quarta-feira, 29 de maio de 2013

A PODEROSA PALAVRA DE DEUS.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

A palavra de Deus é imutável, infalível, inerrante, fiel e verdadeira. Ela é a fonte inesgotável que tem o poder de saciar a sede espiritual da humanidade. A palavra de Deus é como um farol que brilha na escuridão, o salmista disse: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho (Sl.119.105). O poder da palavra de Deus não é relativo como alguns pensam ou acham que é, mas o poder da palavra de Deus é absoluto, porque nela não há mudança nem sombra de variação, ela é antiga e nunca envelhece, ela é atual e não se moderniza. Independente de crença, raça, etnia, cor e status social, a palavra de Deus é a poderosa fonte da origem da vida, todas as coisas foram criadas e são sustentadas por ela (Hb.1.3). Está escrito: Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados (Hb.11.3). Enfim, o que é, e quem é a palavra de Deus? Ela é o próprio Deus JEOVÁ, manifesta na pessoa de Jesus Cristo, Deus que se fez carne e habitou entre nós, ela estar contida no livro sagrado de forma escrita para que a humanidade saiba e entenda a vontade de Deus. Assim está escrito: No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus. Ele, a palavra, estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito (Jo.1.1-3). Aleluia! Ele é a razão da existência de tudo.

SETE MANIFESTAÇÕES BÁSICAS DA PODEROSA PALAVRA DE DEUS:

1. PODER PARA SALVAR.

... Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus ( Romanos, 10.9,17).

2. PODER PARA PERDOAR.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor.
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil (Atos, 3.19; 4.4). 

3. PODER PARA LIBERTAR.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João, 8.32).

4. PODER PARA SANTIFICAR.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João, 17.17).

5. PODER PARA PURIFICAR.

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Sl.119.9).

6. PODER PARA CURAR.

Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição (Salmos, 107.20).

7. PODER PARA DÁ VIDA ETERNA.

Na verdade, na verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo.5.24).  

A PALAVRA DE DEUS PRODUZ:

1. VIDA.
É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são Espírito e são vida (João, 6.63).

2. FÉ.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos, 10.17).

3. ENTENDIMENTO.
A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (Sl.119.130).

4. LUZ.
Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho (Sl.119.105).

5. FERVOR.
E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? (Lucas, 24.32). 

6. ALEGRIA.
Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (Jo.7.38). 

7. TEMOR.
Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia (Habacuque, 3.2).  

CONCLUSÃO: 
A bíblia é a palavra de Deus dirigida aos homens; ela é, sempre, uma palavra final, soberana e eterna. Eu acredito no poder da palavra de Deus, independente das circunstâncias a palavra de Deus é viva, porque ela produz vida. Ainda que tudo venha dá errado, ela é eficaz; porque ela produz resultado e não falha. Ela enche, preenche e satisfaz o coração do mais vil pecador, porque ela tem poder.