sábado, 11 de maio de 2013

O PECADO.

A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações (Pv.14.34).

Este é um tema que está em extinção nos púlpitos de muitas igrejas, falar contra o pecado causa antipatia nas pessoas, muitos não concordam e não querem ouvir. Muitos pregadores preferem não falar sobre esse tema pelo fato de não lhes dá popularidade e nem ibope, mas esse tema precisa está no caderno de esboços dos pregadores comprometidos com a palavra de Deus, para que o Espírito Santo possa usar quando necessário. A verdade é que o caldo do pecado está engrossando em muitos lugares e está faltando homens e mulheres de coragem para colocar a farinha (a palavra de Deus), para que o mal seja arrancado e destruído e o perdão de Deus favoreça as vidas. Para muitos o pecado tornou-se uma prática costumeira, faz parte do status, não é algo vergonhoso, pelo contrário, muitos estão aplaudindo o pecador e até fazendo festas para o mesmo. Mas o juiz (Deus) está às portas, e ele julgará a cada um segundo as suas obras.

OS MALES DO PECADO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Nós herdamos a semente do pecado, nascemos em pecado e somos propensos a pecar. O pecado é como um câncer que vai corroendo a alma até a morte. Segundo a bíblia, o pecado causa morte espiritual, morte física, e morte eterna. O apóstolo Paulo escrevendo aos efésios diz: Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência (Efésios, 2.1,2). O diabo tem um cardápio recheado de prazeres pecaminosos para oferecer as pessoas, a mesa do pecado estar sempre posta, ele bate a nossa porta todo o dia, cabe a nós resistir. O pecado é universal e atingi todas as classes sociais, ele passou a existir quando Lúcifer, o primeiro pecador, tentou Adão e Eva no jardim do Éden e os venceu, atingindo assim toda a raça humana. Pecado sempre foi pecado, ele apenas mudou de roupagem e se modernizou, nunca o pecado esteve tão exposto e explícito, ao ponto das pessoas que gostam de viver na prática do mesmo, terem liberdade e facilidades para pecar. O pecado satisfaz os desejos da carne, mas depois ele trás consequências desastrosas. Nenhum de nós estamos isentos de pecar, todavia devemos ser forte e resistir através da oração. Daví, rei de Israel, homem segundo coração de Deus, vacilou, pecou e entrou em depressão. Vejamos o que ele nos diz sobre esta terrível experiência no livro dos salmos capítulo 51:
1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
2 Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
4 Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
5 Sei que sou pecador desde que nasci; sim, desde que me concebeu minha mãe.
6 Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
8 Faz- me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão.
9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
10 Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
11 Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito.
12 Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
13 Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.
 Daví confessou o seu pecado e foi perdoado por Deus. Mas as consequências veio depois.
1 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
2 Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
3 Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
4 Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca.
5 Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões", ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado (Salmos, 32.1-5). 
O sábio Salomão, filho de Daví, sendo ele rei, sucessor do seu pai; veio também a pecar, caindo em muitas transgressões, disse em um dos seus provérbios: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas os que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv.18.13). O problema é que as pessoas estão brincando com o pecado sem se preocupar com o preço que irão pagar depois. A bíblia diz: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso SENHOR (Romanos, 6.23). Não deixe o pecado lhe dominar, busque o perdão de Deus e ele lhe perdoará e lhe garantirá a vida eterna.

A VERGONHA DO PECADO NA FAMÍLIA. 

É vergonhoso saber que os governos estão aprovando leis que ferem os princípios de vida da família, e é contraditório no ambiente familiar, querendo justificar que devemos viver uma modernidade sem preconceitos. É fato que alguns países da Europa e também da América já aderiram e estabeleceram o casamento com pessoas do mesmo sexo, dando a eles todos os direitos legais de um casal tradicional (homem e mulher). Isso é uma anarquia, isso é uma vergonha para as famílias, isso é mexer com a base da célula mater da sociedade. Infelizmente essa praga social está querendo se instalar não só no Brasil, mas no mundo todo. Isto é contrário a palavra de Deus, que diz: E criou Deus o homem a sua imagem; à imagem de Deus os criou; macho e fêmea os criou. Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne (Gn.1.27; 2.24).
O que for contrário, é de procedência maligna.

A VERGONHA DO PECADO NA SOCIEDADE. 

Vivemos em uma sociedade degenerada pelo pecado, com o avanço da ciência e da tecnologia, e com o aumento da população mundial, o pecado se multiplicou e com ele os males. Antigamente a sociedade tinha mais valores, havia princípios morais, bons costumes e respeito ao próximo; hoje vemos uma sociedade doente, apodrecida e caminhando para um caos. É lamentável fazer este tipo de comentário e saber que tem pessoas que sentem nojo desta sociedade e de uma política desacreditada e cheia de corrupção. Infelizmente os valores éticos e morais da sociedade estão se degenerando e as pessoas estão se acostumando com uma sociedade anarquista e sem temor (respeito) a Deus. Porém a bíblia diz: Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que ele escolheu para lhe pertencer! (Salmos, 33.12). O pecado está dominando a sociedade, mas quem é de Cristo deve fazer a diferença.

A VERGONHA DO PECADO NA RELIGIÃO.  

É vergonhoso saber que em nome de Deus muitas pessoas foram mortas e ainda são. É uma vergonha saber que muitos usam o nome de Jesus para tirar proveito em nome da religião e explorar a fé de muitos em benefícios próprio. É uma vergonha para quem quer viver uma vida de piedade e devoção a Deus, ter que ver e suportar tantos enganadores, falsificando a palavra de Deus e mercadejando a fé. É lamentável ver muitos lideres religiosos fazendo do povo negócio e transformando a igreja em empresa, pregando um Jesus capitalista que só pensa em bens materiais. É fácil perceber que estes tipos de pecados estão se multiplicando em muitas igrejas, e que estão virando puro comércio, um verdadeiro shopping center da fé, onde tem de tudo, menos perdão, menos salvação, menos renunciar o pecado. Infelizmente o pecado estar instalado no meio do povo Deus, mas não é motivo para desanimar, tudo isto está escrito e foi previsto por Jesus, Ele disse: E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus, 24.11-13). Não se escandalize com os falsos mestres, com a falsa religiosidade de muitos, viva a sua fé genuína baseada na palavra de Deus, e continue seguindo a Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé.

CONCLUSÃO:
O pecado para muitos tornou-se uma diversão, uma prática constante e até mesmo um status. O pecado promete prazer e traz tormento, promete liberdade e escraviza, promete satisfação e traz desgraça, promete alegria e traz tristeza, enfim, o pecado só destrói. O pecado é o câncer da alma, ele coroe a alma como gangrena e leva o homem a morte espiritual e eterna. Mas, o sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo o pecado. O precioso sangue de Jesus, é o único remédio eficaz contra o pecado, ele limpa, purifica a alma e garante a vida eterna com Deus.

A Ciência informa.
O Pecado deforma.
A Religião reforma.
Só Jesus Cristo transforma.

  
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Salmos 51:1-13
Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba] Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Salmos 51:1-14
Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba] Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Salmos 51:1-14