quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CINCO QUALIDADES DO OBREIRO APROVADO.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Timóteo, 2.15).

Obreiros tem muitos, mas os aprovados por Deus são poucos. Infelizmente estamos vivendo uma época em que as exigências e qualificações que a palavra de Deus recomenda para escolha e consagração de obreiros para exercer o ofício ministerial; seja diácono, presbítero, evangelista, pastor, bispo e outros, tem sido vulgarizada e desvalorizada. Uns são chamados por simpatia, outros por amizade, outros por ter um bom status social, outros por apadrinhamento, e na maioria das vezes eles não tem o mínimo de preparo ou vocação ministerial. Antigamente os homens de Deus oravam para o Espírito Santo revelar obreiros para serem consagrados, hoje muitos não oram mais neste sentido, parece que a urgência da obra é muito grande, e eles não tem tempo para orar. Já existe uma frase que muitos estão usando para justifica o seu erro, que diz: Se a chamada der errado, foi o homem quem chamou; se der certo, foi de Deus. Muitos almejam o episcopado com interesse financeiro, para engordar a sua conta bancária, muitos já se tornaram verdadeiros profissionais do púlpito nas igrejas e estão pregando o que o povo gosta de ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Mas ainda existem obreiros qualificados e aprovados por Deus que estão fazendo a diferença nesta geração.

FIEL.

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (ICo.4.1,2).

A fidelidade é indispensável na vida de um obreiro, todo obreiro que finge ser fiel, em algum momento vai cair em contradição. A fidelidade envolve todas as áreas da vida do obreiro. Fidelidade com Deus, fidelidade com a esposa e filhos, fidelidade com a igreja, fidelidade ministerial, fidelidade nos negócios, enfim, em todas as coisas. O apóstolo Paulo instruindo o jovem pastor Timóteo, disse: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé. na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos (I Tm.4.12,13,15).

VIGILANTE.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que tem ouvem (ITm.4.16).
O obreiro que não é vigilante a sua vida pode se tornar uma tragédia. É preciso ser vigilante em todas as áreas, para que os nossos adversários, inclusive o diabo, não tenha de que nos acusar. O obreiro deve ficar sempre de prontidão e nunca dormir; pois o inimigo não dorme, ele trabalha de dia e de noite, procurando uma brecha para entrar e destruir. Por isso a bíblia nos recomenda dizendo: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em redor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (IPe.5.8). O apóstolo Paulo também nos exorta dizendo: Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios (ITes.5.6).

SOFREDOR.

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (IITm.2.3-5).  

Hoje muitos obreiros não querem mais sofrer, muitos querem ostentar um titulo e ter isto como status, não estão interessados em se preocupar de cuidar das ovelhas, e sim em sugá-las, recolher a sua lã (bens, dinheiro) e viver um evangelho business (de negócios). O obreiro não foi chamado só  para viver um evangelho de conforto, mais também de sofrimento. O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses, diz: Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e, agora, ouvis estar em mim (Fp.1.29,30). Palavra fiel é esta: que se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos, se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo (II Tm.2.11-13). 

VERDADEIRO.

Tu porém, fala o que convém à sã doutrina (Tito, 2.1).
Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as sua próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando as fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm.4.1-5).

O obreiro aprovado, ele é verdadeiro porque vive na verdade e prega a palavra da verdade. Só pode pregar a palavra da verdade, aquele que é verdadeiro; quando o apóstolo Paulo disse: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade; isto significa dizer que, para se apresentar a Deus aprovado, é preciso está vivendo a verdade. Quem vive a verdade tem aprovação de Deus, não é envergonhado por ninguém e tem autoridade de manejar bem a palavra da verdade. Infelizmente, muitos não vivem o que pregam; muitos estão disfarçados de obreiros verdadeiros, vivem de engano e são hipócritas, mas com um tempo as máscaras irão cair.

HUMILDE.

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef.4.1,2). 

A humildade é uma virtude que identifica o verdadeiro homem de Deus. O obreiro aprovado não deve ser orgulhoso, soberbo e de olhar altivo; e sim amigo, comunicativo, amável, generoso e humilde. A palavra de Deus nos diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade (Pv.18.12). 
Há obreiros que começaram bem, eram humildes, participavam, ajudavam, dividiam o que tinha para o bem da obra, sabiam ouvir quando preciso, abraçavam a todos e pregavam a palavra de Deus, mesmo se não fossem pagos para isso. Hoje infelizmente há muitos obreiros orgulhosos e até pensam que são estrelas, e buscam honras para si, e acham que são especiais e por isso querem ser destacados para ser o centro das atenções. Que Deus tenha misericórdia, e estes possam reconhecer que toda a glória e honra pertencem a Jesus. Muitos precisam descer do pedestal do orgulho e entrar no caminho da humildade, para ver a glória de Deus se manifestar na sua vida e no seu ministério, antes que seja tarde. Amém!

56 comentários:

  1. OTIMA REFLEXÃO,
    DEVEMOS REALMENTE NOS APRESENTAR COMO OBREIROS APROVADOS E NÃO OBREIROS "COMPRADOS"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade irmão Marlos, concordo plenamente com o seu comentário. Obrigado por visitar o nosso blog, volte sempre. Que a Graça e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo, esteja sempre contigo.

      Excluir
    2. Muito bom o texto. Me Chama muito atenção o verbo "APRESENTAR". Muitos obreiros que foram constituidos lideres em suas congregações e ministérios ainda ocupam o lugar pelo simples fato de acharem bonito sentarem em uma cadeira no altar. Quando é solicitado para ajudar na obra. Desde as coisas mais simples como uma faxina, nunca estão disponiveis. Sempre tem algo para fazer e a obra de Deus acaba negligenciada.

      Excluir
    3. Por isso o verbo apresentar. Temos que nos apresentar como obreiros aprovados para realmente fazer a obra

      Excluir
    4. muito gratificante este ensino parabens;muitas vezes pensamos estar fasendo o que achamos estar certo mas nem sempre estamos fazendo o que realmente DEUS quer facamos presizamos nos amar mais orar mais e ouvir mais o que DEUS quer nos falar; parabens meu irmao que o senhor te abencoe ricamente en nome de JESUS abracos pb; geraldo

      Excluir
  2. MUITO BOM MEU IRMÃO, CONTINUE NESSA FORÇA, DEUS ABENÇOE!!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM MEU IRMÃO, CONTINUE NESSA FORÇA, DEUS ABENÇOE!!

    ResponderExcluir
  4. Vigiar as nossas atitudes é de grande importância para não deixarmos ser enganados pelo orgulho,achando que somos alguma coisa.mas sim ser humilde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade irmã Joseane, concordo plenamente com o seu comentário, Deus continue lhe abençoando.

      Excluir
  5. Gostei. Fui atraido pelo versiculo e achei este belo estudo que penso ministrar aos jovens. Ele já é minhas palavras então pouca coisa será alterado. Fui abençoado.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz seja contigo meu irmão Tuti de ceres, obrigado pelo comentário, faça bom uso deste estudo, a Deus seja a Glória. Amém!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, eu fui separado a obreiro a poucas semanas, e perguntei ao pastor se ele tinha me separado a obreiros, e ele falou que não foi ele mas sim Deus. Eu fiquei muito feliz, e eu sempre falo eu não devo me alegra porque sou obreiro mas porque meu nome está escrito no livro da vida.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Concordo com você Elison Silva, é honroso ser um obreiro na Casa de Deus, porém o mais importante é ser servo e ter o nome escrito no livro da vida. Obrigado pelo comentário, volte sempre.

      Excluir
  9. Ensino tremendo, que Deus nos ajude a sermos bons obreiros.

    ResponderExcluir
  10. Uma bênção essa reflexão, peço permissão ao amado irmão para ministrar a Palavra baseado no seu trabalho posso? Deus abençõe cada vez mais, paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Matheus, fico feliz por seu comentário, e em saber que você vai ministrar acerca deste assunto. Tem a minha permissão e apoio, fique a vontade e pregue a palavra.

      Excluir
  11. Meu amado irmão, paz e graça de Cristo seja com vc. Muito boa sua visão, estudo e comentário sobre esse assunto. Realmente isso não pode deixar de ser dito. Há pastores que se omitem em preparar obreiros qualificando-os para o Reino de Deus. E muitos obreiros se negam em APRENDEREM com seus pastores para oficiarem o ministério. O resultado disso é o desastre de besteiras que vemos e ouvimos por ai. Deus te abençoe e te use muito mais. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amado pastor Jerry. À Deus seja a glória.
      O seu comentário é bastante pertinente, infelizmente, é exatamente isso que está acontecendo em muitos ministérios. Temos muitos obreiros, porém, poucos estão verdadeiramente preparados e amadurecidos na palavra.
      Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, volte sempre.
      Um forte abraço, no amor de Cristo.

      Excluir
    2. gostei muito dos estudos que fis aqui sobre o bom e verdadeiro obeiro pra obra de Deus

      Excluir
  12. Querido me chamo Pr Paulo Pesqueira da cidade de Piranhas-Al, também sou pernambucano e Procurando as 4:20Hs da madrugada um Estudo para levar para o meu ministério, encontrei essa joia rara e desde já peço-lhe permissão para cópia e acrescentar algumas coisas que irei trazer a nossa realidade, como o Senhor mesmo disse: Ninguém é insubstituível, mas também ninguém é igual, cada um deixa uma marca diferente na história. quero dizer que sitarei sim o autor que é o vaso e instrumento de Deus Geraldo Barbosa do Recife-Pe. Também sou Bacharel em Teologia, Licenciado em Educação Religiosa pelo Concelho Regional de Pernambuco, Gestor Público, Psico Pedagogo Clinico e Institucional, Mestre em Psico Pedagogia Cristã e Doutor em Psicanalise, ou seja sou Pastor e amante da história, pois sou Prof. de História concursado, sou funcionário Público e Pastor Presidente do Campo em Piranhas. Sou da Igreja Batista Nacional. Deus abençoe o Amado Pastor e Estudioso e colaborador para com todos os estudiosos da palavra e história Cristã. Obriga e Shalon. Sim vou ser também um seguidor do seu blogue e já me escrevi no yutobi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz querido pastor Paulo, fico feliz em saber que o irmão fará uso deste tema na obra do SENHOR. Tem a minha permissão, fique a vontade.
      Obrigado pelo comentário e por estar seguindo meu blog.
      A Deus seja a glória.
      Um abraço, Shalom Adonai.

      Excluir
  13. Parabéns ao irmão, estava procurando uma palavra sóbria e de grande sabedoria que verdadeiramente foi inspiração de Deus e assim como o irmão pediu acima, gostaria de sua permissão para usar no ensino de obreiros da nossa congregação

    ResponderExcluir
  14. bençâo de Deus obrigado , peço permissão para levar este estudo ao grupo de obreiros wastpara o pr me contatar 51-85801899
    preciso de alguns cursos e ensinamento pois tenho uma dificuldade enorme de gravar versiculo e outras coisa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmã Patrícia Moura, tem a minha permissão, fique a vontade. A Deus seja a glória. Vamos divulgar a palavra de Deus.

      Excluir
  15. Verdade humildade e tudo não somos nada sem Deus obreiro tem que escolher ser simples como Jesus muitos que é status

    ResponderExcluir
  16. Olá eu estou em uma igreja pentecostal eu não sei pregar não consigo gravar vesícula da Bíblia e a missionária mim botou como obreiro mais ainda não foi consagrado mais será si foi deus de mi chamou estou confuso mais eu não quero ser obreiro só quero ser uma ovelha obediente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Jesus Cristo. Irmão deixo ao senhor uma frase de Santo Agostinho "ORARE ET LABUTARE". Para sermos obreiros de valor é oração e conhecimento da palavra.

      Excluir
  17. Graça e paz irmão Gilberto, percebo em suas palavras sua insegurança em relação a pregação da palavra de Deus. Aconselho que o irmão procure ler a bíblia com mais frequência e ore sempre pedindo a Deus a graça e a direção do Espírito Santo. Confie no SENHOR e dependa sempre Dele, não desista.

    ResponderExcluir
  18. Ótimo estudo ... Gente sabe me dizer ser tem como levar esse estudo de Uma vez ao para a igreja ou tem que separar as cincos qualidades e pregar uma vez em cada pregação ?

    ResponderExcluir
  19. Graça e paz a todos.
    Aconteceu que eu estava participando da escola bíblica para obreiros em Goiana-Pe, e um pastor da Paraiba-Pe, ministrou exatamente este estudo, foi gratificante, ele falou sobre as cinco qualidades do obreiro aprovado.
    A Deus seja glória.

    ResponderExcluir
  20. Fui chamado para ser obreiro e essa reflexão me ajudou um monte

    ResponderExcluir
  21. A pas filho de Deus. Acordei nesta manhã com miuta sede de ler um pouco alem da Biblia. E me deparei com este testo e fiquei muito feliz. E quando comecei a ler e muito aprendi com os seus comentarios. Venho pedir sua altorizaçao para uzalo como baze de estudo nas nossas reunioes da nosssa conreeçao. Com muito carinho pr: Moises Ferreira. Membro da Assembleia de Deus Sitio Mariana (Caraúbas) r/n.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Sinto-me feliz em saber que este estudo foi útil para o seu ministério. Tem a minha autorização, fique a vontade, faça bom uso no ensino da palavra de Deus.
      Obrigado pela visita, volte sempre.

      Excluir
  22. MUITO BOA ESSA MENSAGEM EU VOU PASSA PARA MEUS OBREIROS

    ResponderExcluir
  23. PALAVRA PODEROSA , PARABÉNS PELO O ESTUDO BÍBLICO.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito. Aprendi muito com esse estudo. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente existe muitos mercenários, fazendo do evangelho que salva, um comércio. Temos que nos colocar na desposicao do senhor. Para que através da nossa vida com Cristo, levar a nação ao conhecimento do Salvador. Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  26. Que palavra abençoada, Deus abençoe a todos abraço.

    ResponderExcluir
  27. Paz e graça .Fui convidado pela liderança de obreiros para ministrar um estudo domingo pela manhã ,sou grato a Deus por esta oportunidade e desafio tenho apenas 4 meses que fui consagrado e a minha base exegética será sobre este tema .Desde já muito obrigado pelo tempo e dedicação ao estudo.

    ResponderExcluir
  28. Amei o estudo.muito bom e edificante. Que Deus continue lhe inspirando e lhe dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  29. Amém. Graça e paz irmão Rodrigo, grato por sua visita ao nosso Blog.
    Volte sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. A PAZ DO SENHOR JESUS SEJA CONTIGO HOMEM DE DEUS, PEÇO A VOSSA PERMISSÃO DARA MINISTRAR O REFERIDO ESTUDO AOS OBREIROS DAS IGREJAS QUE O SENHOR TEM COLOCADO SOB MINHA RESPONSABILIDA. (PR, GILBERTO PEREIRA DA MATA, I.E.P.ARCA DA ALIANÇA LIBERTOS EM JESUS ROLIM DE MOURA- RONDÔNIA QUE O SENHOR NOSSO DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO AMEMMMMM.........

    ResponderExcluir
  31. Amém. Fique a vontade pastor Gilberto, sinto-me feliz em servi-lo. Faça bom uso e que Deus lhe conceda graça e inspiração na ministração da palavra através deste estudo. Forte abraço.
    Obrigado pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir

  32. ótimo texto vou replicalo no meu blog
    https://pastoralexsandrocosta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Tem um obreiro da renascer em Cristo SP que não sai de dentro da balada gay.

    ResponderExcluir
  34. Ótimo ensinamento irmão, muito obrigada, que Deus o abençoe, e o renove a cada dia em amor, graça e paz.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pastor, que Deus continue lhe abençoando e lhe usando também.

    ResponderExcluir
  36. teve algo que fo dito la em 1 Pedro capitulo 5 veciculo 8 que o diabo anda ao nosso deredor e o escritor colocou ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  37. estudo tremendo tudo pra honra e gloria de JESUS CRISTO

    ResponderExcluir