segunda-feira, 18 de março de 2013

GERAÇÃO AVIVADA.

Assim, Salomão acabou a casa do SENHOR e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do SENHOR e na sua casa, prosperamente o efetuou. E o SENHOR apareceu de noite a Salomão e disse: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo seu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (II Crônicas, 7.11-14).

Deus prometeu a Salomão, que ouviria o seu povo, perdoaria os seus pecados, e sararia sua terra da infertilidade. Porém, seria necessário um total quebrantamento, caso contrario não haveria resposta e o povo continuaria sofrendo. Deus quer o seu povo quebrantado diante dele. Esta palavra quebrantado, vem do verbo quebrantar, significa enfraquecido, abatido, debilitado, sem forças, rendido. A nossa total dependência a Deus, move o seu coração e ele nos socorre, nos defende e nos salva. Daví, foi um homem de coração quebrantado diante de Deus, sendo perseguido, invejado e rejeitado, mas diante das suas experiências ele disse: Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Perto está  o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito (Sl.34.4,19,18). O SENHOR diz através do profeta Isaías, que ele olha e habita com o abatido de espírito, que treme diante da sua palavra (Is.57.15. 66.1,2). Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Sl.51.17). Uma geração avivada é uma geração de quebrantados.

AS ATITUDES DE UMA GERAÇÃO AVIVADA:

SE HUMILHAR.

A arrogância, a soberba, a presunção e a altivez, não podem fazer parte da vida de uma pessoa que tem o coração quebrantado diante de Deus. Vivemos uma época em que a verdadeira humildade está quase em extinção; muitos não querem se humilhar diante de Deus nem tão pouco diante dos homens, quando é preciso. A soberba e a altivez de espírito, já tomou conta de muitos corações, e com isso não há mais lugar para o Espírito Santo operar. É preciso que haja um total quebrantamento, é necessário que o rei chamado ego morra, para que a glória de Deus apareça. Na bíblia não existem promessas de bençãos para os exaltados, e sim para os humildes; a palavra de Deus diz: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (1Pe.5.6). E mais: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tg.4.6). A geração dos avivados é uma geração humilde.

ORAR.

A oração é indispensável na vida daqueles que vivem uma vida de quebrantamento diante de Deus. Orar é necessário, oração nunca é demais, tem pessoas que só oram a Deus, de acordo com as suas conveniências. Mas precisamos orar a Deus, em todo tempo, com o coração quebrantado e uma devoção sincera e total dependência dele. Infelizmente essa palavra oração, já não é bem aceita por muitos em muitas igrejas, e as pessoas parecem não ter tempo para orar, tem tempo pra tudo, menos para orar. Eu estive lendo uma matéria sobre oração, e havia um comentário que dizia o seguinte: O diabo ri da nossa sabedoria, zomba das nossas pregações, despreza os nossos títulos e status; mas ele teme e treme diante de uma igreja  de joelhos. Uma igreja quebrantada através da oração, é uma igreja que tem menos problemas. Não vai adiantar os atalhos, inventando formulas mágicas e inovações para tentar resolver os problemas, o caminho é o da oração. O apóstolo Paulo nos ensina, dizendo: Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef.6.18). Orai sem cessar (1Ts.5.17). A geração que ora, é uma geração avivada.

BUSCAR A FACE DO SENHOR.

Buscar a face do SENHOR, nos fala de uma intimidade profunda com Deus, de uma aproximação e um relacionamento sério com ele. É necessário uma entrega total da nossa parte em relação a Deus, a bíblia diz, chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. O salmista disse: Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras (Sl.73.28). Infelizmente, fazemos parte de uma geração que vive numa busca desenfreada pelas coisas materiais, priorizando e dando mais valor as coisas terrenas, do que as de Deus. Mas a bíblia nos diz: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (Cl.3.1-3). A geração avivada, está preocupada em buscar a face do SENHOR.

SE CONVERTER DOS MAUS CAMINHOS.

Muitas vezes nem tudo está convertido em nossas vidas, as vezes estamos trilhando caminhos que não agradam a Deus, não é preciso está desviado da igreja, para está andando em maus caminhos. Existem pessoas que são crentes, estão na igreja, carregam a bíblia, usam gravatas, são pregadores, são cantores e até lideram; mas estão em caminhos que não agradam a Deus, e precisam se converter. Pedro estava há um bom tempo no colégio apostólico aprendendo com Jesus, mas ainda estava deficiente em relação a sua vida com Deus, ao ponto de Jesus lhe dizer: E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos (Lc.22.32b). As vezes nós não estamos totalmente convertidos, esta palavra conversão significa uma mudança atitude, um retorno ao lugar certo, é reconhecer que está percorrendo um caminho errado e voltar para direção correta. O apóstolo Tiago, escrevendo em sua epístola universal nos diz: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará (Tg.4.8-10). A geração dos avivados, procuram se quebrantar diante de Deus e não resistem e nem medem forças para tentarem se justificar diante de Deus, mas se rendem e se entregam de todo coração ao SENHOR. Aleluia! Que esta geração avivada, permaneça na presença do SENHOR, para continuar influenciando a geração dos pecadores, e levá-los à Jesus Cristo. Amém!