quarta-feira, 1 de maio de 2013

AS QUATRO COLUNAS DA IGREJA

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (Atos, 2.42,43).

A igreja está firmada na rocha que é Jesus Cristo; Jesus é a base que sustenta toda a igreja, além disso ele é a cabeça da igreja, que é o seu corpo. Deus estabeleceu a igreja como uma instituição social e espiritual para cumprir os seus propósitos na terra. A verdadeira igreja de Jesus não pode fugir dos princípios da palavra de Deus, que foi estabelecido por Jesus e corroborado pelos apóstolos. Após a pregação de Pedro, no dia de pentecostes, quase três mil almas se converteram a Jesus, e essas pessoas precisavam de princípios para firmarem a sua crença e alimentar a sua fé. O escritor e médico Lucas, nos escreve dizendo, que todos perseveravam na doutrina, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
* É impossível uma igreja crescer de forma sadia, sem obedecer estes princípios.

1 - DOUTRINA.

Uma igreja sem doutrina é como um barco sem o leme, fica sem direção. Já dizia um saudoso pastor: Uma igreja ensinada erra menos e tem menos problema. Infelizmente, tem igrejas onde o espaço da palavra de Deus é preenchido com o louvorzão e outros entretenimento, e o ensino da palavra é posto de lado, muitas vezes fica em terceiro plano. Uma igreja sem o alimento da palavra de Deus, não cresce; ela fica raquítica, doentia e deficiente.

Existem Três Tipos de Doutrinas:
Doutrina dos homens (Colossenses, 2.18-23).
Doutrina de demônios (I Timóteo, 4.1).
Doutrina de Deus (I Timóteo, 6.3-5; Tito, 2.1).

2 - COMUNHÃO.

Onde não existe comunhão não há união, e não havendo união, a desordem se estabelece e não haverá progresso. É preciso que a igreja goze de uma perfeita comunhão para que as bençãos de Deus sejam abundantes sobre o seu povo.

Três Tipos de Comunhão: 
Comunhão com Deus (I João, 1.3).
Comunhão Conjugal (familiar) (Efésios, 6.1-4; I Pedro, 3.1,7).  
Comunhão Fraternal (Salmos, 133; I João, 1.7).

 3 - PARTIR DO PÃO (Santa Ceia). 

A santa ceia, é uma das ordenanças do Senhor; a igreja de Jesus não terá vida espiritual, se não celebrar com toda seriedade e santidade, a ceia do Senhor. É necessário que celebremos a santa ceia do Senhor, em memória da sua morte e ressurreição. A ceia do Senhor nos leva a fazer três tipos de reflexões, baseadas na carta de Paulo aos coríntios, capítulo 11. Versiculos 23-33:

Introspectiva.
Examine-se, pois, o homem si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice (Vers.28).
Retrospectiva.
Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim (Vers.24).
Expectativa.
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha (Vers.26).

4 - ORAÇÕES. 

A oração é o sustentáculo da igreja, a igreja que não vive na prática da oração, estar desprovida do poder de Deus e vulnerável as investidas do diabo. É preciso orar, oração não é só sinônimo de vitória, mas é parte integrante da nossa comunhão com Deus. Uma das grandes estratégia do diabo é distrair os crentes para eles não orarem. Uma igreja que não ora está prestes a ser vencida pelo mal.

Três Tipos de Orações:
Intercessória.
Ações de graça.
Petições.
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade (I Timóteo, 2.1,2).

CONCLUSÃO:
Que possamos estar firmados nestas quatro colunas da igreja do Senhor Jesus, a fim de que, possamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!