15). Manejar bem a palavra da verdade, é uma virtude de quem ler, de quem busca o conhecimento, de quem deseja ardentemente a palavra de Deus e procura vivê-la. Essa chave tem poder para abrir todas as portas e nos trazer a vitória, em nome de JESUS.

3. A  ORAÇÃO.

Orando em todo tempo, com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef.6.18).
A oração e a palavra de Deus, é alimento para nos fortalecer.
Assim como o nosso corpo precisa do alimento cotidiano, para se fortalecer e se manter de pé; o nosso espírito também precisa do alimento espiritual, para se fortalecer. O apóstolo Pedro recomenda: Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo (2Pe.3.18).
Orar nunca é demais, oração é sinônimo de vitória. Um certo escritor disse: A oração é a respiração da alma. É impossível o crente que tem comunhão com Deus, viver sem orar. JESUS venceu através da oração; os grandes homens de Deus também venceram através da oração.
A oração é como uma arma poderosa para vencer toda a força do mal. Nos relata a história, que a rainha da Inglaterra declarou: Eu tenho mais temor de um crente de joelhos, do que os misses da União Soviética e dos Estados Unidos apontados para Inglaterra. Se o poder da oração não resolver, nada mais resolve. A bíblia diz: A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg.5.16a). Essa é mais uma chave para nossa vitória.

4. O  ESPÍRITO  SANTO.

A palavra de Deus nos diz: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc.4.6b).
O Espírito Santo é a força espiritual da igreja; a igreja é o único exército que marcha triunfante sem depender de nenhum armamento bélico, nem do poder econômico, nem político ou da força física. Desde a sua inauguração, no dia de pentecostes, a igreja  vem triunfante e vencedora, e continua até os dias atuais. Nada, nem ninguém conseguirá parar ou destruir a igreja de JESUS. A palavra de Deus nos ensina, que devemos: Viver no Espírito, andar no Espírito, orar no Espírito, cantar no Espírito, pregar no Espírito, se fortalecer no Espírito, se alegrar no Espírito, tomar  a espada do Espírito e vencer pelo poder de Deus. A grande dádiva que JESUS deu à igreja  foi o poder do Espírito Santo. Ele disse: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me -eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (At.1.8). Portanto, o nosso Consolador, o Espírito Santo; é a chave da nossa vitória.

5. O  SANGUE  DE  JESUS.

E eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à  morte (Ap.12.11).
O sangue de JESUS é a nossa cobertura espiritual. O sangue de JESUS é o selo de segurança dos que pertencem a Deus. O sangue de JESUS é o preço incalculável que garante a nossa entrada no céu. Satanás não respeita o nome de nenhuma denominação evangélica; não teme a nenhum grande pregador, nem se intimida com os  nossos  status: Religioso, teológico, financeiro ou social. Mas, o sangue de JESUS em nossas vidas, causa-lhe desespero e aflição. A palavra de Deus nos diz: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (1Pe.1.18,19).
O sangue de JESUS é o passaporte que nos assegura o acesso ao trono da graça. O escritor aos Hebreus diz: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou. pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote na casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu (Hb.10.19-23). Pelo poder do sangue de JESUS nós somos vitoriosos.

6. O  NOME  DE  JESUS.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.57).
Este nome está acima de todo o nome. Ele é o princípio da criação de Deus, o primogênito dos mortos, a fiel testemunha, o príncipe dos reis da terra, a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã, o desejado de todas as nações, o leão da tribo de Judá, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Este nome é o nosso abrigo seguro, é o refúgio e fortaleza da nossa vida; é o nosso escudo, é a nossa paz. Nele está ancorada a nossa esperança, nele está depositada a nossa fé e confiança, na certeza que ele não falha. Ele é o nosso campeão; ele venceu o diabo, venceu o inferno, venceu a morte e ressuscitou triunfante, para reinar acima de todos.
Ele também nos deu autoridade para vencê-los, o apóstolo Paulo declarou: Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e isto que mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.53-57).

CONCLUSÃO:
A igreja é a única organização que está autorizada a usar o nome de JESUS; para realizar milagres, curar os enfermos, expulsar os demônios, declarar salvação e libertação, e confrontar todas as forças do mal. Por isto podemos proclamar em voz alta: A vitória é nossa, em nome de JESUS! Amém!