domingo, 23 de setembro de 2012

A GLÓRIA QUE ENCHE.




Acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR. E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua benignidade dura para sempre (2Cr.7.1-3).

Na inauguração do templo, Salomão fez a oração mais longa registrada na bíblia. Diz o texto sagrado: E, acabando Salomão de orar... Observe que, antes de descer fogo do céu e a glória do SENHOR encher a casa, Salomão teve que orar. O templo construído por Salomão era muito belo; mas o que deu vida e encheu os corações dos adoradores, foi a glória do SENHOR. Não comparando ao templo de Salomão, mas hoje nós temos templos luxuosos, lindas catedrais onde o povo se reuni para adorar a Deus; porém em muitos deles a glória de Deus não se manifesta. E porque não se manifesta? Por falta de devoção sincera, por falta de adoração verdadeira, por falta de união e de humildade, por falta de reverência, por falta de oração e outras coisas mais. Hoje em muitas igrejas já não se ora mais, temos muito ensino, mas pouca prática tem muitos templos, mas poucas igrejas; temos muitos cânticos, mas pouco louvor, temos muita homilética, mas falta a unção do Espírito, temos muita técnica, mas falta a ação de Deus.

AS  TRÊS  DIMENSÕES  DA  GLÓRIA  QUE  ENCHE:
 
A GLÓRIA ENCHEU O TABERNÁCULO.
 
Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo (Êx.40.33-35). 
Tabernáculo: Era um templo móvel que Moisés construiu para o serviço de Deus, seguindo as instruções que recebeu do SENHOR. Entre os capítulos 25 e 40 temos detalhes de todos os materiais empregados na construção do tabernáculo e seu conteúdo. Diz a bíblia que havendo Moisés terminado de construir o tabernáculo, a glória do Senhor cobriu a tenda e encheu o tabernáculo.
Glória, no hebraico é shekinah, que significa lugar onde se manifesta a presença de Deus.

2. A GLÓRIA ENCHEU O TEMPLO.

E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a casa do SENHOR (2Cr.7.1,2).
Antes de descer fogo do céu e a glória do Senhor encher a casa, houve: Obediência, reverência, gratidão, oração e sacrifício. A glória do Senhor vai permanecer sobre o povo de Deus, enquanto existirem estes tipos de comportamentos e atitudes.

3. A GLÓRIA ENCHE A IGREJA.

A glória no dia de pentecostes (At.2.1-4).
A glória de Deus desceu sobre a igreja no dia de pentecostes, através do Espírito Santo, e permanece até os dias de hoje. Jesus na sua oração sacerdotal, ele disse: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um (Jo.17.22).

A igreja verdadeira está cheia da glória de Deus; e quando ela se reuni para adorar, a glória de Deus se manifesta de forma poderosa.
Uma igreja sem a glória de Deus é uma igreja vazia, e está fadada ao fracasso; mas a glória de Deus continua abundante para encher a sua igreja, aleluia!

Para sempre seja louvado aquele que enche a igreja com a sua glória, amém.

A glória do mundo incha e deixa as pessoas orgulhosas.
A glória de Deus enche e deixa as pessoas transformadas.